Destaques

quarta-feira, 14 de junho de 2017

✓ Resenha: O Mar Infinito - Rick Yancey



Sinopse: COMO LIVRAR A TERRA DE 7 BILHÕES DE HUMANOS? TIRE A HUMANIDADE DELES.

Cassie Sullivan e seus amigos sobreviveram às quatro ondas de destruição provocadas pelos Outros. Agora, com a raça humana quase exterminada e a 5ª Onda encobrindo a Terra, os sobreviventes devem escolher: encarar o inverno e esperar o retorno de Evan Walker ou partir à procura de abrigo antes que o inimigo os alcance. Porque o próximo ataque é mais do que possível – ele é inevitável.
Os homens ainda não viram as profundezas até onde os Outros podem descer nem os Outros viram a que alturas a humanidade pode se erguer. Esta é a derradeira batalha entre vida e morte, esperança e desespero, amor e ódio.


Título: O Mar Infinito (Skoob)
Autor: Rick Yancey
Série: Quinta Onda #2
Gênero: Ficção Científica
Editora: Fundamento
Páginas: 248
Onde comprar: Amazon / Saraiva
Classificação: 9,8 (Excelente!)
Livro cedido em parceria com a editora. 



“Estou me afogando em um mar infinito. Afundando devagar, o peso das profundidades sem luz me empurrando para baixo, espremendo o ar de meus pulmões, tirando o sangue de meu coração.” (p. 174)

O Mar Infinito é o segundo livro da série A 5ª Onda. Na continuação, Rick Yancey mantém a narrativa super envolvente, transportando os leitores para o cenário pós-apocalíptico dominado pelos alienígenas. 

A narrativa volta-se também para o interior dos personagens, em constantes reflexões sobre a humanidade – ou a perda dela. Temos personagens mais maduros e com muita força de vontade para sobreviver, mesmo que sejam os últimos humanos. Mostram, além da luta externa contra os invasores, uma forte luta interna, enfrentando a dor, a perda e a sobrevivência levada ao limite. Há passagens onde a dor e o amor se mesclam, a esperança e a falta dela, em uma narrativa acelerada e apreensiva.

“E cada segundo que passa significa que sobrevivi mais um segundo e, a cada segundo, aumenta a probabilidade de que irei sobreviver ao próximo”. (p. 35)

Temos também capítulos sob o ponto de vista da Especialista, permitindo conhecer melhor a história da guerreira. A personalidade forte, diria que até mesmo arrogante em alguns momentos, perde a vez para uma Esp muito mais voltada aos seus sentimentos.

Em O Mar Infinito, o esquadrão fugiu do último ataque alienígena e se escondeu em um hotel à alguns quilômetros. O grupo então se divide: Esp sai em busca de outro local para se esconderem e Cassie, Ben, Sam, Teacup, Dumbo e Pão de Ló permanecem no local.

Entretanto, os momentos de tranquilidade terminam quando helicópteros encontram Esp e os garotos começam a desaparecer do hotel. Somos arremessados à cenas de ação, suspense e dor, narrados pelos olhos de Cassie.

“Ataques de pulso eletromagnético, tsunamis, pragas e alienígenas disfarçados, crianças que passaram por lavagem cerebral e agora crianças com bombas dentro delas. Por que estão complicando tanto as coisas? É como se eles quisessem uma luta. Ou quisessem que a luta fosse interessante. Ei. Talvez seja isso. Talvez se atinja certo ponto da evolução em que o tédio é a maior ameaça à sobrevivência. Talvez isso não seja uma conquista, afinal, mas um jogo. Como uma criança arrancando asas de mosca.” (p. 154)

Mas nem só de guerra é feito o segundo livro da série. Já adianto que grandes descobertas mudarão tudo o que pensávamos sobre os invasores, e nossos queridos personagens enfrentaram momentos de apertar o coração. Não apenas eles, aliás.

“Até agora sempre achei que os Outros não sentiam nada por nós, além de desdém, talvez misturados com um pouco de nojo, assim como nos sentimos em relação aos ratos, às baratas, aos percevejos e outras formas de vida asquerosa. Humanos, não é nada pessoal, mas vocês têm que desaparecer. Nunca me ocorreu que poderia ser inteiramente pessoal. Que simplesmente nos matar não bastava.” (p. 58)

A capa é bonita e a diagramação também, contudo, um erro de revisão bem feio passou despercebido. O segundo livro não deixa nada a desejar – mas se fosse opinar pediria um livro mais longo, pois não matei a saudade suficiente dos personagens! - o que aumenta ainda mais a curiosidade para devorar o próximo livro da série.

“Evan se recostou no capô do carro e olhou para o céu incrustado de estrelas, intocadas pelas luzes humanas, limpo de toda a poluição, e essas são as mesmas estrelas que brilharam no mundo antes da espécie humana. Durante bilhões de anos, essas mesmas estrelas, e o que significou o tempo para elas?” (p. 84)






Comentários via Facebook

11 comentários:

  1. Oi Amanda, vi o filme do primeiro livro e curti bastante e como sei que o livro é sempre melhor rsr, tô querendo sim começar a ler essa trilogia. Gostei da resenha e de saber que o ritmo é intenso, frenético e que te deixou com vontade de mais, de que houvesse mais páginas pra você acompanhar os personagens que devem ser cativantes. Gostei da capa, fiquei curiosa sobre o erro que passou despercebido e espero poder iniciar a leitura dos livros em algum momento próximo ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu curti bastante o primeiro livro e estou super ansiosa de ler esse e o último!
    Gostei bastante da história e estou com saudades dos personagens. Cass é uma personagem muito forte e gosto muito dela!
    Muito curiosa sobre esse livro!

    ResponderExcluir
  3. Estou bem curiosa em relação ao primeiro livro, que não li ainda!
    Pelo que pude perceber, a continuação é bem bacana e envolvente também né!?
    Estou super animada e espero conferir em breve as aventuras desse pessoal.
    Parece ser uma história muito bem desenvolvida e com uma pegada que envolve o leitor do inicio ao fim.
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  4. Oi, gostei bastante de 5a onda e esse parece ser mais envolvente que o primeiro. Fiquei bem curiosa depois de ele receber tanta nota boa!

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Eu já tinha assistido o filme A 5 onda e achei super interessante. O livro tem uma boa premissa e parece que há uma continuação do filme pelo que percebo, gostei bastante da trama, fiquei bem curiosa como fato de eles lutares contra invasores.

    ResponderExcluir
  6. Oi Amanda,
    Essa trilogia está na minha lista de desejados há um bom tempo, assisti a pouco tempo o filme A 5ª Onda e fiquei ainda mais empolgada para iniciar a leitura dessa distopia, gostei da originalidade do enredo.
    Que bom que no segundo volume a narrativa continua com muita ação e suspense, e o fato dos personagens estarem mais maduros torna a leitura mais intensa.
    Estou bem curiosa para ler essa história reflexiva sobre a humanidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Amanda,
    Não li o primeiro livro, mas assisti ao filme e gostei muito da proposta do autor para a história. As coisas em a 5ª Onda terminaram um pouco tensas e deixaram um bom gancho para a sequência e dá para notar que o autor não se perdeu perder na trama e trouxe muita ação para as cenas. Fiquei muito curiosa para saber como os seres humanos irão recuperar o planeta sendo que tantos já foram mortos e a cada novo ataque as perdas aumentam. Espero ler esta trilogia, pois Rick Yancey é um autor bem conceituado e indicado pelos leitores.

    ResponderExcluir
  8. Oi Amanda, tenho curiosidade por essa série tanto que nem assisti o filme ainda pra poder ler os livros primeiro, adoro quando a gente sente o amadurecimento dos personagens, é como se a gente crescesse junto com eles e isso é sempre muito bom, acho que a Quinta Onda será uma das minha próximas leituras já que você me deixou bem curiosa com toda essa trama.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Amanda!!
    Não li ainda nenhum dos livros dessa série mas gostaria muito. Amei a resenha que achei muito interessante!! Super quero!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  10. Andreia!
    Gosto muito de livros de ficção, ainda mais quando tem alienígenas, fico totalmente vidrada na leitura.
    Estou com a 5ª onda aqui para leitura e espero poder fazer logo para depois ler esse segundo exemplar.
    Desejo um final de semana de luz e paz!
    “Quem já passou por essa vida e não viveu, pode ser mais, mas sabe menos do que eu...” (Vinicius de Moraes)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li A 5ª Onda, ficção não é o meu gênero preferido. Eu quase não leio e foge muito da minha zona de conforto. Mas sua resenha foi tão positiva e com uma nota tão boa que talvez eu dê uma chance algum dia.

    ResponderExcluir

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in