Destaques

quinta-feira, 5 de março de 2015

✓ Resenha: A Escolhida - Lois Lowry

Sinopse: A Escolhida - Kira, uma órfã de perna torta, vive em um mundo onde os fracos são deixados de lado. A partir do momento da morte de sua mãe, ela teme por seu futuro até que é perdoada pelo Conselho de Guardiões. A razão é que Kira tem um dom: seus dedos possuem a habilidade de bordar de forma extraordinária.
Ela supera a habilidade de sua mãe, e lhe cabe a tarefa que nenhum outro membro da comunidade pode fazer. Enquanto seu talento a mantêm viva e traz certos privilégios, ela percebe que está rodeada de mistérios e segredos, mas ninguém deve saber sua intenção de descobrir a verdade sobre o mundo.
Título: A Escolhida
Autor: Lois Lowry
Editora: Arqueiro
Pág. 192
Melhor preço: R$14,31
Classificação: 8,6 (Ótimo)



ENTÃO...
Essa é a primeira palavra para minha resenha! Seguida de um OI?

A Escolhida é o segundo volume da série O Doador, onde ficamos ávidos pela continuação no primeiro volume O Doador de Memórias. Mas acontece que esse segundo livro não tem nada a ver com o primeiro. 

Com protagonista diferente, que nem mesmo foi citada no livro anterior, cenário completamente diferente mas com uma proposta similar, a autora vem mantendo a boa narrativa, transformando uma leitura simples em algo muito interessante.

Nossa mocinha é Kira, e está implantada em um cenário talvez pós apocalíptico ou pré civilização? (não sei bem) com certos padrões, típico de distopias. 
Sem aprofundar muito no enredo que é breve (um livro de apenas 192 páginas) Kira passará pela perda daquela que mais ama e isso a levará a descobrir que existe muito mais por trás das histórias contadas na aldeia onde vive.

O enredo me lembrou um pouco o filme "A Vila" de repente o filme teve um pezinho nesse livro.

Na história montada não existem contradições, não existe defeito, é uma boa história, porém sem muitos altos e baixos. Pode ser culpa da minhas expectativa que era enorme sobre esse livro, e então, poft, me decepcionei. Não consigo entender porque pausar tanto a história em livros tão curtos...

Mas ele é ruim? Não, de forma alguma. É bem escrito e bem encaixado, mas fica aquele diabinho no nosso ombro dizendo: - Cade a ligação? E o resultado foi: -Preciso demais ler o próximo, pois preciso entender o que esse universo totalmente diferente de Kira tem em comum com o de Jonas, onde podem estar ligados meu Deus? Parece que muita ideia não foi trabalhada e falta tensão na trama, tensão muito presente no livro anterior. Falta uma pitadinha de romance ou ação ou aventura ou ao menos um deles... 
O universo é lançado nas mãos do leitor que ao caminhar da leitura consegue ir se identificando com o ambiente, porém da mesma forma que no Doador, não existem maiores explicações do porque o mundo está dessa forma. 

Pulando essa parte de desespero (rs) a autora apresentou aqui mais uma crítica a sociedade, da mesma forma como no livro anterior. Kira tem uma deficiência na perna, e essa deficiência a torna "incapaz" dentro da sociedade que vive, sofrendo discriminação. Tudo é muito precário, exceto pelo Palácio onde vivem os Guardiões do Concelho, o povo vive na miséria, tirando seu sustendo da terra, sem água encanada, sem eletricidade e sem o mínimo de higiene e educação.

E o final? Bem ele é tipo o anterior:
-O que vem depois?
-Quem sabe...

"Orgulhe-se da sua dor, sua mãe lhe dizia. Você é mais forte do aqueles que não sentem dor alguma."

PS: EU ACHO... que esse vilarejo aqui é o que tinha depois dos limites da sociedade (Mesmice) do primeiro livro, será? Você leu? O que acha?




Comentários via Facebook

6 comentários:

  1. Então, eu não li "O Doador de Memórias", não dá pra dizer se o segundo livro fugiu muito do enredo ou não. Porém, eu achei o enredo desse segundo livro muito interessante e apesar dos pontos negativos que tu apresentou na resenha, me deu vontade de ler sim! *-*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quando O Doador foi lançado aqui, eu logo comprei e devorei o livro. Curto e fácil de ler com críticas à sociedade e "aquele final". Na época não tinha muita previsão do lançamento de uma continuação, daí, sem querer esperar, baixei e li no Kindle, Gathering Blue... ou como foi publicado depois: A Escolhida.
    Concordo com você! Eu fiquei meio sem entender, achei que tinha pego o livro errado! Mas, terminei de ler e pensei: "Isso aqui não vai dar certo quando for publicado...".
    A gente sabe que O Doador já havia sido publicado anteriormente como O Doador de Memória no Brasil, mas as continuações não tinham sido lançadas desde então. Aí, com o lançamento do filme, fizeram uma nova edição e aproveitaram para lançar o segundo volume. Meu medo é de que, com esse livro meio "sem sentido", sem explicações ou conexões diretas com o primeiro, aconteça da história ser abandonada e os outros dois volumes não serem lançados.
    Quando li o segundo volume, aproveitei e li o terceiro e quarto livros também. E posso dizer que, sim! As histórias se juntam! Serão outros protagonistas, mas Kira e Jonas surgem novamente como personagens secundários. Aliás, vale dizer que os próximos personagens já apareceram nos dois primeiros livros. E, quem começou a ler os livros por causa da abordagem distópica, talvez se decepcione mais pra frente. Ainda que esperasse mais da história, eu gostei dela como um todo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Andréa!

    Eu tbm pensei isso qdo li o livro! Fiquei imaginando quando o Jonas apareceria e tals, mas neh? não rolou! rsrsrsrsrs
    Bem, eu gostei do livro e achei Kira incrível!
    O final foi mesmo um oi? Cadê o resto? kkkkkkk

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Assim que finalizei O Doador de memórias fiquei louca para ler a continuação...Então fui ler resenhas sobre A escolhida, e para minha surpresa a maioria das resenhas que li( assim como a sua) parece nem de longe a continuação do primeiro livro, o que me deixou ainda mais intrigada. creio que na continuação estas historias se cruzem. Mas ainda assim ele esta na minha lista de desejados, pois adorei demais a historia.
    Beijocas e estava morrendo de saudade de visitar aqui!!

    ResponderExcluir
  5. Olha confesso que não li a sua resenha. Porque não li o primeiro livro e fiquei com medo de encontrar spoiler. Mas parece ser um bom livro. Vou adicionar os dois na minha lista de desejado.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi querida,
    Tudo bom sou sua seguidora e também blogueira do Leitura Kriativa. Hoje queria fazer um convite para você. Lancei meu primeiro livro ano passado chamado Vingança Mortal, uma história suspense policial ambientada no interior do RS. Então queria te convidar a conhecer um pouquinho mais da história na minha página e se puder curtir minha página no face: https://www.facebook.com/escritoraraquelmachado
    Além disso estou com parcerias com blogs abertas se você tiver interesse me manda um e-mail que eu te explico direitinho como estou fazendo: raquel.machado2014@yahoo.com.br
    Obrigada desde já pela atenção e desculpe pelo incomodo.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in