Destaques

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

✓ Resenha: Fixação - Bruno Atti



Título: Fixação (Skoob) | Autor: Bruno Atti | Editora: Belas Letras | Gênero: Suspense | Páginas: 255 | Onde comprar: Amazon / Submarino | Classificação: 4 estrelas | Publicidade


Assista aqui ↴



Ou leia aqui ↴

Fixação nos traz antes de tudo, a história do Dr. Carlos Vieira, um médico psiquiatra que, como a maioria de nós, possui vários problemas na vida. Ele já enfrenta seus demônios há algum tempo e tenta manter o controle, juntando os cacos do seu relacionamento com a ex-mulher e a filha.
Carlos voltou a sentir prazer na psiquiatria, agora ele atende seus pacientes com esmero, com preocupação, é sempre gentil e atencioso, não como antes quando fracassou em vários aspectos, agora ele realmente quer ajudar seus pacientes.
Mas será que ele poderá ajudar Carina Kroos?

Carina é enigmática, grossa, sem modos e preconceituosa. Ela chega até Dr. Carlos abruptamente e o desafia a ouvir sua história, ela precisa contar o que aconteceu. Algo terrível. Mas Carlos precisa prometer: sem pontas soltas. Somente quatro sessões, ela sabe que ele não pode ajudá-la. Será que Carlos se dará por satisfeito sem tentar salvar essa garota de algo que ele nem ao menos sabe o que é?

Carlos está fixado na história que Carina tem para contar, simplesmente não consegue parar de pensar nisso nem por um instante, nem nela. A vê em muitos lugares, mas será que a vê mesmo? O que estaria acontecendo com Carlos? Será real? Sou desejo não é sexual, pelo contrário, chega a  ser paternal. Que poder é esse que Carina exerce sobre ele?

A trama tem um ritmo muito acelerado, eu realmente e honestamente li essa obra de uma vez só, 255 páginas que passaram num piscar de olhos. O autor ambienta a trama em Porto Alegre e como eu conheço a cidade pessoalmente foi uma experiência bem viva para mim.  A narrativa mescla muito os pontos de vistas dos personagens assim como seus pensamentos, é necessário ficar um pouco mais atento para não misturar as coisas. O autor optou também pelo uso do sotaque e gírias do sul do país em seus diálogos, o que o acaba tornando esses diálogos bem informais e a leitura consequentemente bem rápida.

O andamento da história me lembrou um pouco o andamento de “A Bruxa” e “Hereditário”, dois filmes que começam num suspense leve e terminam de um modo bem aterrorizante. Alguns elementos vão sendo introduzidos e a cada momento você acredita em uma coisa diferente, tenta encontrar lógica no que está acontecendo, e aos poucos tudo vai se tornando mais difícil e bizarro. O mais interessante é que tudo começa com uma garota relatando algumas intrigas na universidade, coisas bem corriqueiras e até sem graça, mas a forma como o autor termina cada sessão e cada capítulo, te faz realmente querer ler mais, os ganchos criados realmente são bons e prendem mesmo o leitor. As alternâncias de quadro entre as sessões e os momentos de lazer do protagonista por exemplo, criam vínculos entre si onde te levam a alternar alívio e aflição.

A construção dos personagens tem alguns pontos a serem comentados.
Carina começa com uma postura que, no primeiro contato que temos nos cria antipatia. Ela parece uma garota mimada, sem carisma e sem empatia pelos demais. O oposto acontece com o Dr. nesse primeiro contato, que apesar dos problemas pesados que carrega é carismático e respeitoso. Ao decorrer do contato que ambos vão tendo um com o outro, a impressão que me deixou foi de que a grosseria de Carina contagia Carlos, como se a cada dia ele absorvesse algo pesado e mal que ela carrega, e o oposto acontece-se com ela, que parece seduzir a cada dia mais o Dr., seduzir no sentido de amabilidade, fazendo com que ele sinta ainda mais apreço por ela, como se a forçasse a ajudá-la ainda que dissesse o contrário. Mas se Carina é sua primeira personalidade ou a segunda, você precisará ler já que isso é parte fundamental da obra.

Fixação é thriller para entretenimento, alguns sacarão mais rápido que outros o que está acontecendo. Eu como uma grande amante do suspense e do terror, saquei algumas coisas logo de cara, mas outras realmente me enganaram! Há também alguns fatos que podem ser questionados, algumas em relação a investigação criminal, outras a religião, mas como tudo acaba seguindo por um caminho tão estranho, talvez a realidade até se perca em algum momento mesmo.

Se você gosta desse tipo de enredo, esse livro cumpre o que promete.

Comentários via Facebook

4 comentários:

  1. Senhora Andrea Bistafa: Assisto aos seus vídeos com frequência, teve um que me deixou sensibilizado, foi o vídeo: “Éramos Seis” de Maria José Dupré. De quando em vez, eu compartilho seus comentários em vídeos no Saber-Literário. Sucesso Literário! Rilvan B. Santana, Itabuna (BA), 02.10.2019.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rilvan! Ah obrigada por esse comentário! Fico muito feliz de saber que me acompanha!! Sucesso pra nós!! Um abraço!!

      Excluir
  2. Sra. Andrea, bom dia:

    Eu sou um escritor amador, tenho livros em forma de e-book, 2 impressos, participação em antologias com outros autores. Os nossos livros (21) são contos, crônicas, romances, cartas, etc. Estão espalhados em amazona.com, Domínio Público – MEC, Recanto das Letras, Saber-Literário (blog que administro), União Brasileira de Escritores – UBE, etc. Porém, gostaria de colocá-los em vídeos (resumo / comentário).
    Não tenho objetivo pecuniário, vende-los, o nosso objetivo é formar leitores. No site: saberliterario.prosaeverso.net, a senhora encontrará o acervo principal em forma organizada.
    Enfim, gostaria de saber quanto custa para produzir 1 ou 2 vídeos? Adianto-lhe que sou professor de ensino médio aposentado, portanto, não tenho muitos recursos para grandes projetos, tem que ser uma coisa simples. Cordialmente, Rilvan Batista de Santana

    Link: http://saberliterario.prosaeverso.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Rilvan!
      Me envia um e-mail por favor? Fica mais fácil de conversarmos!
      andrea@fundofalso.com

      Excluir

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in