Destaques

sábado, 21 de julho de 2018

✓ Resenha: Perigosa Amizade - Gisela Bacelar


Título: Perigosa Amizade (Skoob) | Autor: Gisela Bacelar | Série: Perigosa Amizade #0 | Gênero: Young Adult | Editora: Planeta | Páginas: 240 | Onde comprar: Amazon | Classificação: 8,5 (ótimo) | Livro cedido pela autora

Sinopse: Para fãs de Gossip Girl, o volume zero da elogiada série independente Perigosa amizade, que conquistou mais de 40 mil seguidores no Instagram.Roberta é uma adolescente intensa. Ela é decidida, prática e sabe o que quer. Pelo menos enquanto o coração não resolve entrar na jogada e embaralhar seus sentimentos. Melissa é uma figura. Loira, com os cabelos cacheados, é aquele tipo de menina que já chega logo dizendo: “Ei, você quer ser minha amiga?”. Quando as duas ainda eram crianças, Roberta respondeu que sim. Denis, atacante do time de futebol, é cativante e extrovertido. Ainda é meio moleque, mas começou a chamar a atenção das meninas nos últimos anos. Com tantas mudanças, tem achado cada vez mais difícil sustentar a amizade que construiu na infância com Roberta e Melissa. Matheus tem dezoito anos. Assediado pelas meninas, já acabou o ensino médio e ainda não sabe o que quer fazer da vida. Vive no litoral com o pai que todo garoto desejaria ter: descolado, presente, fazendo todas as vontades do filho... Mas Matheus não é “todo garoto”. Seu melhor amigo, Gabriel, é um cara legal. Sensível, curte tocar bateria. Seu sonho é tocar numa banda de verdade, em shows ao redor do mundo. Para o pai dele, no entanto, isso seria um pesadelo. Como – e quando – seus caminhos irão se cruzar? Em Perigosa amizade: o começo, a escritora e modelo Gisela Bacelar costura o destino desses garotos e garotas, formando uma rede de encontros e desencontros e trazendo à tona assuntos presentes na vida de qualquer adolescente, como o sexo e a perda da virgindade, a aceitação entre amigos e colegas, drogas e álcool e a difícil relação com os pais.

Perigosa Amizade - O Começo é intitulado o volume zero da série independente de mesmo nome da qual a autora vem publicando trechos on-line desde seus dezesseis anos.
Nesse volume, a autora costurou a vida de todos seus personagens, a fim de que entendamos (provavelmente nos próximos volumes para quem não acompanhou seu trabalho anteriormente) todo o início dos encontros e desencontros.

A trama nos trás Roberta, uma adolescente bem sensata que gosta de planejar seu futuro. Melissa é a melhor amiga de Roberta, mas poderia ser de todos já que é aquela pessoa popular, doce e carismática por natureza, com um coração tão bom que acaba a colocando em roubadas.
Denis fecha o trio de melhores amigos, ele está na fase de descobertas e como quase todo garoto na puberdade, pode colocar a amizade dos três em risco só para perder sua virgindade.
Em um outro lugar da trama, temos Matheus que já é maior de idade e não sabe o que quer da vida ao certo, apenas que precisa de um "ano sabático", com um pai liberal demais acaba fazendo escolhas erradas na vida. Por fim temos Gabriel que é seu melhor amigo apesar da diferença de idade. Gabriel ainda está no colégio, tem uma familia rígida quanto aos estudos e um pai que sonha em determinar sua carreira, enquanto o que ele realmente almeja é ser baterista.

Há personagens na trama que não chegam a se encontrar, e entre capítulos destintos a autora vai narrando suas vidas em separado, encontrando aqui e ali alguns, seja em cenas de importância ou simplesmente esbarrões. 

Como podemos notar, são adolescente e jovens sendo apenas adolescentes e jovens mesmo! Com conflitos cotidianos que todos nós já vivemos.

Esses personagens, entre outros que vão surgindo ao longo do livro, são bem estereotipados, o que é bastante comum nessa idade na verdade, se pararmos para pensar na nossa época do colégio com certeza poderíamos identificar facilmente a garota popular, aquele que tinha aptidão pra música, o esportista, a tímida e o nerd, enfim, acho que essa idade realmente é feita de tribos.

Nesse primeiro livro, a trama acontece num curto período de tempo, passa rapidamente pela infância e se desenrola dentro de um ano da vida deles já na adolescência, então é bem aceitável que não haja grandes mudanças de comportamento ou crescimento pessoal, como de fato não há, o que há são pequenos momentos de reflexão e seria realmente interessante nos próximos livros a autora desconstruir esses esteriótipos, deixar de rotula-los como "bonzinhos" e "malzinhos" e que os próprios personagens consigam ver isso. Esse tipo de desconstrução sempre nós trás esperança ainda mais se considerarmos a faixa de idade do público alvo desse livro, que nesse primeiro pelo menos, é bem jovem (YA).

A escrita da autora é bastante jovial, simples e direta, o que torna a leitura super fluída. Capítulos curtos ajudam ainda mais na fluidez da obra, narrado em terceira pessoa mas tendo em cada capítulo o foco em determinado personagem.

Como citei anteriormente, se há um ponto a se considerar é que o livro não chega à lugar nenhum. Aborda todos os dramas da idade como a perda da virgindade, a popularidade, estudos, sexualidade, drogas, problemas familiares, mas não mostra soluções ou consequências a longo prazo, e é isso que eu realmente espero encontrar nos próximos livros, e o que eu realmente desconheço se aconteceu na série independente da autora já publicada de forma on-line.

Nota: Em um vídeo a autora cita a intenção da série ser totalmente republicada, e que a previsão para o segundo volume seria no final desse ano. Ainda fala sobre a possibilidade da série contar com seis livros. Aguardemos mais informações!


Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in