Destaques

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

✓ Resenha: Quando o Amor Bater à Sua Porta - Samanta Holtz

Ele tem um passado do qual não se lembra. Ela precisa esquecer o seu.
Malu Rocha é uma escritora de 29 anos independente, confiante e bem-sucedida. Mora sozinha em São José dos Pinhais, perto de Curitiba, onde mantém uma rotina regrada de pedalar todas as manhãs, escrever e, semanalmente, visitar o avô de 98 anos em uma casa de repouso.
Porém sua vida toda controlada sai do eixo quando um homem bate à sua porta e se apresenta como Luiz Otávio Veronezzi, dizendo ter perdido uma reunião marcada com ela. Malu não se lembra do compromisso e sua primeira reação é dispensá-lo. Mas o belo desconhecido insiste, explicando que sofreu um acidente de carro, ficou em coma e perdeu a memória, assim como seus documentos. As únicas coisas que restaram foram um pouco de dinheiro e um papel com o nome e o endereço de Malu, o nome dele e a data da reunião. Luiz confessa que a escritora era sua última esperança para descobrir a própria identidade.
O problema é que ela não tem a menor ideia de quem ele seja.
Desconfiada, mas sentindo-se responsável pelo acontecido, Malu decide ajudá-lo e embarca em uma jornada para descobrir quem ele é – o que acaba trazendo à tona muitos fatos sobre si mesma, seus medos e segredos mais bem guardados, além de um passado que preferia esquecer.
A bela narrativa e a trama que prende do começo ao fim nos convidam a acompanhar Malu e Luiz nessa busca que se transforma em uma história de amor de tirar o fôlego.

Título: Quando o Amor Bater à Sua Porta
Autor: Samanta Holtz
Gênero: Romance
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Onde comprar: R$
Classificação: 10 (Excelente!)
Livro cedido em parceria com a editora. 




Como sobrevivi 28 ano sem ler nada da autora?

Eu estou apaixonada por esse livro! Favoritei na vida!

"Quando ele chegar, não o estrague buscando suas interpretações. O amor é um barco a deriva que ninguém deve tentar controlar; apenas sentir o vento."

Quando o Amor Bater à Sua Porta nos trás a história de Malu Rocha, uma escritora de 29 anos, totalmente independente e cética para o amor (apesar de escrever sobre ele).

Logo no começo da trama, já percebemos que Malu é bem sucedida, tem fama no meio editorial, é uma romancista aclamada. Mas ela está em um momento da sua vida que se pergunta se o amor existe na vida real, ou está apenas nas páginas dos livros. E essa questão se fixa ainda mais em sua cabeça quando em uma entrevista ela não consegue responder a simples pergunta de uma jornalista: "O que é o amor para Malu Rocha?"

Com um passado doloroso, a vida de Malu é basicamente escrever, consertar as "cagadas" de sua assessora, que ela jura demitir um dia, pedaladas diárias e visitas ao seu avô de 98 anos em uma casa de repouso.

Tudo ia bem, se não fosse o bloqueio criativo que a impedia de criar um final para seu novo livro, destrinchar o final perfeito para sua personagem independente, onde de uma vez por todas iria assinar sua verdadeira opinião: ninguém precisa de outra pessoa para ser feliz, você pode se bastar sozinha. Mas tudo mudo quando Luiz Otávio bate a sua porta.

Naquela noite atípica, uma rapaz muito belo só queria lhe pedir ajuda. Após um grave acidente com o táxi em que ele estava, que levou o motorista a óbito e o rapaz a internação por vários dias, ele não consegue se recordar de nada. Sem memoria e sem documentos a única coisa que sabe, pois só restou em seu bolso uma planilha de reuniões, é seu suposto nome e que estava indo para a casa de Malu. Ele tem o mesmo nome do protagonista de Malu em seu novo livro. Mas Malu nunca viu esse rapaz antes, então quem seria ele? Seria coincidência os nomes?

"A falta de memória seria um castigo pela privação do que se conhecia ou uma abençoada oportunidade de reaprender tudo de uma forma mais bela?"

Esse livro tem uma carga enorme de emoções. O primeiro contato dos protagonistas não poderia ser mais delicado. O medo de Malu por ter a sua porta um homem totalmente desconhecido com uma história totalmente louca, mesclando a angustia de Luiz em descobrir o que fazer em uma situação onde eu jamais me imaginaria, foi muito bem escrito.
Com a personalidade forte, e as cicatrizes da vida de Malu, seria irreal se tudo fosse tão simples. É claro que não colocaríamos um estranho pra dentro de casa, por mais angustiante que fosse sua história. E é assim que Malu irá agir por parte da trama. Observando Luiz que fica pela cidade tentando descobrir mais sobre si, sem dinheiro, sem troca de roupas, sem ninguém.



Luiz Otávio é o meu segundo protagonista mais querido da vida. Eu sou loucamente apaixonada por Archer (A Voz do Arqueiro) é Luiz tem um pouco da mesma essência. É um personagem doce, que passa por dificuldades imensas sem perder a empatia, sem perder o brilho, o humor. Ele é incrivelmente apaixonante. Humilde, divertido. Todas as qualidades seriam poucas para ele, e tudo isso escrito com maestria onde em momento nenhum torna o personagem forçado, é quase como se você o conhecesse de verdade, como se ele fosse real.

Sim, estou apaixonada loucamente

Com o passar dos acontecimentos, do destino, de Deus, ou somente de Malu deixando o calor entrar, a vida de ambos vão se misturando, e a luta para descobrir quem Luiz é realmente, vai leva-los por caminhos desconhecidos do coração de ambos.

"Malu apertou os olhos logo após a frase. Pronto. Estava feito. Havia acabado de optar por mergulhar o mais fundo possível naquela história. Luiz Otávio era oficialmente seu problema, sua responsabilidade." 

Tem tanta sensibilidade na escrita da autora, que até meros coadjuvantes roubam nossos corações. É o tipo de livro raro, em que me pego torcendo por todos os personagens, até aqueles que não fazem tanta diferença. Não temos uma questão familiar forte na trama de início, temos apenas o contato com o avô da protagonista, mas todos esses personagens vão nos roubar o coração e muitas lágrimas.

Outro fato interessante foi a própria experiência da autora inserida em sua personagem que leva a mesma profissão. Muitos detalhes do livro servem como exemplo para outros autores, falando do convívio com os jornalistas, os críticos e editores.

O livro é único (apesar do clichê, poucos me emocionam assim), todos os mínimos detalhes são fechados. O final é emocionante, trás uma mensagem linda. Nos mostra a importância da empatia, da caridade, a importância de abrirmos nossos corações, e é claro, sempre podemos nos bastar sozinhos, temos de nos amar em primeiro lugar, mas isso não significa que em algum momento não poderemos encontrar alguém que de fato nos complete, as vezes o amor está batendo na sua porta e você quem não quer enxergar.

"Sofrer na despedida é o preço inegociável a se pagar a partir do momento em que se decide amar alguém"





Comentários via Facebook

13 comentários:

  1. Oi Andréa!

    Pois é... como vc nunca leu nada da Samanta heim? kkkkk
    Tbm adorei esse livro, achei lindo e muito bem escrito!
    No começo fiquei com uma certa raiva da Malu, mas depois... aiaiai... kkkkk
    Luiz é um amor neh? Gostei tanto dele! Só perde para o Bernardo. <3 rsrsrsrsrs

    Olha, vc tem que ler O Pássaro, Quero Ser Beth Levitt e Renascer de um Outono. Todos são da Samanta, um mais lindo e perfeito que o outro! <3

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Oi querida 😃
    Desde que esse livro foi lançado eu só leio coisas boas dele, mas ainda não tive oportunidade de ler, mas fico aqui babando a cada resenha.
    Pela sinopse a gente já fica apreensivo querendo saber o que aconteceu com esse homem e o que o levou à nossa personagem. Essa historia parece mesmo cheia de emoções e o amor que sempre está presente e é tao importante.
    Que bom que foi uma leitura tão legal pra você, dez é perfeito hein?? Pretendo ler em breve.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oii Andréa! Cada vez me apaixonando por esse livro...Qro ler urgente! Espero conseguir logo...
    Arrasou na resenha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Andréa!!
    Estou muito apaixonada por esse livro!! Adorei a sua resenha!! Quero urgentemente!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  5. Fiaaaa, estou nesse barco!
    Nunca li nada da autora! A sigo em todas as redes sociais sempre vou nos eventos dela e não compro seus livros!
    Me arrependi tanto de não ter comprado esse na bienal :'(
    A Samantha é uma fofa!
    Estou louca por esse livro e depois da sua opinião o quero muito mais! Confio em você!
    kkkkkkk
    Obrigada pela dica e parabéns pela resenha!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  6. Adoro quando um livro consegue passar tantas emoções assim. Ser cheio de amor, fazer a gente torcer pelo casal e até pelos outros personagens e tal. Ele tem um jeitinho de ser bem escrito e com uma história viciante de ler. E os personagens são apaixonantes pelo jeito, então deve ser bom acompanhar as histórias deles.
    O livro está parecendo perfeito pra quem curte um bom romance e um que traga lições bonitas no meio.

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto algumas pessoas falando desse livro, mas agora estou super empolgada para ler ele <3

    ResponderExcluir
  8. Oi, Andréa!
    Com essa onda de resenhas sobre esse livro eu confesso de início fiquei bem implicante em relação a ele, jurando que tudo acontecia de maneira fácil demais. Mas vendo que o Luiz Otávio não chega até a Malu e tudo vira um romance repentino, que ela é racional em relação a tudo isso, já me interessei mais. Minha implicância virou curiosidade.

    ResponderExcluir
  9. Andica!
    Nossa! Acompanhei sua resenha como se estivesse acompanhando o próprio livro e fiquei emocionada.
    Gostaria de acompanhar Malu e Luiz na descoberta do amor e todo drama envolvido na história.
    “Das coisas que a sabedoria proporciona para tornar a vida inteiramente feliz, a maior de todas é uma amizade”.(Epicuro)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Sou encantada pela capa desse livro! Tenho muita vontade de ler. Não conheço a escrita da autora, mas acredito que será um ótimo começo.
    A premissa me cativou! E lendo sua resenha, mais certa fiquei de que vou gostar muito.
    Resenha perfeita! Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Andréa coisa linda a capa desse livro e ele num geral de acordo com tudo o que tenho lido sobre ele, né? Já quero muito fazer essa leitura, a trama é cativante e os personagens despertam carinho até mesmo em quem ainda não fez a leitura.
    resenha maravilhosa, fiquei encantada.
    Beijooos

    ResponderExcluir
  12. Eu não costumo conseguir ler e me entreter com romances, por mais que as pessoas me digam que são bons ahhahahaha Todo mundo tá dando nota dez pro livro e eu fico aqui curiosa...Mas é pouco provavel que eu vá ler

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Faz um tempo que estou com um livro da Samanta Holtz que quero muito ler, e quando soube desse novo lançamento dela fiquei bem interessada, gostei muito da historia e dos personagens principalmente da Malu e não pensava que encontraria uma carga emocional tão grande nessa historia. Esse livro está na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in