24ª Bienal Internacional do Livro de SP
apresenta grandes nomes da gastronomia
Com curadoria dos chefs André Boccato e Daniela Narciso, o espaço
Cozinhando com Palavras une culinária, literatura e cultura, em uma verdadeira
gourmet experience, estilo sarau
Para os amantes da gastronomia, o Cozinhando com Palavras chega à sua 4ª edição na Bienal do Livro. Com curadoria dos chefs André Boccato e Daniela Narciso, o espaço une culinária, literatura e cultura. A programação trará grandes nomes da gastronomia divididos em apresentações com lançamento de livros, palestras e em diferentes temáticas.
A latinidade será representada pelos chefs colombiano Dagoberto Torres, do Suri Ceviche e Bar, e da peruana Marisabel Woodman, do La Peruana. Juntos, os chefs trarão à mesa como preparar e montar um verdadeiro ceviche.
A culinária e cultura francesa terão destaque na Bienal. Os chefs franceses Erick Jacquin, do Le Bife, e Emmanuel Bassoleil, do Skye Restaurante, darão palestra com o tema “Como é gostoso o meu francês”. O chef do Skye Restaurante também receberá os chefs franceses Claude Troisgros e Laurent Suaudeau para uma mesa de bate papo sobre o livro “Vive La Cuisine”. Além deles, o jornalista Alexandre Staut falará do lançamento do seu livro Paris-Brest em bate-papo com André Boccato, que apresentará o Guia de Paris para Brasileiros. Outra convidada direto da França é a sommelier Marina Giuberti que atua em Paris e falará sobre os vinhos franceses.
A cozinha nacional será bem representada pela chef Ana Luiza Trajano, do Brasil a Gosto. Com o livro Misture a Gosto - Glossário de Ingredientes do Brasil, escrito pela autora, a chef dará uma aula-show exclusiva sobre as matérias-primas do país.
Para os cervejeiros, um bate-papo com o chef alemão Stevan Paul, autor com mais livros de receitas alemãs vendidos no mundo, será mediado por Ana Rusche, escritora e sommelier de cerveja, e terá como convidados David Michelsohon, da Cervejaria Júpiter, e Luís Celso Junior, do blog Bar do Celso.
O chef Jefferson Rueda, do tradicional A Casa do Porco, dará uma aula show de gastronomia para crianças com presença de Mônica Sousa, filha do Mauricio de Sousa, e o personagem Chico Bento para o lançamento do livro do personagem. Já a chef Morena Leite, do Capim Santo, e convidados debaterão a cozinha baiana no cenário atual.
Aos adoradores de chocolate, a chef chocolatière Arcelia Gallardo transformará os grãos de cacau ao vivo, mostrando como se faz o chocolate. Enquanto isso, o mediador, chef e escritor Danilo Rolim discutirá o livro Macunaíma, de Mario de Andrade, que fala dos grãos de cacau usados como dinheiro, “o tesouro das Icamiabas”.
Ainda no espaço, o chef Luís Simões fará uma aula-show e bate-papo sobre a cozinha de países lusófonos. Depois de passar por São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor-Leste, o chefe de cozinha decidiu reunir no livro “Sabores da Lusofonia” exemplos da gastronomia desses países, que, acredita, ser “tão boa ou melhor” que outras cozinhas conhecidas mundialmente.
O espaço também trará: Angelo Sabatino Perrella, Myriam Castanheira Perrella, Patrícia Souto Maior, Raul Lody, Carlos Ribeiro, Tereza Paim, Paulo Machado, Ana Rita Dantas Suassuna, Alexandre Staut, Charlie Carving, Joyce Cavalcante, Flavia Costa, Cristina Senna, Bruno Cabral, Paulo Turziani, Carolina Brandão, Ricardo Maranhão, Mauricio Schuartz, Márcio Silva, Adolfo Schaeffer, André Fischer, Luna Garcia, Ivan Achcar, Lucas Corazza, Rebeca Chamma, Eudes Assis, Gabriella Barreto, Anna Elisa de Castro, Sandro Ferrari, Bianca Paulino Chaer, Graziella Marraccini, os participantes de reality shows Denise Guerschman, Marcos Baldassari, Jiang-Pu, Mohamed Hindi Neto, Arthur Sauer, Lorenzo Ravioli, Jéssica Isac e Bianca Folla.
Uau! Que legal! Um verdadeiro evento cultural!
ResponderExcluirAdoraria conhecer o Claude Troisgros. Parece ser uma pessoa incrível, além de fazer pratos aparentemente maravilhosos! 😋
Olá! Aaaai amooooo td q diz q respeito à culinária, gosto de aprender coisas novas e oq não gostosuras né....super evento!!
ResponderExcluirGostaria de ir....
Bjs
Muito legal a programação gastronômica!! Adoraria está nessa Bienal!! Queria muito ver de perto Erick Jacqui acho ele tão fofinho!!
ResponderExcluirBeijoss
Vai ter evento pra todos os gostos!
ResponderExcluirNão sou muito ligada em coisas relacionadas a culinária, então creio que o evento não vai ser proveitoso pra mim, mas é ótimo a Bienal dar espaço pra temas variados assim!
E tô adorando ver posts sobre a Bienal por aqui, tô bem antenada por causa de vocês, haha.
Virando Amor
Quando começo a superar o fato de que não irei a Bienal, encontro matérias como esta pra me colocar pra baixo de novo!!!
ResponderExcluirAdoraria ver a transformação de cacau em chocolate. Sem falar que seria uma forma de ter duas das minhas maiores paixões ao mesmo tempo: livros e comida rsrsrsrs
Queria muito ver esse que transforma cacau em chocolate ao vivo
ResponderExcluirNossa, que bacana essa programação.
ResponderExcluirTem como não amar comida e livros, tudo junto e misturado? haha
Cada vez mais entrando em deprê aqui com essa Bienal rs
Uma peninha ser tão longe de casa e não ter dimdim pra ir :(
Beijos,
Caroline Garcia
Uau! Esse evento fica cada vez melhor. Vai ter atração pra todos os gostos. E eu aqui, vendo de longe :/
ResponderExcluirAmo culinária, e livros e chocolate é uma combinação perfeita! Adoraria ver o processo de transformação do cacau em chocolate.
Abraço!
Oi Andréa!
ResponderExcluirAdorei a ideia! Vou tentar participar, mas como te falei, quero ir para passear mesmo e me divertir mais! rsrsrsrsrs CHOCOLATE!!!! Hummmm!!!! AMOOOO!!!! <3
Bjo bjo^^
Uhn que delícia, a Bienal é um evento pra toda família mesmo, um dia eu irei :)
ResponderExcluirCada vez tenho mais vontade de ir para a Bienal, mas minha cidade é tão longeeee :(Eu amo comida e livros, então foi a combinação perfeita -haha- <3
ResponderExcluirAaahhhhh to chorando aqui já, hahahaa nossa que super ter esse cantinho que irá falar de culinária na Bienal, se eu fosse, certeza de que passaria ai hahaha amo cozinhar.
ResponderExcluirBeijos *-*
Nossa, essa Bienal vai estar fantástica, hem? Adoraria ir e participar dessas dicas de cozinha. Quem for, é aproveitar muito mesmo! Um dia estarei presente também. Beijos.
ResponderExcluirAdorei essa novidade na Bienal, o que só me deixa mais triste por não poder ir! :/
ResponderExcluirMas conto com vcs blogueiros para postarem fotos do evento.
Gente, essa Bienal promete! Não costumo cozinhar mas até gostaria de aprender! haha
ResponderExcluirGostaria de ir num dia que tivesse algum desses eventos <3
Nossa, essa bienal parece que estará perfeita! Eu amo cozinhar, e ia adorar participar de todos os bate papos. Só é uma pena que eu não vou na bienal ='(
ResponderExcluirAchei muito legal a bienal abrir espaço para culinária. Eu não sou muito boa na cozinha, mas eu ia amar participar dos bate papos. Mas não vou conseguir ir na bienal esse ano :/
ResponderExcluirBeijos!
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirConfesso que não entendo muito desse mundo gastronômico, mas tenho uma amiga que está se formando em Gastronomia agora no final do ano e vai a Bienal para participar dos eventos que acontecerão. A parte que me interessou foi a parte do chocolate rs.
Beijos.
Oi Andréa.
ResponderExcluirNão sabia que na Bienal tinha esse evento gastronômico.
Deve ser ótimo para os fãs dos chefs e da cozinha em geral acompanhá-los enquanto fazem alguma receita ao vivo ou dão dicas.
Oi tudo bem..
ResponderExcluirNossa muito boa a programaçao,e nao sabia que na bienal tinha eventos de gastronomia.
espero que na bienal aq de fortaleza/ce tb tenha tanta coisa boa como a de sp.
Um abraço e muito sucesso :)
Essa me surpreendeu. Não tinha pensado que teria um espaço assim para esse tipo de coisa lá, que legal deve ser! Ainda mais para quem é fã dessas coisas, chefes e comidas. Acho que adoraria ir conferir se pudesse.
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirAdorei esse espaço, não sabia que na Bienal tinha essa mistura de gastronomia com livros mas achei muito interessante, ainda mais com tantos chefes renomados e apresentado um universo gastronômico tão amplo !!
Muito interessante! Adoro culinária, e tenho certeza que ia gostar muito de estar nesse espaço, mas não pude ir à Bienal.
ResponderExcluirAbraços :)