Destaques

domingo, 15 de maio de 2016

✓ Resenha: Os Meninos da Biblioteca (Book Tour) - João Luiz


Heitor estava cansado de escrever só para o seu blog, o Blog do Le-Heitor. Estava em busca de uma história da qual fizesse parte. Uma história de livro, mesmo… Mas
durante essa busca surge mais um problema: a biblioteca do seu bairro está ameaçada de demolição!
E na luta pela proteção de sua biblioteca, o garoto acaba recebendo uma ajuda inusitada: os personagens dos seus livros prediletos sairão das páginas para participar dessa difícil batalha.
Título: Os meninos da Biblioteca
Editora: Biruta
Autor: João Luiz Marques
Ilustrador: Rômolo D´Hipólito
Gênero: Infantojuvenil
Páginas: 168
Indicado: a partir de 10 anos
Melhor Preço: R$ 35,90




Olá encantados,

Estou aqui para trazer para vocês a resenha do "Os Meninos da Biblioteca" um livro infantojuvenil da Editora Biruta e assim encerrar com chave de ouro o book tour organizado pelo blog Conversas de Alcova (meu filho lindo!)

Os meninos da Biblioteca é uma trama que mescla a Ficção e a Realidade em suas páginas, no intuito de nos contar a história de Heitor, um personagem fictício, criado pelo autor João Luiz Marques no seu blog o Le-heitor e que teve um papel imprescindível na preservação de uma grande área apelidada de "O Quarteirão da Cultura" no Intain-bibi em São Paulo. Essa área seria usada como permuta pelo prefeito Kassab, como pagamento pela construção de algumas obras. E Nessa localizam-se grandes polos culturais e recreativos para a população do Intaim-bibi, dentre eles a Biblioteca Anne Frank, o cenário principal do livro.

Na trama Heitor decide que não quer ser mais apenas um personagem de blog, mas quer tornar-se também um personagem literário, para ser mais conhecido e poder inspirar mais pessoas. E sendo assim, ele parte para a biblioteca em busca de inspiração e lá ele recebe a visita de Narizinho, aquela mesmo do Sítio do Pica Pau Amarelo e ela o aconselha a escrever sobre a sua própria luta pela preservação da biblioteca e é isso que ele decide fazer. A partir de então, passamos a presenciar diversas aventuras e ao longo da narrativa vamos recebendo a visita de diversos personagens célebres da literatura.

Apesar do João ter se valido de um elemento marcante e próspero da escrita de Lobato, que é isso de colocar personagens famosos de visita em sua obra, faltou algo para tornar sua obra tão cativante quanto a do seu inspirador. A leitura de Os Meninos da Biblioteca, simplesmente, não emplaca, falta algo que nos permita criar empatia com o Heitor, que nos conecte com a narrativa, mesmo quando os fundamentos dela são tão bons.

Afora isso, o livro aborda uma temática bastante atual e importante, que é essa de impulsionar a população a lutar pelos seus direitos e defender aquilo o que ela acredita. Algo tão próximo a nossa realidade nesse momento, independente das nossas posições políticas todos temos sido impelidos a gritar por justiça. Talvez por já ter uma certa experiência com o universo da leitura, eu acabe sendo muito exigente e buscando esse elo com a leitura , enquanto as crianças ao estarem começando também a caminhar nesse rumo se identifiquem mais com o Heitor do que eu. Mas, isso você só poderá saber se ler, por isso eu recomendo a leitura à todos.

Beijos e espero que tenham curtido essa resenha ♥


Comentários via Facebook

4 comentários:

  1. olha, eu achei a leitura muito cansativa, parecia que não acabava nunca xD
    infelizmente - apesar da temática proposta ser importante - eu não consegui gostar do livro, tbm não simpatizei com Heitor... ficou muito forçada a coisa toda...
    mas pelas tuas notas parece que tu curtiu bastante a leitura, né???

    bjs...

    ResponderExcluir
  2. Esse livro tem uma proposta que parece muito com contos que li na infância e acho que seria ideal muitas crianças conhecerem essa história, gostei do lado que se funde com a realidade de algo que ocorreu em SP, não seria uma leitura para mim pois não venho gostando tanto de infanto-juvenis, mas a temática é ótima!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiee, vi esse livro por aí e achei muito fofa a história e pela sua resenha é uma história que nos traz ensinamentos e reflexões entre as entrelinhas e curto muito isso, alguns juvenis tem esse poder né? Uma pena essa falta algo mais, mas como você disse, as crianças e adolescentes que estiverem começando na leitura poderão se identificar mais. Muito bom a resenha e sua sinceridade.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ola Kris lindona gostei muito da premissa do livro adoro livros infanto juvenis, gosto da leveza da leitura, adorei saber dessa visitante inusitada e por destacar espaços culturais de São Paulo. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in