Sinopse: Autor dos cultuados Guia de sobrevivência a zumbis e Guerra Mundial Z, Max Brooks apresenta em O desfile da extinção uma coleção de relatos do pós-apocalipse zumbi. A coletânea eleva a literatura zumbi a um novo patamar, no qual a história dessas criaturas se cruza com comentários políticos irônicos, referências históricas e geográficas notáveis, tudo com o humor afiado que caracteriza a obra de Brooks. No conto que dá título ao livro, o leitor se depara com um iminente embate entre zumbis e vampiros. Afinal, como os chupadores de sangue reagirão ao perceber que os mortos-vivos estão acabando com seu alimento?
Título: O Desfile da Extinção e Outras Histórias de Zumbis
Autor: Max Brooks
Editora: Rocco
Editora: Rocco
"Os zumbis são um fenômeno global, a lente perfeita para examinar o colapso da sociedade. (...) São uma ameaça existencial, um dizimador e têm a capacidade de expor nossas fraquezas suicidas."
Este livro de Max Brooks, comprei (além de amar tudo sobre zumbis) mais pelo preço, e apesar da fama dele por causa de seus outros dois livros "Guerra Mundial Z" e O Guia de sobrevivência a Zumbis", não li com aquela expectativa, tipo: Ah! Vou ler algo do Brooks, o cara é fera sobre zumbis! Não, não estava esperando grandes coisas. Apesar de que, bem lá no fundo, eu esperava muito mais desse livro. Imagino que os outros livros sejam melhores, sem dúvidas, mas este aqui, meus caros, não conseguiu me prender em nenhum momento, me deu sono e tédio, e olha que é pequeno hein! Quase uma edição pocket, e bem fininho. A vantagem é que tem orelhas!!! (Aplausos para a Rocco)
É indiscutível que a escrita de Brooks é muito boa, mas para mim, o livro não "funfou". São quatro contos, na verdade, dois contos e dois relatos, que me parece, deveriam estar no livro Guerra Mundial Z. Pra não falar que o livro é de todo chato, a introdução é muito boa, achei a melhor parte!
"Estivemos de olhos fechados para isso! Estivemos COMEMORANDO! Nos últimos anos, estivemos alegremente dançando em um desfile para nossa própria extinção!"
A narrativa é cansativa, esperava muito mais ação, no entanto, as descrições são monótonas e os diálogos apagados. Parecia muito mais a parte da teoria do que a prática em um apocalipse zumbi. Eram muitos pensamentos a respeito sobre o ser humano, ou como o mundo se encontrava, e sobrava pouca adrenalina. Eu já tinha dito que essa frase da introdução de Brooks definia o porquê eu curtir histórias de zumbis, sobre o comportamento humano em situações de perda ou perigo, mas não precisava filosofar tanto! Pra vocês terem uma ideia, quando terminava um conto e começava o outro, já nem me lembrava de nenhum detalhe marcante do anterior. Nenhum deles era memorável. Apesar de que o terceiro, ainda se sobressaiu mais e daria um ótimo filme se bem trabalhado.
"A carabina estalou vazia pouco antes de cair o último zumbi, e com um leve triturar e uma explosão, cento e quarenta e seis cavalos trovejaram pela rampa."
O conto que mais se destacou foi o que leva o nome do livro: "O desfile da extinção". Que é narrado por um vampiro que teme que sua raça acabe quando todos os zumbis tiverem conseguido eliminar os humanos. Ele também vive um caso de amor com outra vampira. Foi interessante, e daria uma boa história para assistir. Mas também, nada que tenha me deixado fascinada. Não sei se foi por causa da correria que li (pois participei de uma maratona), que não consegui me concentrar tanto no livro, e talvez tenha me desanimado com a leitura. Enfim, na dúvida se era realmente isso, procurei críticas no skoob para saber se eu era a única, e para minha surpresa, várias pessoas não ficaram contentes com esse livro. Mas, como é um livro curto, eu pretendo (bem mais pra frente) relê-lo. E quem sabe, mudo um pouquinho minha visão, não é? Então, algum de vocês já leu esse livro? O que acharam? Conta pra mim! Beijos da Sa!
Oiie
ResponderExcluirPoxa, que dica ótima, eu gosto de histórias de zumbis então fiquei beeeem curiosa pela leitura, acho que eu gostaria de ler apesar de não ter funcionado muito bem para você haha mas vou sem muitas expectativas
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Essa é o tipo de resenha que me ajuda a ter certeza que não estou perdendo nada ao não dar atenção para esse livro.
ResponderExcluirQuer dizer... Estou entrando no mundo dos zumbis agora (e comecei bem de leve já que li um romance e uma distopia e ainda nem sei ao certo se gosto dos zumbis ou não...rs) e não sou muito fã de contos.
Aí você comenta que o livro é um tédio que deu sono, que não são memoráveis e os diálogos ficaram com uma nota tão baixa que desanimei total. Então... Obrigada pela resenha!
Beijinhos,
Lica
Amores e Livros
Oiii tudo bem?
ResponderExcluirEntão eu meio que fujo de livros sobre zumbi ou similares rsrsrs
Sou medrosa eu sei ><
Mas está ótima sua resenha. Parabéns.
Beijos
Kah Fernandes
Booksandcarpediem.blogspot.com.br
Oi,
ResponderExcluirNão curto livros desse estilo!! Parabéns pela sinceridade ao dizer que o livro te deu sono!!! Ainda to tentando entender como um livro de contos consegue ficar chato! hahaha
Bjs!
Fadas Literárias
Ahhhh.... vim ler sua resenha crente que ia encontrar você fascinada com o livro :(
ResponderExcluirQue pena que o livro não é tudo isso. Também adoro zumbis mas acho que mesmo que o livro fosse bom eu não leria, não sou muito de contos e tal. Ainda preciso ler Guerra Mundial Z! Eu vi o filme e achei legal, mas creio que o livro será melhor hahah Se ler não deixe de contar o que achou! Vou ficar de olho.
Um Metro e Meio de Livros
Ola Sabrina eu já não sou fã de livros com Zumbi ainda mais com uma narrativa, um pouco lenta e muitas descrições, uma pena o autor errar nessas dosagem, tudo bem que certos livros pedem maiores detalhes mas não pode deixar a leitura maçante . Dessa vez vou deixar a dica passar. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Amiga eu sinceramente não curto esse gênero de livro
ResponderExcluirEu sinceramente corro deles ! hahahahaha
Mas mesmo assim é uma ótima dica para quem gosta, até porque a estória parece ser muito boa.
Mas eu mesma não compro livros assim para colocar na minha estante. Curto mais leituras leves e sem ter violência, porque eu sou do tipo que gosta de coisa mais fofa =x
http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-insones.html
Oiiie, tá boa?
ResponderExcluirSabe, deixo passar essa dica, não leio livros de zumbis e tal, morro de medo rsrs E acho se eu for ler, vai ser uma leitura arrastadas, então prefriro ficar com os meus romances rs
Beeijos
Amantes da Leitura
Olá!
ResponderExcluirEu nunca li nenhum dos livros desse autor. Só vi o filme Guerra Mundial Z. Eu nunca li um livro de zumbi, acho que lendo não me prenderia, mas ver filme de zumbi eu amo. Pena que esse livro não te prendeu, mas acontece nem todos os livros vão ser perfeito né.
Adorei a sua resenha.
Beijinhos!
http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/
Oie, tudo bem?
ResponderExcluirDessa vez, a indicação não me enche os olhos. E não curto esse tema, não consigo gostar de zumbis e toda essa cena que os envolve. Já tentei ler, mas realmente não me atrai. Entretanto, sua resenha está ótima. Parabéns pelas palavras e pela sinceridade.
Beijos,
Dai | www.cheirodelivronacional.com.br
Você não vai acreditar, mas eu nunca li nada sobre zumbis e acho que este livro não faz muito meu estilo!!!
ResponderExcluirAmo o jeito que você avalia a leitura!!!!
Meu Amor Pelos Livros
Beijos
Olá, Sabrina.
ResponderExcluirEu nunca li nada do autor, então pode ser que eu goste por não estar esperando nada dele. Mas fiquei na duvida. Apesar de gostar de livros de zumbis, não gosto de livros parados. Ainda mais se são contos. Como são curtos tem que ser muito dinâmico para conseguir me conquistar. Mas releia mais para frente, quem sabe você mude de visão hehe.
Blog Prefácio
Não sou de ler coisas assim assustadoras, hehe Queria tanto gostar, mas não vai.
ResponderExcluirMas gostei da sua sincera opinião, hehe Parabéns, pela resenha!
Beijos
http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br/
Oi Sabrina, que pena que o livro não era tudo o que você esperava. Apesar de tudo eu estou com muita curiosidade para lê-lo, eu gosto de tudo que envolva zumbis e espero ter a oportunidade de ler o livro um dia desses e ver o que acho dele.
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Oi!
ResponderExcluirÉ tão ruim quando um livro não alcança nossas expectativas.
Mesmo assim, gostei da resenha, mas não pretendo ler.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Não gosto do gênero, então não leria de qualquer maneira. Mas quando vi o título pensei em dá-lo de presente para o meu sobrinho, que adora essas histórias. Ao terminar de ler a tua resenha fiquei desanimada, pois se essa leitura é cansativa para nós, imagina para um menino de 11 anos! Ótima resenha!
ResponderExcluirhttp://leituras-compartilhadas.blogspot.com.br/
Se para você que gosta de zumbi não gostou muito, imagina pra mim que não sou fã desse tipo de estória.
ResponderExcluirGosto muito de vampiros, mas não sou fã dos mortos-vivos. Não compraria.
Mas pelo fato de não gostar, não quer dizer que eu n gostei da sua resenha. Você foi bem sincera e soube mostrar bem sobre o livro.
Bjuxxx
Ooi,
ResponderExcluirEu tenho muito pouco interesse em livos que falam de zumbis kk e se você que gosta achou a leitura lenta... deixo a dica passar.
Vitória Zavattieri