Destaques

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

✓ Resenha: Uma Curva no Tempo - Dani Atkins






Sinopse:
Uma Curva no Tempo - A noite do acidente mudou tudo... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel está desmoronando. Ela mora sozinha em Londres, num apartamento minúsculo, tem um emprego sem nenhuma perspectiva e vive culpada pela morte de seu melhor amigo. Ela daria tudo para voltar no tempo. Mas a vida não funciona assim... Ou funciona?
A noite do acidente foi uma grande sorte... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel é perfeita. Ela tem um noivo maravilhoso, pai e amigos adoráveis e a carreira com que sempre sonhou. Mas por que será que ela não consegue afastar as lembranças de uma vida muito diferente?


Título: Uma Curva no tempo
Autora: Dani Atkins
Editora: Arqueiro
Páginas: 256
Melhor preço: R$ 18,70 Saraiva 

"Não existe garantia de nada na vida, Rachel. Acidentes e doenças acontecem, não podemos fazer nada em relação a isso. (...) Mas não podemos deixar isso reger nossa vida." (p. 229)

Aperte o Play e ouça essa música que tem tudo a ver com a leitura:


Uma Curva no tempo foi uma leitura extremamente agradável e surpreendente, não que eu não esperasse que o livro fosse bom, eu sempre espero isso das minhas leituras, mas porque a história correu para um rumo que eu não havia cogitado inicialmente.

Vou explicar pra vocês...

No inicio do livro conhecemos a narradora do livro Rachel, ela escreve uma história, buscando que isso a faça ter sentido, ou provar que ela não está louca. E nessa sua história somos apresentados a um grupo de amigos que estão se despedindo do colegial rumo a universidade. Eles são 7, 3 garotas e 4 garotos: Rachel, Jimmy, Matt, Sarah, Cath, Trevor e Phil, mas para a narrativa os mais importantes são Rachel, Jimmy e Matt, ai você me pergunta: um triangulo amoroso? Poderia até ser, mas não por enquanto, você terá preocupações mais importantes nessa história. Voltando ao assunto, todos são amigos de longa data que conviveram juntos durante muito tempo, mas que agora seguirão por caminhos diferentes e para essa despedida marcaram um jantar, o ultimo jantar antes de uma nova vida. 

Eles nem imaginam a ironia por trás dessas palavras, uma tragédia iminente ronda aqueles jovens, em outro ponto da cidade um jovem roubou um carro e está fugindo da policia, ele perde o controle do veículo e invade um restaurante. Exatamente o restaurante onde o grupo de Jovens está se despedindo e a mesa deles está exatamente em rota de colisão. Todos conseguem fugir e se colocar em um lugar a salvo, exceto Rachel que fica presa entre as mesas e cadeiras, mas quando ela dá tudo por perdido e a morte como algo iminente Jimmy volta e a tira do perigo, mas não tem tempo de se tirar do perigo.

5 anos depois...
A vida de Rachel depois do acidente, tornou-se uma calamidade, ao invés da tão esperada carreira de jornalista ela virou secretária, seu rosto está parcialmente desfigurado por um alonga cicatriz, seu pai está com câncer e ela agora precisa voltar até sua cidade natal, para o casamento de Sarah. E ela nunca havia voltado lá depois do acidente. Uma vez na cidade ela visita a mãe de Jimmy e recebe algumas revelações que não consegue digerir, vários locais lhe trazem lembranças dolorosas, mas nenhuma delas é tão dolorosa quanto ver todos os amigos reunidos num jantar, todos menos um...
Rachel fica então abalada emocionalmente e num rompante ela resolve ir até o lugar onde seu amigo está enterrado, sozinha, no meio da noite, lá ela passa mal e quando desperta algo estranho acontece.

Ainda 5 anos depois (Mas, não os mesmos 5 anos)...
Rachel desperta no hospital, com um grande ferimento na cabeça e uma grande confusão, tudo está diferente na sua vida. Seu pai está curado do câncer (que ele diz que nunca teve), ela está noiva e o mais estranho de tudo Jimmy está vivo! De uma coisa ela está certa, aquela sem dúvidas não é a sua realidade, aquela é uma realidade muito melhor. Será que ela deve tentar voltar à sua realidade imperfeita? E Você voltaria?

Como eu falei inicialmente Uma Curva no Tempo, foi uma leitura surpreendente, mas posso acrescentar que também foi encantadora e emocionante. Os primeiros capítulos me deixaram muito confusa e curiosa para entender o que havia acontecido com Rachel. O que a levou a viver nessa espécie de realidade paralela, muito melhor do que a sua? Talvez uma fenda no tempo? Isso me instigou a devorar o livro rapidamente e mesmo quando eu desvendei esse mistério antes do fim do livro, ainda o achei admirável, original e surpreendente. A temática abordada pela autora é muito interessante, impactante e lúdica. Nos leva a refletir até sobre a nossa própria vida e como agiríamos se fosse nós naquela situação. Para mim, um livro que me leve a esse tipo de reflexão é sempre bem vindo.

A Escrita da Dani é arrebatadora, sua narrativa é jovial e completamente clara. Seus diálogos, são legais e bem interativos. O livro possuí vários personagens, dentre esses poucos são primordiais para a trama, mas não achei isso um problema, pois esses que são importantes foram muito bem elaborados e se tornaram extremamente cativantes. As locações relatadas no livro são descritas de tal maneira que é como se estivéssemos lá. Não gostei muito da capa, pois apesar dela ser muito bonita e depois que lemos a história percebamos que ela tem haver com o enredo, numa primeira visão ela vende outra imagem da obra, já que esse estilo de design é maus utilizado para chiclits, eu acho que o livro merecia uma capa mais realista e que condissessem com o peso do enredo.  


Enfim, Sem dúvidas essa foi uma grande estreia da Dani Atkins, eu sem dúvidas vou querer conhecer mais obras da autora, pois ela me encantou emocionou realmente. Sem dúvidas recomendo a leitura. Leia vocês iram se surpreender, tenho certeza. Espero que tenham gostado da resenha.
(Desculpem a falta de imagens, ainda estou sem câmera. )

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Oi Kris!

    Eu fiquei muito curiosa qdo o livro foi lançado, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo.
    Adorei sua resenha, só me deixou mais curiosa qto ao enredo do livro! Espero poder conferir em breve!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Oii! Eu também ameeei o livro! Adorei mesmo! Fui surpreendida com o final, e láááááááágrimas correram quando cheguei nas últimas páginas!
    Beiijos!
    Angelica.
    www.angelicabrunatto.com.br

    ResponderExcluir

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in