Destaques

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

✓ Resenha: A Fofa do Terceiro Andar - Cléo Busatto

Sinopse: Primeiro juvenil da escritora Cléo Busatto, autora de mais de 20 livros, a maioria infantis. A fofa do terceiro andar é a história de Ana, uma menina acima do peso, mas cheia de opinião, que se muda para uma escola nova, começa a sofrer bullying dos colegas e acaba desenvolvendo uma depressão. Quando o ano recomeça, ela muda de turma e conhece um menino que não se importa com o peso dela e eles começam a namorar. A família dele é meio hippie e ele ensina a ela que, mesmo fora dos padrões ela é bonita.
Título: A Fofa do Terceiro Andar
Autora: Cléo Busatto
Editora: Galera Júnior
Pág. 144
Melhor Preço: R$ 12,50
Classificação: 9,0 (Ótimo)





"Meu nome é Ana, mais conhecida como a fofa do terceiro andar. Para começar, quero que saiba que odeio este adjetivo. Odeio todos os adjetivos."

Ana é uma garota diferente : acima do peso e com um amor imenso pela escrita e leitura. O livro A Fofa do Terceiro Andar é uma espécie de diário em que a garota expõe seus sentimentos e também narra um pouco do seu dia a dia. Trocando termos, é uma história sobre autoconhecimento adolescente e tudo que pode acontecer em três anos na vida de uma garota cheia de sonhos e objetivos.

"Enquanto as meninas da minha idade vão passear com as amigas no shopping, prefiro ficar em casa, lendo."

Bullying, convívio escolar e familiar são os principais temas no comecinho, mas logo se desdobram em uma história cheia de aventuras felizes e outras nem tanto. Os dramas diários de Ana pela falta de auto aceitação conseguem se transformar em aprendizados não só para a personagem, mas para o leitor também. Os seus problemas com a balança são motivos de brincadeiras maldosas e acontecimentos vergonhosos que abalam o jeitinho alegre da garota e a leva a questionar os comportamentos alheios e os motivos de exercerem tanta importância em sua vida, por mais que ela não deseje isto.

O surgimento de um amigo e sua família trazem mais cor para a vida da protagonista, além de situações e lugares que ela não conhecia. Eu sou apaixonada por histórias que têm personagens que aparecem para mudar a vida de um outro, sempre é uma surpresa, do tipo que eu adoro. Sem dúvidas, um colega de classe mostra um mundo diferente e muito mais bonito do que Ana poderia imaginar.

Não deixo de sentir surpresa ao ler bons livros infanto juvenis, e ficar muito feliz em saber que têm boas histórias à espera dos que as desejam. Inclusive, este não é o primeiro livro que leio da autora. Li inúmeras vezes Dorminhoco na biblioteca da minha escola, quando era criança. E sinceramente, continuo extasiada com sua forma de escrever. 

Conjuntamente, a ambientação do livro me agradou muito. O ambiente escolar livra-se daqueles clichês como grupinhos e fofoquinhas, justamente pelo fato de Ana evitar participar de ambos. Além do novo modo de abordar a escola, a relação familiar é bem diferente do que já li. Nem a pintura da família perfeita, nem a visão do caos: simplesmente pais e filha convivendo em harmonia. Não posso esquecer de falar da fofura que é a relação da garota com sua gatinha Mia, eu que sou amante dos felinos achei um amor essa cumplicidade.

"Eu descobri que devemos olhar nos olhos das pessoas quando conversamos. Se elas não falam dos sentimentos com palavras, falam com o olhar."

Eu sou fã de livros engraçados, e esse me rendeu algumas risadas, além de momentos tristes e surpresa. É um livro completo, principalmente com a nova vida que a Fofa ganha do meio para o fim. Além disso, a recuperação de Ana com a perda de peso e um amigo novo muito especial tornam o desfecho inesperado e mais amável que a fofa do terceiro andar.

Portanto, não é um livro apenas sobre bullying ou autoestima. É um livro inspirador, para todas as idades, que nos faz refletir algumas atitudes nossas através das proezas de Ana.

● Capa e Diagramação: Não queria deixar este ponto se perder, pois o livro me ganhou pela capa. A ilustração e a parede de tijolos aparentes me agradaram tanto quanto as fontes escolhidas. Mas não é só por fora que o livro é incrível, por dentro uma fonte simples mas diferenciada traz todo o conteúdo, dando um charme a mais.




Comentários via Facebook

3 comentários:

  1. Olá Mylane,
    Gostei muito da sua resenha e devo confessar que sempre vi esse livro como um tanto quanto reflexivo e completo.
    Gostaria muito de conhecer a Ana e ver sua história de superação, acho que deve ser incrível.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  2. Eu quero esse livro, e que capa linda é essa? Amei a sua resenha <3

    Ps: Não conhecia seu blog, mas achei ele lindo <3

    http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Fiquei louca por este livro! Muito lindo :) BJS
    Ficaantenada.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in