Sinopse: Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.Título: A Playlist de Hayden
Autora: Michelle Falkoff
Editora:Novo Conceito
Pág. 288
Melhor Preço: R$ 20,90
Classificação: 9,3 (Ótimo)
Sam e Hayden são melhores amigos e frequentam uma festa, e no dia seguinte Hayden é encontrado morto após suicidar-se. A Playlist de Hayden conta a vida de Sam após a perda do melhor amigo, e aos poucos são feitas alusões ao passado e a boa amizade que tinham e do bullying que sofriam, além do caos no Ensino Médio.
"Talvez o problema fosse todo esse conceito de pertencer a um grupo. Assim que mais de duas pessoas se envolvem em algo, muitas coisas podem dar errado."
A capa remete à um romance, mas nos primeiros capítulos tudo o que recebemos é a narrativa de Sam, que por nenhum momento realmente explica o que ocorreu na noite em que Hayden cometeu suicídio. Tudo o que lhe foi deixado foi uma playlist com músicas boas, que aparecem logo no começo de cada capítulo e que também são citadas no decorrer da trama.
O livro traz muitos temas além do bullying e suicídio. Nele eu encontrei boas músicas e citações de elementos da cultura geek como The Walking Dead, Mage Warfare, Star Wars, Star Trek e Donnie Darko. Além disto, para aqueles que não conseguem escutar música enquanto leem, o título das músicas vêm traduzido nas notas de rodapé.
Apesar de ser o livro de estreia de Michelle, ela sabe lidar com o coração do leitor. Ela soube dosar bem mistério, aventura e momentos reflexivos. Sua habilidade resultou em um livro multifacetado no qual você encontra cultura, amor, drama e muitos momentos que deixam o coração na garganta com o misterioso Arquimago_Ged.
O Arquimago_Ged é o login que Hayden usava no jogo de RPG que jogava com Sam. E misteriosamente a conta começa a enviar mensagens à Sam... E isso deixa não só o Sam apático, mas qualquer um que lê o livro!
"Quer dizer, eu sabia que isso era impossível, mas ainda assim o jeito daquela pessoa era muito parecido com o dele, me zoando por um tempo e logo voltando a ficar sério, em especial quando percebia que eu começava a me irritar. Meu coração começou a bater acelerado."
A partir daí, Sam acaba por decidir viver mais a vida real e conhecer novas pessoas. Dentre estes amigos, os que me conquistaram foi a Astrid e o Eric, já que a personalidade irreverente de ambos se parece muito com a minha.
A forma como Michelle inclui os novos personagens em um clímax e final inesperados, me fez desejar que a editora traga mais lançamentos da autora para o Brasil.
Oi Mylane!
ResponderExcluirEu já queria este livro por se tratar de música. Agora, depois da sua resenha, simplesmente necessito! Estou lendo um livro parecido, e que está me deixando doida! rsrsrsrrs Adoro!!! rs
Bjo bjo^^
Estou querendo muito ler o livro, parece ser muito bom e é do tipo de gênero que eu gosto(além de que a capa é muito linda e que amo livros que tenham playlists e coisas relacionadas com músicas).
ResponderExcluirOi Mi,
ResponderExcluireu curti muito a leitura, apesar de bem adolescente
a temática do livro é forte e marcante e nos faz refletir sobre
o bullying, o descaso dos pais e as consequências que isso tem sobre
os filhos. Gostei muito da tua resenha.
Beijos