Destaques

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

✓ Resenha: Se Eu Ficar - Gayle Forman

Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 
Título: Se Eu Ficar
Autor: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Pág. 224
Melhor preço: R$14,90 EM OFERTA!
Classificação: 9,1 (Ótimo)


Se eu ficar nos faz refletir sobre como todos os momentos de nossa vida são importantes, pois em uma questão de segundos tudo pode mudar, que o destino tem grande influencia em nossas vidas e se está em nossas mãos mudá-lo ou deixar correr seu curso. Será que temos realmente esse poder de escolher entre ir e ficar?

Mia só tem 17 anos, é uma promissora musicista, adora tocar violoncelo e tem um futuro brilhante pela frente. Com uma família muito amorosa, moderna e feliz e Adam, seu namorado que divide com ela o amor pela música, mesmo ele gostando de punk rock e ela música clássica sente que tem tudo que precisa.

Era um dia de folga inesperada, devido a nevasca as aulas foram canceladas e o pai de Mia, que era professor, propôs a família um dia de passeio e diversão. Todos estavam muito empolgados, iriam passar o dia na casa de amigos e a noite passariam na casa dos avós de Mia, mas uma tragédia mudou seus planos. Um caminhão bateu de frente com o carro em que eles viajavam. Seus pais morrem na hora e ninguém sabe dizer o que aconteceu com Teddy, seu irmão mais novo.

"Quando acabaram as notícias, mudamos para a estação de música clássica. Ouço as primeira notas da Sonata para violoncelo numero 3 de Beethoven, que era exatamente a peça que eu deveria estar praticando esta tarde. Parece um tipo de coincidência cósmica. Concentro-me nas notas, imagino-me tocando, sinto-me grata pela oportunidade de praticar, feliz por estar em um carro quentinho com a minha sonata e a minha família. Fecho os olhos."

Este trecho do livro é muito emocionante parece que Mia estava pressentindo que algo ia mudar, aquele momento ali seria o último que ela passaria com sua família, é de arrepiar. 

Agora em coma, Mia consegue de alguma forma ver tudo que esta acontecendo ao seu redor, fora de seu corpo, e começa a reviver sua vida, suas memórias, o amor por sua família e por Adam. Por ser narrado em primeira pessoa, existem passagens do presente mesclados as lembranças do passado. Vê o sofrimento de seus familiares e amigos aguardando notícias, ela sente que tem que tomar uma decisão: ir junto a sua família, ou permanecer viva sem seus amados pais e seu irmãozinho, será que esta decisão teria que ser dela mesmo?

Existe entre os personagens secundários uma enfermeira chamada Ramirez, que é a unica no ambiente hospitalar e se importa de verdade com ela alem do estado clínico, sempre verifica sua higiene e lhe dar um bom dia pela manhã.

“Você acha que cabe aos médicos, aos medicamentos e as máquinas, mas se você fica ou se você vai, a decisão é sua.”

Uma história é comovente, acompanhar a agonia de Adam em vê-la ali, em coma na cama, fazendo de tudo que lhe é possível para trazer-la de volta. Acompanhar o desespero dos familiares no medo de perder Mia é tocante. Mas quero ressaltar que apesar do grande falatório a respeito desse livro, eu mesma não estive a par, e não criei expectativas demais ao lê-lo e talvez por isso se tornou uma boa leitura, mas nada muito além das expectativas para o gênero.

"Eu quero que você fique mais do que já desejei qualquer outra coisa na minha vida."

O livro é bem curtinho, para se ler de uma vez só. É bem empolgante, e reflexivo. O final deixa o gancho para o próximo, que se chama "Para Onde Ela Foi", que também será publicado pela editora Novo Conceito em Outubro.
Para quem tiver interesse, está para ser lançado o filme (do qual se retrata na capa) no dia 04 de Setembro no Brasil.

Este livro já havia sido lançado aqui no Brasil pela editora Rocco, mas eu não cheguei a ler aquela edição e não consigo fazer comparações, porém preciso dizer que a diagramação da Novo Conceito está impecável, as folhas do livro são lindas todas com desenho de partituras musicais, a capa é a mesma do filme, muito bonita e tem tudo a ver com a história.


Comentários via Facebook

16 comentários:

  1. Olá :D
    Comecei a ler esse livro ontem e ainda não sei o que pensar dele rs.
    Adorei a resenha e o sentimento que foi imposto nela. De fato, assim que comecei a ler, percebi que seria um livro totalmente reflexivo e eu amo livros assim. Espero gostar do livro.
    Adorei a resenha.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Karen!

    Meu Deus, acredita que fiquei toda arrepiada! Pois é.... eu comprei este livro na Bienal e pretendo lê-lo logo, achei a temática diferente e claro, quero assistir ao filme, mas antes, vou ler o livro!
    Parabéns pela resenha! Bom saber que vc gostou! Em breve lerei o meu tbm!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. A resenha me deu mais vontade de ler. Eu não sabia que tinha uma continuação, quero muito ler.
    Beijos

    https://achadosnaestante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, não sabia do tamanho da intensidade deste livro. mais do que nunca vou lê-lo! Parabéns pela resenha!!! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oii! Awnnnnn estou muito curiosa para ler esse livro e ver o filme! Acho que vou acabar passando o livro na frente dos outros... Porque não vou aguentar ver todo mundo comentando dele e eu não ter lido ainda. hehehe Enfim, adorei a resenha! <3

    Um beijo!
    www.letras-e-cores.com

    ResponderExcluir
  6. Eu tive o prazer de ler esse livro, fiquei apaixonada pela história, um livro para refletir!
    Agora é esperar o próximo.

    Relíquias
    http://reliquiasaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie...
    Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas pretendo ler em breve para então poder assistir ao filme!!
    Gostei bastante da resenha e achei que a avaliação sobre ele foi bem positiva! Li algumas resenhas criticando bastante o livro e o pessoal falando que não achou tão emocionante assim e que esperava mais!! Isso me desanimou um pouco!!
    Mas agora dei uma boa animada novamente e acho que o livro será uma excelente leitura!!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Ainda não li esse livro, e não assistirei o filme enquanto não o ler haha..
    Todos dizem tão bem dele hehe, Aah e eu não sabia que a Rocco já havia publicado aqui no Brasil, vou olhar a capa para ver se é mais bonita hahaha..
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  9. Ola Karen,
    Eu gostei muito da sua resenha, por isso assim quando chegar o meu livro vou lê-lo logo, não tô aguentando de tanta curiosidade, esse livro ganhei em um sorteio e faz tempo que tô louca pra ler...

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  10. Oii Karen, tudo bem ?
    Comprei o livro recentemente, ,mas ainda não tive oportunidade de ler! Espero na próxima semana já estar lendo ..
    Amo livros que fazem menção a música, então imagina o quanto fiquei encantada com Se eu ficar ?!!
    É uma barra o que a Mia passa, afinal, ela pode escolher voltar, mas pra que? E sua família? Ela tem todos os
    motivos pra ir embora .. O que provavelmente eu irei amar no livro é a relação dela com o Adam ! Até chorei
    um pouquinho no trailer do filme, rsrs !
    Ansiosa pela leitura!! Beijo, beijo ;*

    ResponderExcluir
  11. Apesar de querer lê-lo, não pretendo fazer isso em breve, justamente para diminuir minhas expectativas. E também o mesmo a respeito do filme, não pretendo assistir enquanto não ler o livro, então vai demorar bastante. Mas, fico feliz que você tenha gostado, e outro teor bom que vou gostar é essa parte reflexiva dele.

    ResponderExcluir
  12. Olá Karen...Mais uma resenha super positiva em relação a este livro...Deste seu lançamento meu interesse por este livro é grande, apesar de estar fugindo de continuações, este foi um dos livros que com certeza vou ler, pois acho esta temática super atraente e depois de ver o trailer do filme minha curiosidade somente aumentou!!
    Adorei conferir a resenha e espero gostar assim como você!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Não sabia que o livro já havia sido lançado pela rocco , quero muitooo ler esse livro , adorei a resenha e já imagina que acontecia alguma tragedia , gostaria muito de ler o livro antes de assistir o filme ,mas nao possooooo comprar mais livros meu Deusss o tentação !!!!! Foco Michele Foco Michele kkkkkkkkkkkkkk . Bjuss

    ResponderExcluir
  14. Tem muita gente dizendo que conseguiu ler em um dia, a leitura deve ser muito fácil e gostosa. A capa eu achei linda, e os detalhes nas folhas também.

    ResponderExcluir
  15. Ola , estou doida por este livro , falam muito bem dele , e o filme ja esta quase saindo do cartaz e ainda nao fui ver :'( dizem que o filme é mlhr qe o livro , preciso ler e assistir para tirar a prova rsrs , otima resenha !

    ResponderExcluir
  16. Eu ganhei esse livro na promoção da Novo conceito e amei, ele é muito emocionante.
    É um dos meus favoritos, ainda não assisti o filme mas pretendo assistir em breve.

    ResponderExcluir

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in