Destaques

terça-feira, 5 de agosto de 2014

10 Dicas para blogueiros literários não queimarem o próprio filme!


Após ter feito uma crítica ácida aos nossos autores, não poderia deixar de falar sobre uma massa de blogueiros que vem surgindo. Para minha surpresa, e total descrença, logo após postar aquele texto recebi um inbox de um pseudo blogueiro com a seguinte proposta: "- Sou blogueiro e quero fazer parceria. Minha regra é que me envie um livro e como pagamento divulgo". 

Caramba! Esse blogueiro é tão profissional que não se deu nem ao trabalho de ler meu perfil! Não notou que o Fundo Falso é um blog e não um livro! Acredito que julgou o fato de existirem vários autores entre meus amigos e logo descarregou sua mensagem automática.

E ai eu me pergunto, como posso julgar os autores com esse tipo de comportamento de meus colegas? Blogueiros assim mancham a imagem de todos os outros.

Você que está começando agora (ou não) seu blog, leia essas dicas abaixo e as aplique, com certeza o sucesso virá, não hoje, mas um dia virá. E quando digo sucesso me refiro também a satisfação particular em blogar.


1. Nunca, jamais envie uma mensagem automática para alguém. É extremamente desagradável e faz as pessoas parecerem números. Sejam autores, leitores ou outros blogueiros.

2. Não saia pedindo parceria a todos os autores que encontrar pela frente! Isso é abominável! É explicito que você quer ganhar livros ao invés de trabalhar sério em sua divulgação. Você queima seu filme e leva muita gente junto.

3. Quando for solicitar uma parceria, não saia exigindo nada! Quem pede a parceria não está em posição de impor! Aqui vamos cair no mesmo pensamento que tentei transmitir no texto anterior, autores precisam selecionar os blogs com quem quer trabalhar, sendo assim, irá disponibilizar obras a todos e não acumular parceiros que não fazem o trabalho bem feito. Ninguém transmite credibilidade sobre uma indicação da qual nem faz ideia do que se trata. Vejo muitos blogueiros divulgando autores e nem ao menos sabem sobre o que escrevem. O objetivo nesse caso é único: o autor propôs um sorteio entre 100 parceiros, e esse blog infeliz fica divulgando a torta e direita qualquer coisa só para participar do sorteio. Fala sério pessoal? Isso é horrível! Tenha dignidade, precisamos cortar esse mal pela raiz. Faça por merecer, se esforce para um dia seu blog ser um escolhido pelo autor e você poder dizer de boca cheia, eu trabalho da seguinte forma, aceita? Sendo assim, bom para ambos.

4. Não fique divulgando seu blog no post de outros blogueiros. Isso é tão horrível quanto pedir livros. Vira e mexe eu entro no meu blog e pego comentários assim: "- Oi, adorei a resenha, vai lá no meu blog." Gente, isso não é divulgação! Isso faz eu nunca querer entrar no seu blog! Divulgação de blogueiro começa aos poucos, principalmente nas redes sociais para seus amigos, não pense que criou o blog hoje, e amanhã terá 10k de visitas! É crescente como tudo na vida.

5. Divulgação em Skoob... Muita gente detesta, muita gente gosta. Fica difícil de dizer. Acho justificável quando o blog entra em contato com um leitor e educadamente oferece um link para sorteio de um livro que ele deseja... Mas mais que isso já acho excessivo. Oferecer link com resenha não é necessário, mesmo porque você pode postar sua resenha por lá, tem um espaço para isso onde inclusive você pode colocar o link do seu blog. Mais organizado e menos expansivo.

6. Grupos no Facebook. Pelo amor de Deus, não saia colocando todos seus amigos nele! Isso vale para escritores também. É insuportável ter de sair de vários grupos todo dia... Divulgue na sua página, deixe que as pessoas se interessem pelo seu trabalho e entrem no seu grupo por vontade própria.

7. Seja criativo! Um blog não vai viver de apenas resenhas. Você precisar escrever sobre outras coisas, ter um foco secundário, interagir com colegas, com leitores. Textos fora do mundo literários são bons as vezes, sinto falta de coisas diferentes em muitos blogs.

8. Não fiquem de mimimi xingando as editoras das quais não consegue parceria. Isso, em primeiro lugar, queima seu filme com a editora, em segundo lugar, vou explicar porque editoras fazem parcerias.
As editoras usam de vários meios de divulgação, e uma das que trás maior custo x beneficio é a parceria com blogueiros, isso, como já disse, tem um custo menor que outras mídias de divulgação. Por tanto, quando uma editora se torna parceria de um blog, o objetivo dela é o maior alcance de pessoas. Por isso quase sempre são selecionados os mesmos blogs, pois são os mais visualizados, os que escrevem melhor. Não adianta você dizer que as editoras deveriam dar chance a outros blogs, porque o objetivo deles não é dar livros grátis, não é ajudar você a ser mais visualizado, é apenas vender mais livros. Não adianta reclamar, trabalhe e faça do seu blog algo profissional que as editoras te darão a oportunidade. 
Só para exemplificar bem, eu fiz um ano apenas de Publicidade e Propaganda, mas acredito que quem se formou possa confirmar; sabe aqueles quadros da tv onde o apresentador doa uma reforma, ou algo do gênero para um cidadão sorteado? Dai a construtora vai lá e reforma tudo de graça? Não é porque eles querem ajudar não, é porque doar todo aquele serviço fica mais barato que colocar um comercial em horário nobre. Então a emissora propõe esse tipo de "parceria" que engrandece os dois lados. Chocante não?

9. Conseguir seguidores de forma desonesta. Estou falando daqueles sites de "ajuda" mutua, onde eu sigo você e você me segue sabe? Existem sites que até cobram por isso, o valor x equivale a tantos seguidores (isso para Facebook, Twitter, Youtube...). Esse seguidores não tem valor nenhum, pois a maioria são fakes. Ninguém vai ver seu trabalho com isso, a única coisa que ganhará são números. E sei que muitos fazem disso para conseguir parcerias. Essa atitude só desvaloriza o seu trabalho, é feia e enganosa.

10. E por último, nunca tire os créditos de alguém. 
Você viu um texto do qual gostou e queria publica-lo também? Ótimo, não tem problema desde que você acrescente a fonte de onde o retirou e de os devidos créditos. Plágio é crime, e você pode até responder a um processo! Sempre que precisar coletar informações, pegar referencias ou até mesmo fotos com direitos autorais, credite. De valor ao trabalho do outro para ser valorizado.

Bom, é isso, se seguir essas dicas com certeza está no caminho certo. E nunca se esqueça, o seu direito termina onde o do outro começa.

Comentários via Facebook

42 comentários:

  1. Oi Andréa!!!!!

    Adorei! Sempre me apego a isso para continuar blogando e merecendo os contatos que recebo... acho que essa pessoa que te mandou este recado é o mesmo que mandou pra mim! kkkkkk
    Pois é... a pessoa nem te conhece e já te manda uma mensagem dessas... triste... por isso os blogueiros ficam tão mal falados!
    Obrigada pelas dicas, adorei o post! vc sempre sabe o que falar! Parabéns!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ana!!
      Ah fala sério, que recado é esse? Da vontade de entrar no note e estrangular...
      Você quem me deu ideia para esse post depois do evento da SDLN! Rs
      Bjus!

      Excluir
  2. Olá Andréa,
    Adorei as suas dicas e concordo com todas elas.
    Já recebi vários e-mails de blogueiros querendo parceria para que eu, blogueira, envie um livro, é muito incomodo isso;
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      É terrível né? Nossa eu fiquei indignada, se fosse escritora ficaria ainda mais!

      Bjus!!

      Excluir
  3. Oiii!!

    Adorei as dicas! Realmente... Vejo muita gente se queimando por agir de forma totalmente errada e anti-profissional. O que mais tem me incomodado recentemente é esse povo que vem comentar em algo seu, nem se dá ao trabalho de ler sobre o que você falou e já vem com 'me visita!' ou com 'segui, segue de volta?' Sério... Ninguém merece. Mas enfim! Como eu disse, adorei as dicas!! Um beijão! <3

    www.letras-e-cores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Dani!!!
      Pois é, pra mim mais vale um blog com 100 seguidores que seja original e honesto do que um com 10.000 que seja o oposto. Sempre irá existir os oportunistas, uma pena...
      Bjus!!

      Excluir
  4. PS: A-M-E-I a imagem da Luka no seu desktop! *-*

    ResponderExcluir
  5. Olá Andréa!
    Adorei as dicas, e infelizmente, já vi muito de coisas que você falou pra NÃO fazer. Mas fazer o que? Pirraça não vai adiantar, ter paciência e fazer por onde para ser reconhecido, não adianta forçar.
    Estou sempre lendo dicas que encontro em blogs para melhorar o que já faço. Enfim, parabéns! :D
    http://coisasoupalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor! Pois é, se você ficar meia horinha navegando pela blogosfera irá ver aos montes! Poucos fazem fama do dia pra noite, meros mortais assim como eu são felizes apenas por fazer! O que importa é que estamos no caminho certo!
      Bjus!

      Excluir
  6. Oi Andrea,

    Amei seu post, de verdade valeu d+ p mim que estou começando agora com o blog, como vc mesmo disse estou tentando fazer alguns posts diferentes de resenha, as resenhas acabam ficando um pouco cansativo.
    Muito obrigada pelas dicaS!

    Bjos!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Que bom que te ajudou, fico feliz! Tudo que você fizer aos poucos com certeza será melhor feito! Não tenha pressa e post o que você realmente gosta!
      Bjus!

      Excluir
  7. Oi Andrea, eu não li o outro texto onde você falou dos autores, porque tenho uma visão bem particular sobre parceria. Quando eu procuro o blogueiro é porque já analisei e sei que tem esmero e paixão pelo que faz, nestes casos, eu dou o livro com todo carinho. Sei que será bem tratado. Agora quando me procuram, costumo explicar como funciona a minha parceria que é fazer o preço do livro bem mais baixo do que eu mesma paguei, assim o blogueiro pode ler quando quiser e eu não fico em cima cobrando resenha. É a forma que achei para aguentar a demanda de blogueiros-pedintes que surgiu de repente.
    Em sua maioria envia inbox no meu face pessoal e nas páginas dos livros, com a mesma mensagem e exigindo dois exemplares: um para ele e um pra sorteio. Chega uma hora que isso cansa e não é desvalorização do autor para com os blogueiros, é porque não temos mais como separar joio e trigo. Do jeito que faço ali em cima, acabo descobrindo quem quer realmente ler porque gostou da sinopse e quem só quer encher a estante. Se engana quem pensou que vejo isso quando o blog aceita pagar, não mesmo! É pela postura. Já cheguei a dar livros a muitos que souberam entender meu posicionamento (que não sou rica) e foram super-mega-ultra carinhosos comigo. Então, vai da postura.
    Mas o oposto acontece mais, aqueles que não respeitam que eu não dou livro pra todos pelos pontos que você citou acima e saem me xingando, dizendo que não valorizo e blablabla; Infelizmente muitos são oportunistas e acabam queimando quem ama o que faz como blogueiro, assim como existem autores que queimam a nós, que tentamos ser coerentes e analisar cada caso.
    Beijão e desculpa o texto gigante. Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um ps.: sou blogueira também então estou dos dois lados. Aliás, comecei como blogueira antes de pensar em publicar.

      Excluir
    2. Olá Mari!
      Tudo vai de como é conversado, do que é dito antes. Pois existem sempre os dois lados. Tem autor ignorante que se acha o Paulo Coelho e também tem blogueiro que tem um pouco mais de seguidores que os demais e se acham o Skoob em publicidade... Então é saber analisar cada um com seus prós e contras!
      Bjus!

      Excluir
  8. Adorei as dicas!!! Tenho meu blog a pouco tempo e sei o quanto é difícil conseguir seguidores, parcerias, etc... e já deu pra perceber que sempre aquelas pessoas que querem se aproveitar da situação. Parabéns pelo seu blog! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gleyse!
      É mesmo, conseguir seu espaço, seus seguidores não é nada fácil. Mas o caminho, que eu acredito, sempre sera a sinceridade do que faz, e principalmente o amor que tem por isso!
      Sucesso!
      Bjus!

      Excluir
  9. Amei as dicas tenho um blog a 7 meses e as vezes fico confusa na maneira correta de divulgar e de lidar com parcerias obrigada bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!
      Seja sempre sincera, faça com amor e conseguirá todos seus objetivos! Essa é a dica principal!
      Bjus!!

      Excluir
  10. Dicas interessantes e que ajudam a diminuir a crescente onda de spam e conteúdos dispensáveis que infelizmente vemos em muitos blogs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Tiarles por compartilhar dessa minha opinião!
      Bjus

      Excluir
  11. Disse tudo! Concordo com boa parte que vc escreveu

    http://www.meianoitebr.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fabiany! Bom encontrar quem compartilhe de nossos ideais!
      Bjus!

      Excluir
  12. Olá, Andréa!
    Tudo bem?
    Não conhecia seu blog. Fiquei encantada com tamanhã organização e glamour. Sem contar a sua pura sinceridade ao comentar os fatos.
    Eu, como autora, já recebi mensagens automáticas de blogueiros "pedindo livros", como se eu tivesse a obrigação de sair doando por aí, a torto e a direito. Já fechei parcerias sim, mas também, em alguns casos, como este mesmo citado, simplesmente rejeitei, pois achei a pura falta de consideração. Sem contar que, ainda diziam: "puxa, queria tanto ler um livro seu...Não tem nenhumzinho para doar?".
    Fala sério!!! (risos).

    Adorei conhecê-la!!!

    Sucesso, sempre.
    Um grande beijo,

    Merari Tavares
    http://escritorameraritavares.blogspot.com

    http://minhanamoradavirtual.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Merari!
      Fico lisonjeada com seu elogio!!!
      Infelizmente a modinha de ler trouxe juntos alguns inconvenientes. Acho ótimo que ler esteja na moda, mas não gosto da moda de ter um blog para ganhar livros. É o que vejo muitos fazendo por ai. Sem dedicação alguma ao blog ou seus leitores, apenas querendo ostentar livros na estante.

      Sucesso para nós!
      Venha me visitar mais vezes!

      Bjus!

      Excluir
  13. Oie...
    Gostei bastante de sua sinceridade em relação à parcerias. Conheço o blog faz pouco tempo e já gostava bastante de frequentá-lo. Depois desse post gostei ainda mais, pois por ele dá para ver que vc não é somente uma pessoa oportunista e que está somente pensando em seu lado. Percebo que vc gosta mesmo do que faz e não se importa somente com os números, mas sim com a qualidade de seu trabalho e o que ele te proporciona (realização pessoal). Pretendo sempre acompanhar o blog! Parabéns pelo trabalho muito bem feito e pela honestidade com os leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michele! Nossa fico tão feliz por saber disso!
      Eu realmente gosto daqui, esse blog é uma parte (muito boa) da minha vida e pretendo manter aqui bem limpinho! Sinceridade só nós aproxima das pessoas de bem!
      Muito obrigado pelo carinho!
      Bjus!

      Excluir
  14. Adorei a postagem, muito útil e bem escrita! Concordo que é errado sair pedindo parceria apenas para ganhar um livro a mais, pois o blogueiro deve sentir vontade realmente de ler o livro e vontade de divulgar e compartilhar com os amigos e leitores. Acho que todos os blogueiros deviam fazer as postagens, resenhas, divulgações com carinho, por gostar mesmo, não para conseguir benefícios seja de editoras ou autores! :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani!
      Obrigado!
      Não existe nenhum mal em pedir parcerias, desde que seja bom para ambos! Querer levar vantagem simplesmente para ostentar mais um livro na estante é deprimente.
      Se for pra fazer, se for pra ter um blog, tem de ser por amor!
      Bjus!!

      Excluir
  15. Nossa gostei muito do seu texto, realmente tem coisas que os blogueiros fazem que são irritantes. E uma coisa que eu percebo muito também, é que existem blogs que são lindos, mas não tem qualidade de texto =P, acho que isso seria o essencial.
    Parabéns pela lista, ficou muito bom!

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eva!!
      Obrigado por deixar sua opinião!
      Você esta coberta de razão, muitos gastam horrores para deixar o blog lindo e impecável mas esquecem do conteúdo! Bonito por fora vazio por dentro não adianta de nada né!
      Bjus!

      Excluir
  16. São dicas importantes e valiosas, tenho meu blog a quase um ano. Não me limito a um só tipo de assunto, talvez seja por isso que coloquei o nome do meu título (me espaço interativo), onde posto tudo o que eu acho interessante, algo que me chamou a atenção ou que eu fiquei pasmo, dentre essas coisas. Não fico correndo atrás de seguidores o tempo todo, às vezes quando posto alguma coisa, compartilho o link em minha timeline do facebook, quem sentir vontade de ler, ok! Caso contrário, beleza também! Talvez seja por isso que não tenho tantos seguidores, não sou desses que fico querendo seguidor a qualquer preço, tenho poucos, mas são poucos que lêem e vem comemtar dizendo que gosto do texto, do blog, etc. Beijos, adorei as dicas! ;)

    heads-flying.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas!
      Acho isso muito bom, se você posta o que gosta atrai um publico com afinidade, assim consegue leitores fieis! Lembra daquela frase que diz para não corrermos atrás das borboletas mas sim cultivar nosso jardim para que elas venham até nós? Acho aplicável no mundo virtual também!
      Bjus, obrigado pela opinião!

      Excluir
  17. Parabéns mais uma vez pelo post. Informativo, educativo, e extremamente útil. Só é uma pena que acho que quem tem que lê-lo talvez passe bem longe do seu blog.. Enfim, é uma luta sem fim. Sempre teremos casos e casos, dos dois lados (autores e blogueiros). Cabe a cada um de nós escolhermos sempre "a melhor companhia". Beijão e até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo!
      Obrigado!
      Mas sabe de uma coisa, ele foi bastante visualizado, mas apenas os poucos que concordaram deixaram seus comentários! Por hora, com certeza é uma luta sem fim!
      Bjus!

      Excluir
  18. Olá Andréa!! Super bacana tua colocação...Acho bastante interessante apesar de não ser blogueira ver tuas dicas, como já bem disse por aqui sigo vários blog e sou fiel tanto nos comentários e nas participações....E como conheci?Quando alguns blogs fazem promoções, e tem os blogs que devemos seguir e tal, acho bacana ir lá, seguir, curtir a página e conhecer as postagens, as resenhas e se gosto continua a seguir independente da promoção ou Top comentaristas, continua a seguir pelo conteúdo do blog. Como disse o que altera é a forma das postagens.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  19. Seguidora nova, conheci o seu blog através do youtube, amei ^^

    ResponderExcluir
  20. Oi Andréa!
    Meu blog é bem recente, mas concordo com você em vários aspectos. É muito chato essa mecanização e agora que você mostrou isso de uma forma diferente me pergunto se não tenho feito o mesmo. Posso dizer que no primeiro mês divulguei tanto o blog que consegui 100 seguidores, mas depois disso diminui esse ritmo pois quero que a vontade de seguir meu blog seja verdadeiro!
    Achei super válido seu post, obrigada pelas dicas!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. As dicas são ótimas, parecem simples mas são coisas que realmente detonam.
    http://diario-noturno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi, Andréa.

    Parabéns pelas dicas. Quando iniciei meu blog, era um tanto inocente da vida e acabei pedindo muitas parcerias e algumas vigaram e outras não. Teve um autor que nem me lembro mais o nome dele que disse que não acreditava em meu blog. Fiquei super triste com isso, mas hoje nem vou atrás de parceiros, porque ando é querendo desfazer para não ficar sobrecarregada. E muitos já pedem para que leia os livros e divulgue no blog. Fico feliz claro!

    Teve dois ou mais blogueiros que me pediram parcerias como se fosse autora. Não entende e acabei por ignorar a mensagem, mas teve um que insistiu e deixa para lá. Quanto a divulgação de blog nos posts alheios e acho legal deixarem os links, mas sem aquelas mensagem sem noção.

    Este ano eu sai de todos os grupo do face, mas tem gente que insisti em me recolocar e acabo bloqueando, pois tem grupos demais e eles não servem para nada. Não faço divulgação no skoob, mas confesso que já fiz, mas depois percebi o quão ruim isso era para mim.
    Faz um bom tempo que cansei de colocar somente resenha e coisa de livro, pois vi que era chato. Agora tenho colunistas que escrevem sobre tudo e meus leitores gostam e fico feliz por diversificar.

    E sobre esses seguidores eu já vi.E realmente é feio. Sobre não conseguir parcerias com editoras, nunca vi muitos falando disso, mas sei que existe e a coisa fica meio feia. Se eu não passeai paciência e mesmo assim ainda continuo com vários livros para ler e continuo tento melhorar para que no próximo ano consiga.

    Beijos e parabéns mais uma vez

    ResponderExcluir
  23. Olá, Andrea! Adorei cada ponto que você. Todos essenciais para nós blogueiros iniciantes. O trabalho é duro, mas quando fazemos com amor, obtemos recompensa! Super Beijo, querida.

    ResponderExcluir
  24. Oie, tudo bem?
    Acabei de conhecer o blog e me deparei com esse maravilhoso texto. Eu sou uma blogueira e também escritora e já vi muitos quererem exigir algo em parceria.
    Ou quando alguém pede dicas e eu respondo educadamente e a pessoa já fala de fazer parcerias por mil e uma coisas. É super chato =/

    Adorei o post.
    Beijinhos.

    www.cantinhogeek.com

    ResponderExcluir

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in