Destaques

domingo, 20 de abril de 2014

Japão: Book-Off - O Sebo do Japão!

Olá!

Hoje é domingo e vim fazer o off - Especial Japão - aqui no blog!

Vamos falar sobre o costume de consumir produtos de segunda mão no Japão.



Aqui no Brasil, ainda que existam os brechós, raramente você conversa com alguém que tem o habito de comprar em tal lugar. Existe um misticismo de que o que já foi usado seja ruim, ou possua má energia. 
No Japão isso é muito diferente. Você encontra praticamente de tudo, e com preços incrivelmente mais acessíveis, mas porque? 

O Japonês, num geral, é muito consumista (e podem pois os produtos comparados ao Brasil são muito mais baratos e os impostos muito menores, após o aumento recente, passou a ser 8%, qual o imposto sobre produtos em média aqui no Brasil mesmo?...) por isso constantemente vendem o que tem para poder renovar. E porque não jogam fora simplesmente? Bom isso fica par um próximo post, pois o lixo no Japão é um grande problema, você precisa pagar para se desfazer dele...
Então, a solução são as lojas de segunda mão. Existem muitas, a maioria delas vendem produtos novos também, e acredite, eu não sabia distinguir no começo, o que era usado e o que era novo!

Entre as tantas lojas espalhadas pelo pais, com certeza a Book-Off se destaca (em japonêsブックオフ).


Na Book-Off a grande maioria de usados são os livros, mangás, dvds, cds e jogos.

Fundada em agosto de 1991, a empresa teve um sucesso explosivo, ampliando para 866 lojas em todo o Japão, e mais tarde para países como Estados Unidos, Coréia e França. É especializada na venda de artigos usados, mas também oferecem alguns itens novos em menor quantidade.

E o mais legal, todos os livros, mangás principalmente, ficam nas estantes expostos e você pode parar e ler eles tranquilamente! Muitos nem chegam a compra-los, leem coleções inteiras diariamente após saírem do serviço, escola, etc. Você pode ser muito estudantes (com aqueles uniformes lindinhos! *.*) lendo livremente seus mangás! E pensar que aqui no Brasil, a maioria fica lacrado para não folhearmos! 

Hoje é isso! Espero que tenham gostado e estejam, como eu, morrendo de vontade de morar lá! rsrs


Comentários via Facebook

4 comentários:

  1. Oi Andréa!

    Bem, morar lá, não sei se queria não, mas tenho muita vontade de conhecer!
    Muito boa a ideia de deixar os livros abertos, aqui no Brasil essa prática deveria existir...

    Adorei o post, é sempre bom conhecer culturas diferentes!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de comprar em sebos, mas NÃO compro em brechós hahaha isso pq por aqui onde moro não tem brechós bons, com roupas boas, apenas aqueles muito ruins haha mas já comprei DA INTERNET um casaco muito bonito de um rapaz e ele veiu em ótimo estado :)

    Mas esta empresa teve uma ótima jogada. Com ctz se alguém souber trabalhar e abrir aqui no Brasil algo parecido, pode dar certo

    ResponderExcluir
  3. Nossa que bacana isso , eu sabia sobre os impostos de la , e que todo mundo trocava de tv como se troca de roupa kkkkkkkkk , mas sobre a cultura dos sebos de livros e mangas eu nao tinha ideia , muito bacana mesmo o Brasil tem muitoooo a aprender com TODOS os países , eu nunca li um manga e nao tenho muita vontade não ,mas quem sabe um dia . Bjus

    ResponderExcluir
  4. Adorei!! Muito legal isso!
    Apesar de eu ser suspeita para falar... hehehe
    Morro de vontade de ir morar lá!
    Enfim... Seu blog é lindo, adorei! ♥
    Beijo!!

    ResponderExcluir

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in