Destaques

quarta-feira, 4 de março de 2020

✓ Resenha: Scamonis - Marcela Franca


Título: Scamonis (Skoob) | Autor: Marcela Franca | Gênero: Fantasia / YA | Editora: Nova Casa | Páginas: | Onde comprar: Aqui | Classificação: 4 Estrelas | Publicidade

Assista aqui ↴




Prefere ler? Pode fazê-lo aqui ↴

Uma leitura juvenil, que não é meu nicho, mas que me conquistou, de verdade!

Scamonis nos traz a história de Ana Maia, uma jovem estudante do último período do colégio, bailarina dedicada e que sonha ser aceita em uma academia de Ballet na Rússia. Moradora de uma cidadezinha litorânea chamada Ilha Azul, sua vida de adolescente entre amigos e paqueras está prestes a mudar.

O enredo, ainda que escrito de forma leve e juvenil, traz muitas reviravoltas e doses de suspense. Uma estranha marca surge no ombro de Ana, quase no mesmo momento em que mortes estranhas começam a acontecer na ilha. Enquanto as mortes são investigadas por quem a elas cabe, a ilha continua com sua programação normal, promovendo o campeonato de Regata, inauguração do museu e a luta pela preservação das tartarugas, que são presença constante no livro. Livro aliás, que dá muita ênfase na questão de preservação e conscientização ambiental, já que os pais de Ana trabalham em uma Reserva Natural.

Nossa protagonista, apesar da sua pouco idade, é muita sensata e isso torna a leitura muito agradável. As suas escolhas, principalmente as que se referem a relacionamentos amorosos, são muito acertados, não promovem uma dependência romântica como a juventude costuma buscar, Ana pensa no futuro, não troca seus sonhos e liberdade por um amor tão jovem. Ela balança, como todo adolescente, mas é firme e madura nas escolhas.

Não seria spoiler comentar que Ana sofrerá uma grande descoberta e que sua vida poderá mudar completamente, pois como a capa e o subtítulo mostram, a Ana que hoje vive como uma menina comum, em breve descobrirá um legado muito maior e terá de fazer uma escolha drástica, que mudará tudo que conhece sobre o mundo e si.

Tanta coisa legal acontece nesse livro que fica difícil contar pra vocês, eu amei os trechos que se passam na cidade submersa de Scamonis, as aventuras no mar contra tubarões, as lendas indígenas, as vestimentas desse mundo fantástico, assim como a alimentação. Os dons, a sociedade em si, a autora criou tudo com muito cuidado para que, ainda que fantástico, a realidade não se perdesse nos detalhes.

Eu não sou uma grande fã de sereias, e até pouco tempo, nem do mar. Na verdade esse livro veio em uma boa hora pois recentemente tive uma experiencia muito boa com o mar, coisa que não havia experimentado antes. Então me senti mais próxima da atmosfera da leitura e isso me fez pensar nas escolhas da vida, enfim, foi muito proveitosa para mim.

É uma leitura com carinha de férias, que busca atingir um público entre 13 e 17 anos (mas que claro, pode ser facilmente aceito pelo público adulto), que fala sobre autoconhecimento, sobre assumir responsabilidades, sobre cuidar da natureza e como o mar também é nosso lar. Lida com o romance de forma leve, e a aventura não fica de fora. Agora você já pode presentear um (ou uma) adolescente sem medo nessas férias, e você ainda estará contribuindo para a conservação dos mamíferos aquáticos e seus habitats realizadas pela FMA (Fundação Mamíferos Aquáticos) já que parte das vendas será repassada para a instituição!

Comentários via Facebook

1 comentários:


  1. Everyday make positive statements about your life. Do them deliberately, make it a habit and watch things change. Write them down and say them out loud. Choose which ones you need for that period of your life.
    Gamebug | infinity-hexagon-puzzle3 | Dig-it | Tower-make | hole-io

    ResponderExcluir

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in