Destaques

sexta-feira, 6 de março de 2020

Bacharelanda em Letras Uninter


Esse post faz parte de uma série lá no CANAL onde conto um pouco sobre meus estudos no EAD.

Assista aqui ↴



Hoje vou contar um pouco da dinâmica da Uninter, estou no curso de Bacharelado em Letras e não mais na Licenciatura, como na Anhanguera.
Fiz essa troca por acreditar ser a mais adequada para minha dinâmica de vida hoje, pensando em empregabilidade mesmo. Não abandonei a vontade de lecionar, pretendo fazer a extensão do curso que a instituição oferece em mais um ano e meio. Mas farei assim que estabilizar a dinâmica de mudança de cidade que hoje é a realidade da minha família.

A Uninter oferece esse curso de Bacharelado (foi a única que encontrei em EAD), num período de 3 anos. Diferente da maioria das instituições, a Uninter não funciona com divisão de semestres, e sim fases. Cada ano possui 3 fases, não temos férias no meio do ano, apenas alguns dias em janeiro. Cada uma dessas fases possui cerca de 5 matérias, pode mudar de acordo com cada curso ou período. Isso é legal já que acelera (sem os recessos de junho/julho) o final do curso, economizamos um ano.

O sistema de avaliação também é superior à minha experiencia passada, aqui o número de corte também é 7, porém temos muitas etapas para isso. Na Anhanguera havia 1 prova de múltipla escolha e um trabalho para ser entregue, aqui nos temos 2 provas de múltipla escolha que pode ser feita em casa com consulta, 1 prova de múltipla escolha com 10 questões que só pode ser realizada no polo, 1 prova dissertativa que também deve ser feita apenas no polo. Temos ainda um trabalho para ser entregue pela plataforma (o AVA) mas que também deve ser apresentado no Polo para um grupo de alunos ou um tutor. Cada avaliação dessas possui uma porcentagem da nota final.

As provas podem ser todas agendadas no próprio AVA, não há um dia específico para que todos compareçam, em geral o aluno tem 20 dias para escolher em qual deles fará sua prova, o horário é o de funcionamento do polo, das 14 até as 21h. Isso facilita demais até para organizar a ordem dos estudos. Se o aluno ainda assim precisar desmarcar ou perder o prazo pode reagenda a prova substitutiva sem nenhuma complicação pelo próprio AVA.

A prova é feita no computador e não no papel, então as avaliações de múltipla escolha geram o resultado na hora. Assim se o aluno não obteve nota máxima (10), ainda pode realizar mais duas questões para tentar somar pontos.

Como todos as instituições a Uninter também tem um número de horas complementarem que precisa ser entregue até o final do curso, no entanto o diferencial é que eles mesmos disponibilizam aulas e trabalhos extras que você pode agregar. Normalmente são aulas ao vivo com debate de temas diversos que fica a sua escolha. Leituras em conjunto, debate de filmes, temas sociais e políticos, todos com textos de apoio onde no final é feita uma prova que se aprovado, vale um certificado que é disponibilizado na hora em formato digital.

Mesmo sendo um curso a distância o estagio é obrigatório, e isso é dúvida de muita gente. Quando chegar a hora de estagiar, que normalmente (e aqui um pouco diferente por causa da distribuição dos ciclos) da metade pra frente do curso, é liberado os documentos no AVA para que o aluno o realize. Quando eu chegar lá eu conto mais detalhes.

Diferente da Anhanguera onde todo o material era em PDF, sem a possibilidade de solicitar livro físico, na Uninter os livros já estão inclusos. Você tem acesso a eles de forma digital e os físicos são entregues no seu polo. Os meus chegaram bem rápido, coisa de 1 ou 2 semanas depois da matrícula. Isso facilita muito para quem, como eu, não consegue estudar sem marcar o texto ali no físico.

Na parte do AVA, ele é bem intuitivo e descomplicado. O legal nele é que além do material, das vídeo-aulas gravadas, os alunos tem aulas ao vivo todos os dias, de assuntos relacionados ao curso ou de cursos que conversam, como história e filosofia no meu caso. Esses vídeos depois de irem ao ar também ficam gravados para quem não puder participar, assistir depois. O legal do ao vivo (que não tinha também na Anhanguera para os 100% on-line) é que você tem lá um chat onde pode interagir com os professores, comentar e tirar dúvidas. Da para aprender muita coisa extracurricular nessas aulas!

Mais uma coisa que eu não tinha na outra faculdade é a interação com outros alunos. Aqui no meu polo a coordenadora criou grupos no WhatsApp, para interação dos alunos, e também para facilitar nas demais coisas. Tenho o número direto da coordenação, então cada coisinha que precisei até hoje, foi resolvido em minutos por msg de WhatsApp. Na Anhanguera de Caxias do Sul eles nem atendiam o telefone, sem brincadeira.

O polo aqui é pequenininho, a sede fica em Curitiba, então não tem aquela cara de universidade, o que me fez optar pela Anhanguera da primeira vez, no entanto eu fui descobrir da pior maneira possível que aparência engana e nem tudo q reluz é ouro né? Um prédio imenso com uma estrutura muito legal que não é aproveitada não vale de nada.

O contra da Uninter pode ser a mensalidade, hoje pago 309 reais, o dobro da Anhanguera. Porém até o momento, foi um dinheiro bem investido, espero que continue assim quando eu precisar trocar de polo novamente. Da até medo depois do trauma com a Anhanguera.

Finalizando o que eu tenho a dizer, vale lembrar que nada na vida e 100%, nenhuma instituição, nem federal, terá 100% de indicações boas, e nem a Anhanguera consegue ser perfeita em ser ruim pra ter 100% de contraindicações! O que vale é você pesquisar e conversar com alunos e ex-alunos, tirar um percentual, quantas pessoas falam mal pra quantas que falam bem. Qual será a probabilidade de você ter um problema? E mesmo levando tudo isso em conta, você pode sempre ser aquele 1%. Então pesquisem bem e estudem o dobro, o que vale é a sua disposição de aprender e aplicar. A nível de curiosidade, a Uninter foi a que mais me indicaram, e a que menos tive reclamações quando levantei essa pergunta no meu Instagram, também foram muito bem citadas a Estácio e a Unicesumar.

PARA ENTENDER O OCORRIDO COM A ANHANGUERA, CONFIRA AQUI 



Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Bom dia Andréa, tudo bom? Queria saber um pouco mais do curso. Tenho interesse, mas já que um ensino superior demanda muito tempo, não quero fazer uma decisão precipitada. Poderia me falar um pouco mais? Por exemplo textos lidos no começo do curso, pra eu pensar quanto tempo eu teria que me dedicar em casa pra leituras, por exemplo. Se puder eu agradeço :)

    ResponderExcluir

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in