Destaques

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Dicas para a Bienal do Livro 2018 - SP!

Estande da editora Rocco, Bienal Internacional do Livro em SP, 2016 - Foto autoral

Olá gente!
Quem vai na Bienal aí??

Já fiz um vídeo sobre a Bienal lá no canal, há dois ou três anos atrás, mas como me pediram para regravá-lo, resolvi publicá-lo no IGTV (na plataforma Instagram) caso queira conferir só clicar aqui:

A Bienal Internacional do Livro esse ano acontece entre os dia 03 e 12 de Agosto. 
Essa é a 25ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo e será no Pavilhão de Exposições do Anhembi na Av. Olavo Fontoura.

Autores internacionais que participarão do evento esse ano:

- VICTORIA AVEYARD - A Rainha Vermelha
- SOMAN CHAINANI - A Escola do Bem e do Mal
- LAUREN BLAKELY - Big Rock
- ANNA TOD - After - [cancelado]
- BETH REEKLES - A Barraca do Beijo


Esses são os autores confirmados até o momento pelo site oficial, mas até lá pode ser que ainda tenhamos mais surpresas! 

Não se esqueça de perguntar para seus autores nacionais preferidos (principalmente iniciantes) se eles estarão por lá também! É uma troca muito enriquecedora, tanto para leitor quanto para autor! A Bienal é o momento dos autores iniciantes se divulgarem e conhecerem seus leitores, muitos marcam pontos de encontro e pequenos eventos nos corredores e áreas de descanso, portanto contemple o trabalho de quem você gosta! 

Ahh e isso me inclui aqui como blogueira/booktuber também! Se vocês soubessem como é motivador um simples abraço!

Esse ano estou indo somente passear e sem nenhuma obrigação! Não pretendo pegar nenhuma fila de autógrafo nem participar obrigatoriamente de nenhum evento, quero somente relaxar e rever amigos (e fazer outros novos também!)

Estarei por lá nos dias 3, 4 e 5 - sexta, sábado e domingo - provavelmente o dia todo e se o 3G estiver funcionando legal (coisa rara) vocês poderão ver onde estarei pelos stories do IG que pretendo atualizar constantemente! Se me encontrar corre me abraçar e dizer um oizão que eu amo!!

A Bienal do Rio de Janeiro, na minha opinião, é muito melhor que a de São Paulo, seja pelo espaço muito maior e arejado, seja pela sua organização de estandes e espaços comuns, porém se tem algo em que a Bienal de SP leva vantagem é no quesito senhas para autógrafos. Senhas on-line evitam inúmeros tumultos, e esse ano as teremos novamente! Diferente da Bienal do Rio que insistiu ano passado em entregar as senhas de forma manual.

Por tanto fiquem ligados no site e nas redes sociais do evento para garantir suas senhas assim que o sistema liberar! (o que já está acontecendo, verifique aqui

Atenção: só pegue as senhas se realmente pretende comparecer no dia! Lembre-se que são limitadas e você pode tomar a vaga de alguém que quer realmente ir. (mesmo que haja um remanejamento deles para esses casos, seja consciente e evite!)

Editoras menores disponibilizarão senhas na hora, então faça seu cronograma antes para não ficar perdido nos horários!


Quer mais dicas?


- Garanta seu ingresso antecipado e entre mais tranquilamente com menos filas. Assim no caso de retirar qualquer senha no estande, você estará em vantagem!

- Alimente-se e hidrate-se bem antes e durante o evento! Não vá com agasalhos pesados e difíceis de retirar, sapatos desconfortáveis e/ou salto alto!

- Leve alimentos para beliscar durante o evento. A maioria dos alimentos a venda lá dentro são caros, então mais vale um salgadinho/chocolate na bolsa e uma garrafinha de água na mão para economizar um dinheiro que pode ser gasto em livros depois!

- Se for ficar o dia (ou a semana toda) de preferência as refeições completas em vez de lanche. O almoço sai um pouco mais caro mas te mantem melhor durante o dia todo.


- Você pretende comprar livros? Ótimo, então vamos as dicas:


1. Leve uma mochila para carregar os livros, ficar carregando bolsas/sacolas nos braços vai acabar com sua coluna/ombro até o fim do dia. 

2. Se for comprar muito, você pode optar por uma mala de rodinhas, só cuidado com o pé do pessoal!

3. Não compre no primeiro estande que encontrar! Em geral, nos primeiros dias da Bienal os livros são mais caros e tendem a ter descontos ao longo da feira. Editoras como a Intrinseca e Arqueiro sempre disponibilizam ofertas entre cinco e dez reais nos primeiros dias, outras como Record e Globo colocam as ofertas nos últimos dois dias, então avalie bem para economizar!

4. Olhe primeiro nos estandes de livrarias pequenas e sebos se o exemplar que você procura não está lá! Já comprei muito livro desejado em estado de novo em sebos na Bienal por menos da metade do preço!

5. Não compre por impulso - a não ser que vá pegar o autógrafo de um autor - a maioria dos livros são mais baratos nas lojas virtuais mesmo com o frete!

6. Livros nacionais de editoras pequenas na maior parte das vezes compensa a compra, já que o frete que as mesmas cobram pelos seus sites é bem caro! Ps: No caso de livros não vendidos por grandes livrarias on-line.

- Respeite as filas! Não queira ser esperto e furar filas ou causar tumultos, é sempre desagradável encontrar esse tipo de comportamento em um ambiente onde deveríamos praticar ainda mais nossa educação. Filas podem ser divertidas, podemos encontrar amizades para uma vida toda nelas! Ah, e pode ser uma ótima oportunidade de trocar os marcadores de páginas que pegamos nos estandes!

- Finalizando, a Bienal de SP sempre conta com uma frota de ônibus gratuito que leva os visitantes da estação Tietê até o local do evento. Costuma estar sinalizado onde você deve pegar esses ônibus. 
Nesses lugares também ficam minivans que levam o pessoal por um valor X, mas eu particularmente não recomendo pois apesar das filas - que algumas vezes estão grandes - a coisa funciona bem e é bem rápido também. 
Os ônibus ficam lá do início até o final do evento, que de sábados e domingos começa as 10h da manhã e durante a semana as 9h, fechando todos os dias as 22h.

Lembre-se: Você está na Grande SP, seja cuidadoso nas ruas! Não entre em carros de desconhecidos, verifique a placa do seu Uber! Ande em grupos e não entre em ruas escuras e desertas. 

A Bienal do Livro é um lugar mágico para quem gosta de ler! Então se você é um leitor ávido ou um leitor iniciante e pode desfrutar dessa oportunidade, vá fazer uma visita ao evento, eu garanto que você não vai se arrepender e contará os dias para retornar!

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in