Destaques

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

✓ Resenha: Lobo por Lobo - Ryan Graudin




Sinopse: O Eixo ganhou a Segunda Guerra Mundial, e a Alemanha e o Japão estão no comando. Para comemorar a Grande Vitória, todo ano eles organizam o Tour do Eixo: uma corrida de motocicletas através das antigas Europa e Ásia. O vencedor, além de fama e dinheiro, ganha um encontro com o recluso Adolf Hitler durante o Baile da Vitória. Yael é uma adolescente que fugiu de um campo de concentração, e os cinco lobos tatuados em seu braço são um lembrete das pessoas queridas que perdeu. Agora ela faz parte da resistência e tem uma missão: ganhar a corrida e matar Hitler. Mas será que Yael terá o sangue frio necessário para permanecer fiel à missão?


Título: Lobo por Lobo
Autor:  Ryan Graudin
Gênero: Distopia
Editora: Seguinte
Páginas: 360
Onde comprar: Amazon
Classificação: 9,9 (Excelente!)
Livro cedido em parceria com a editora.




“O mundo dentro destas páginas poderia ter sido o nosso. E foi, durante um tempo e em um lugar, então devemos fazer o possível para não esquecer isso.” (nota da autora)

A trama conta a história de Yael: a garota judia que sobreviveu ao sofrimento do campo de concentração e foi cobaia de um experimento nazista do Dr. Geyer. A narrativa mescla os acontecimentos atuais durante a corrida do Tour do Eixo – uma celebração dos territórios conquistados nos dois impérios do Eixo e da aliança entre Alemanha e Japão -, em 1959, com o passado da garota, em 1944, onde viveu todas as dores dos campos de concentração e a perda das pessoas que amava.

No passado, apesar de apenas uma garotinha, foi considerava forte o suficiente para ser alvo de uma experiência onde o intuito era alterar a produção de melanina, despigmentando os cabelos e a pele. Contudo, o resultado da experiência foi muito mais assustador: Yael adquiriu a habilidade de transformar sua aparência física na de qualquer pessoa.

“Yael teve muitos rostos. Muitos nomes. Muitos documentos. Porque as substâncias químicas que o Anjo da Morte tinha enfiado nas veias dela a transformaram”. (p. 20)

No presente, Yael faz parte da resistência e é infiltrada na sociedade nazista, sua missão é a mais importante: matar Hitler, e, para isto, precisa conseguir chegar perto dele o suficiente, como Adele Wolfe chegou em seu Baile da Vitória, ao vencer o Tour do Eixo e dançar com o Führer. Portanto, Yael precisará incorporar Adele dos pés à cabeça, competindo na corrida de longa distância em motocicletas Zündapp que atravessa a Germânia, a Itália, as areias do Saara, as montanhas do Oriente Médio, a Indochina, o porto de Shangai até chegar à Tóquio, num total de vinte mil setecentos e oitenta quilômetros, divididos em nove trechos percorridos por vinte corredores, todos lutando pelo menor tempo.

“Yael sentiu uma risada na garganta. Pronta? Fazia anos que estava pronta. O que tinha começado no campo de extermínio como uma sobrevivência obstinada havia se transformado em algo muito mais letal. O treinamento de Vlad a tornara letal no combate mano a mano. Ainda mais mortal com qualquer arma. Os livros de Henryka haviam deixado um estoque de línguas e informações à sua disposição. Primeiro, ela aprendeu russo. Japonês, italiano e inglês vieram depois, além de conhecimentos básicos de árabe. Yael tinha aprendido tudo o que era possível sobre as motocicletas Zündapp KS601. Tinha estudado os outros corredores da fase da classificação, decorado biografias e táticas para trapacear. Enfiar tudo aquilo numa palavra tão curta e simples como “pronta” parecia... engraçado.” (p. 38)

Tatuado em sua pele, cobrindo os números do experimento que marcava seu braço, um motivo para não se esquecer de quem era: cinco lobos, representando Babushka – a amiga que lhe entregava comida escondido, Mama – sua mãe, Miriam – quem cuidou dela, Aaron-Klaus – quem a levou até a resistência, e Vlad – seu treinador. Cinco motivos para seguir em frente e não se esquecer de quem era.

“Ela passou o dedo de leve sobre os outros, deixando seus nomes se prolongarem na ponta de sua língua.
− Babushka, Mama, Miriam...
Aqueles consumidos pelas cinzas.
− Aaron-Klaus, Vlad.
Yael engoliu em seco. Cinco lobos. Quatro lembranças e um lembrete.” (p. 51)

Aos poucos vamos conhecendo a história de Yael, sua história difícil e seu treinamento pesado para realizar a missão mais importante da resistência. Também conhecemos Felix Wolfe, o irmão gêmeo de Adele que aparece para tornar as coisas ainda mais complicadas. Sob a pele de Adele, Yael deve vencer o Tour do Eixo para ganhar a chance de concluir sua missão, contudo, muito mais pessoas irão se envolver ao longo do caminho e a corrida não será, nem de longe, simples. A garota deverá enfrentar não só condições extremas como também a ira e a competitividade exacerbada dos demais.

“− Os fantasmas vão ficar. Assim como seus números. Assim como minhas cicatrizes. Assim como nossa dor. – Vlad tirou a mão. – Mas você não precisa ter medo deles.” (p. 247)

A narrativa começa um pouco parada, mas ao decorrer da história – e da corrida – vai adquirindo um tom cada vez mais envolvente, trazendo muita ação e a vontade enorme de saber se Yael conseguirá enfrentar os outros competidores, vencendo suas sabotagens e mantendo seu disfarce até o final.

Yael é uma personagem muito forte, totalmente única. Gostei dela de imediato, é uma garota corajosa que faz o que for preciso para realizar sua missão e acabar com o nazismo, que apesar de tudo pelo que passou ainda possui um bom coração.

“Seu reflexo não era reflexo nenhum. Era um espelho estilhaçado. Algo cujas peças precisava juntar, várias e várias vezes. Memória por memória. Lobo por lobo.” (p. 51)

Os cenários são muito empolgantes, pois englobam desertos, montanhas e todas as situações de sobrevivência extrema pelo qual os competidores precisam passar. A trama toda é cheia de história e acontece num cenário que, de fato, poderia ser o nosso se as coisas tivessem acontecido de forma diferente. É um livro para refletir e que ficamos pensando na história mesmo depois de terminarmos a leitura, com uma trama forte e inteligente, em uma proposta bem diferente e original.

Todo o livro é muito atraente: a capa é linda e chama a atenção, a diagramação é bonita e a revisão está impecável. Com uma leitura viciante, uma personagem única e uma trama que mescla história com ficção e fantasia, além de muita ação, é impossível não ficar ansiosa pelo segundo livro e para viver um pouquinho mais com Yael. 

“Este livro, no fundo, trata de identidade. Não apenas de como nos vemos, mas como vemos os outros. O que faz as pessoas serem quem são? A cor de sua pele? O sangue em suas veias? O uniforme que vestem? Dei a Yael a capacidade de trocar de pele para tratar dessas questões, além de destacar o absurdo da superioridade racional.” (Nota da autora)

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Oi Amanda, tudo bem?
    Eu não sabia da existência desse livro, e gostei de conhecer a história. Enquanto eu lia sua resenha, fiquei com a impressão de estar vendo um trailer desses filmes sabe (rsrs). Um experimento para alterar a melanina que acaba criando alguém com capacidade para s transformar em qualquer pessoa.. premissa interessante, ainda mais envolvendo Hitler né.
    Com certeza eu vou ler.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda,
    Eu não conhecia esse livro, mas gostei muito da premissa, não sei se eu o leria pq evito a leitura de obras que se passem na guerra pois não sei por qual razão são meio que gatilhos emocionais pra mim, mas gostei tanto da resenha que fiquei tentada a ler.
    Beijooos

    ResponderExcluir

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in