Destaques

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

✓ Resenha: Cabeças de Ferro - Carol Sabar

Sinopse: Nem em seus piores pesadelos, Malu imaginava que sua vida universitária começaria tão tumultuada!
Ela acaba de ser aprovada no concorridíssimo vestibular da “Universidade dos Cabeças de Ferro”, e agora, com o apoio de Nicolas – que sonha ser muito mais que seu amigo –, prepara-se para encarar o temido trote da Engenharia.
O veterano designado para aplicar o trote em Malu é ninguém menos que Artur Cantisani, o seu sexy arqui-inimigo, esponsável pela humilhação que ela sofreu aos 11 anos de idade, na frente de toda a escola.
Inesperadamente, porém, quando o trote começa, Artur despeja a gosma não em Malu, mas em outra caloura, que sofre um choque anafilático! Veteranos e calouros fogem, deixando Malu, Artur e Nicolas sozinhos na “cena do crime”.
Mas por que a gosma despejada na caloura era a única de cor diferente? E por que todas as outras garrafas com gosma desapareceram sem deixar rastro? Alguém estaria tentando ocultar provas? Os estudantes da Engenharia estariam na mira de um assassino?
Envolvidos até o pescoço, Malu e Artur, apesar de se odiarem, não têm outra saída a não ser unir seus cérebros brilhantes para desvendar o que há por trás de tanto mistério.
Com a mesma linguagem espontânea e divertida que conquistou tantos leitores, Carol Sabar agora conta uma história irresistível, cheia de suspense, romance e adrenalina.

Título: Cabeças de Ferro
Autor: Carol Sabar
Série: Cabeças de Ferro #1
Gênero: Young Adult
Editora: Jangada
Páginas: 304
Onde comprar: R$27,90
Classificação: 9,6 (Excelente!)
Livro cedido em parceria com a editora.




Cabeças de Ferro é um livro que a princípio você não sabe o que esperar dele.
Pela sinopse, fui levada a acreditar que a trama seria um suspense, já que sabemos que haverá um crime nas dependências do campus estudantil, relacionado ao trote dos veteranos. Nesse momento achei muito promissora a trama, já que é algo que eu nunca li antes. Mas a surpresa maior foi descobrir que junto com o suspense (que tem uma pegada mais leve) o foco no livro está mais para um Young Adult, onde acompanhamos a vida da protagonista Malu, diante as "dificuldades" da faculdade, do amor, das drogas e como se não bastasse, de alguém possivelmente querendo matá-la.

Eu não conhecia a escrita da autora, mas sabia que a mesma já possui dois livros publicados, um mais juvenil e outro mais para o chick-lit, por isso não acreditei de fato que seria um suspense policial. 
A escrita da autora é gostosa, leve e divertida. A forma como a protagonista narra sua história, interagindo com o leitor, torna tudo descontraído e a leitura bem rápida.

"E não era uma tatuagem qualquer, mas uma muito sexy: o desenho de um \pi, o número irracional que tem origem na relação entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro (eu acho o \pi sexy, dá licença?)"

Achei muito interessante a autora citar no início do livro que, como escritora ela é livre para inventar descaradamente, ou se preferirmos, mentir; que tudo é nesse livro é uma mentira! E nesse contexto ela explica que tanto a cidade, quanto a universidade são fictícias. Mas ao longo da trama vemos que ela ambientou essa cidade dentro do estado de Minas Gerais, e temos vários citações de lugares reais, e até programas de tevê. Isso deixou a trama mais real para mim, ficou fácil imaginal todo aquele campus como eu quisesse, mas conseguindo coloca-lo em um lugar real na minha mente. Gostei muito.

Vou voltar um pouquinho para a trama.
Malu, a protagonista, está entrando para a universidade para cursar Engenharia de Produção. Toda a atmosfera da universidade me fez lembrar um pouco a USP, não sei se foi a intenção, mas pra mim funcionou bem. 
Malu tem um melhor amigo, apaixonado por ela desde criança: Nicholas. Tem também um arqui-inimigo de infância, Arthur, que nos é apresentado como o "vilão" da trama, aquele que vai passar o trote nos novos alunos, e Malu espera que ele a humilhe novamente (pois eles já tem um passado de bullying que deixou traumas).
Arthur se tornou me preferido ao longo do livro. Logo vemos que ele não é o verdadeiro problema de Malu. E sim, é o que parece, um triangulo amoroso universitário rsrs, daqueles em que você não decide pra quem vai torcer sabe? Bem, eu gosto disso, então...

"Traí a confiança do meu amigo em atitude e pensamento. E não faço ideia de quantas vezes ainda irei traí-lo"


Malu tem um tom de realidade, ao menos para mim. Bastante decidida, ela busca respostas, não tem medo das consequências, sabe usar seu charme para seduzir, mesmo sendo bem doidinha. O que mais gosto na Malu é que em questões românticas, ela é bastante real, sem saber o que quer direito, ao mesmo tempo que não quer magoar as pessoas que gosta, ela não quer deixar a vida passar batida.
Com mania de enumerar e listar tudo, os diálogos são divertidos e a narrativa da própria personagem cativa o leitor. Ela usa de espontaneidade e sarcasmo em seus diálogos, e apesar de ser praticamente uma CDF (já que os Cabeças de Ferro levam esse apelido pela dificuldade em passar no vestibular) tira aquele esteriótipo de que todo CDF é fechado, tímido e/ou anti social. Ela tem muito do que eu fui na faculdade.

Preciso salientar que gostei da parte sexual do livro. Sabe quando temos 19 anos, começamos a namorar, e muita coisa se resume em sexo? Quem nunca né? kkkk Apesar do livro não ter cenas hot, a protagonista fala abertamente do assunto, e eu sempre aprecio essa liberdade de expressão, acredito para o contexto da trama, está tudo bem coerente.

"Aliás, como é que elas conseguiam cultivar todos aqueles músculos proeminentes nas pernas, alguém podia me explicar, por favor? Aposto que não bebiam destilados baratos nem se entupiam de amendoim às terças-feiras, como eu."

A única coisa negativa que gostaria de comentar é que em determinada ocasião há uma morte no campus, e é dado pouca importância sobre isso. Acredito que toda a trama antes, apesar de causar comoção, não é tão impactante como essa. Então faltou trabalhar um pouco mais essa parte.

O final conclui o caso, mas deixa a vida da Malu, Arthur e Nicholas em aberto, para uma possível continuação. E eu estou mesmo doida para ler!

"A parte boa de se conhecer profundamente uma pessoa é que, na maioria das vezes, as atitudes dela se tornam totalmente previsíveis. A parte ruim é que, na maioria das vezes, o imprevisível é bem mais emocionante."

Comentários via Facebook

13 comentários:

  1. Primeira resenha que leio sobre o livro e confesso que gostei bastante.
    Me deixou super interessada, ainda mais sendo uma obra nacional.
    A história tem um diferencial que me deixou com uma super vontade de ir na livraria e comprar, sério.
    Fiquei doida pra conhecer um pouquinho mais da história.
    Espero poder ler em breve.
    Adorei a capa também :)
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  2. Confesso que esse título me agradou muito, mas quando li a sinopse fiquei louca para ler!

    ResponderExcluir
  3. Uiiiiiiiiiiiiiiiii. Já vi que esse livro é bom.
    Arthur é sexy! kkk amei isso.
    Caramba! Gostei muito da sinopse. Super interessada agora.
    A capa é muito linda e eu sou meio que de exatas entende? Gostei muito desse coisa de matemática ai.
    Os alunos fazem engenharia! Meu sonho de consumo hahaha

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece ser ótimo! Tenho visto algumas opiniões sobre e nenhuma fica pra trás. Eu simplesmente amo quando os protagonistas são bem reais, ajuda muito para se identificar com eles facilmente. E que legal que a história não se foca somente no suspense, e se aprofunda um pouco mais na vida da protagonista. Gostei mesmo.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Andréa!

    Não li nenhum livro da autora, mas confesso que este em especial, me chamou a atenção.
    Gostei da sua resenha, mesmo não tendo um enredo com mais suspense, fiquei instigada pelo gênero e pretendo ler sim.

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Não conhecia o livro e nem a escrita da autora, mas parece bem interessante. Sinceramente não é muito meu estilo de leitura, mas talvez um dia venha a conferir. Obrigada pela resenha, sempre muito bem elaborada. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Andréa!!
    Adorei a sinopse do livro!!! Também não conhecia a autora, mas estou super interessada em ler esse livro que parece que tem uma estória bem bacana.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  8. Pela sinopse eu jurava que o principal do livro ia ser assassinato e que na resenha disse que ficou em segundo plano me incomodou um pouco (se não é o principal acho que deveria ter omitido da sinopse para ser uma ''surpresa'' para o leitor durante a leitura) Adoro quando tem um personagem que é um ''vilão'' mas no decorrer da história vimos que não é bem assim - já estou torcendo por ele no triangulo amoroso ha ha. Gostei que a Malu quebra esse preconceito de CDF tímida e quietinha. Estou louca para ler esse livro apesar de que preferia que tivesse um final fechado para os personagens e não tivesse continuação porque livros únicos são ''raros'' atualmente

    ResponderExcluir
  9. Oii Andréa! Eu ameeei a aparência nova do blog!! <3
    Eh a segunda resenha q leio do livro, pra mim ele eh perfeito, uma história realmente boa, enredo bom tbm...Curiosa pra ler!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Andrea! Adorei a resenha!
    Não conhecia o livro é fiquei super interessada.
    Acho super gostoso ler livro onde o narrador interage com o leitor. Só tenho um pouco de problemas com triângulos amorosos... rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Andica!
    Quando comecei a ler, já ia dizer que não gosto de trotes nas faculdades, acho um tremendo absurdo e ainda mais com uma morte envolvida...
    Depois li sei comentário que o livro talvez fosse um mistério sobre a gosma e até me interessei um pouco, mas fiquei mesmo interessada por saber que é um YA, gosto muito de ler livros do tipo.
    “A sabedoria só nos chega quando não precisamos mais dela.” (Che Guevara)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  12. Estava bem curiosa pra ler esse livro, tinha lido a sinopse e visto algumas coisas sobre. Mas depois de ler a resenha, perdi a vontade. Eu pensei que a história seria construída de forma diferente, pensei que focaria mais no lado policial, e não, é mais um Young Adult. Talvez um dia eu leia, mas perdi mesmo a vontade.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  13. Esse livro parece ser incrível, ainda mais por ser uma obra nacional! Espero poder lê-lo logo <3

    ResponderExcluir

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in