Destaques

quarta-feira, 11 de maio de 2016

✓ Resenha: Enquanto Bela Dormia - Elizabeth Blackwell

Sinopse: Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história.
Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja tornam-se atemporais.
Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original.
Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor a magia mais poderosa do mundo , qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.

Título: Enquanto Bela Dormia
Autor: Elizabeth Blackwell
Gênero: Fantasia
Editora: Arqueiro
Páginas: 368
Melhor preço: R$23,60
Classificação: 9,8 (Excelente!)
Livro cedido em parceria com a editora. 




Enquanto Bela dormia é uma agradável leitura, que traz em suas páginas uma estética de desconstrução da maioria das ideias criadas a partir do conto de fadas, e mais em especial da versão Disney desse conto.  

O Livro é protagonizado não pela princesa e sim por Elise, no início do livro uma senhora que vive de favor na casa da filha e que resolve contar para a sua neta a história da sua vida, a versão real de um conto de fadas muito conhecido em que ela uma personagem tão ativa sequer foi mencionada. Elise foi uma garota simples criada no campo e que após vários anos de labuta e algumas desventuras da vida, partiu para a corte e acabou indo trabalhar como criada no castelo. Após algum tempo de trabalho ela caiu nas graças da Rainha Lenore e consequentemente após um tempo tornou-se sua criada particular. O que a levou a conhecer mais proximamente a história da rainha e que ela narra para nós. 

A Rainha Lenore, foi uma jovem que veio de um reino distante, após casar-se por amor com o rei, mas infelizmente ao longo dos anos ela não conseguiu lhe dar um herdeiro, e isso a transformou numa mulher triste, melancólica e também abalou, de certa forma, o forte amor que existia entre eles.  Isso acabou impelindo a rainha à apostar nos possíveis poderes mágicos da tia do rei, Millicent e pouco tempo depois ela vem a engravidar. Com a gravidez da rainha o reino volta a ser belo e feliz, todos estão em êxtase aguardando o herdeiro legitimo do trono. Porém a suspeita intimidade de Millicent e a rainha, sua incomoda presença e as discórdias entre elas e o rei, acabam por fazê-lo banir a tia do reino. Com o nascimento de uma menina, o rei toma uma iniciativa inédita no reino e determina que Rosa (nome dado a princesa) será a herdeira do trono, o que acaba por aumentar o ódio de Millicent que no dia do batizado aparece sem ser convidada e lança uma maldição. 

Sentiram a semelhança, né? 

Então, eu adorei o fato da autora ter narrado esse conto por uma perspectiva realista e ter desconstruído várias dos estereótipos criados pela Disney e ainda mais pela história ser contada pelo ponto de vista de uma personagem da criadagem, ponto de vista esse tão incomum de ser mostrado. Nós conhecemos o mundo de Elisa desde a pobreza do lugar onde ela nasceu, até as intrigas do ambiente do castelo, acompanhamos também a sua história pessoal, suas origens, seus amores. E a história de Elisa por muitas vezes rouba completamente a cena e nos encanta mais que a própria história da princesa Rosa, já tão conhecida para nós.

Elisa é uma personagem encantadora, bem descrita e desenvolvida que nos conquista desde o início dessa história. Assim como todos os personagens que permeiam essa trama, até os vilões são atraentes e nos impele a querer saber mais sobre eles, conhece-los mais profundamente, saber seus motivos. 

A Escrita da Elizabeth, é maravilhosa, super original e ousada. Ela mostrou-se uma maravilhosa contadora de histórias, capaz de nos prender na sua trama, permeada de personagens, bem desenvolvidos, descritos, com dramas e problemas tão reais. A história mescla romance, intrigas familiares e políticas, com um leve toque de sensualidade e surpreende do começo ao fim. Eu particularmente amei o desfecho da trama e a maneira que ela laçou a história se valendo de um elemento tão possível para justificar a maldição. E tenho quase certeza de que vocês ao lerem se surpreenderam também.

A história é completamente descrita com uma ambientação maravilhosa que consegue nos fazer mergulhar nesse ambiente medieval, correr nos campos, vislumbrar os corredores do palácio, caminhar entre as vielas da cidade. E ainda assim, a escrita é fluida, os diálogos são bem estruturados e bem caracterizados à moda da época, sem parecerem enfadonhos. A edição da Arqueiro está maravilhosa a capa do livro é linda, a diagramação muito bem feita e não notei ao longo da leitura erros ortográficos. Eu me sinto completamente suspeita para falar, porque eu amei o livro e por mim todos o leriam, por isso sem dúvidas eu recomendo a leitura. 



Comentários via Facebook

22 comentários:

  1. Deia eu amei a leitura desse livro, história mais que linda.
    Acabei dando o meu de presente a um professor que eu gosto muito ^_^

    ResponderExcluir
  2. Oiii Andréia

    Aii que apaixonada que fiquei pelo seu blog, muito lindo, amei a maneira como v escreve as resenhas.
    Well, tenho esse livro faz um tempinho já. Estacionado na minha estante. Tenho ele em espanhol se chama Mientras las Princesas Duermen. Apesar de ter lido muitas resenhas super positivas, sempre acabo escolhendo outro tipo ou outro gênero e deixo ele de lado... não sei porque sou tao injusta com ele...haha
    Agora depois da sua resenha, vamos ver se me lembro dele de uma vez e embarco nessa leitura.

    Beijinhos

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  3. Amei a sua resenha e fiquei completamente apaixonada pela capa desse livro! Estou muito animada pra conhecer melhor essa história.
    Mil beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2016/05/resenha-do-filme-adam.html

    ResponderExcluir
  4. Eu acho essa capa linda e fiquei muito curiosa para ler desde que soube de seu lançamento. Infelizmente ainda nao consegui adquirir meu exemplar, mas pretendo ler o mais rápido possível. Sua resenha me deixou ainda mais motivada para conferir, especialmente porque é um gênero que eu adoro.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  5. A capa desse livro é linda e foi a primeira coisa que chamou atenção nele. A história é muito gostosa de acompanhar. Foi a primeira releitura de contos de fadas que eu li e foi o responsável por eu ter me tornado uma viciada, depois de ler esse livro eu comprei a Saga Encantadas e apesar de ser totalmente diferente da proposta desse livro, eu também gostei bastante. Agora, sempre que vejo uma releitura eu quero ler.

    ResponderExcluir
  6. Oi Andrea, eu não gosto de releituras e nem de princesas, então, este livro com certeza não é pra mim. Mas fiquei interessada em função da desconstrução que você disse que o enredo faz do conto de fadas da Disney. Anotei e talvez eu leia.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oie. Eu sou apaixonada pela capa desse livro. Dói amor a primeira vista e o compraria sò pela capa se eu não soubesse do que se trata. Mas eu amo releituras de contos de fadas e pela sua resenha vejo que essa está linda!!! E eu já tinha visto outras resenhas positivas desse livro. Espero logo poder comprar meu exemplar.
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Oi linda, tudo bem?
    Esse livro parece realmente ótimo!
    Eu adoro esses livros atuais que meio que contam a história de contos de fadas sob uma perspectiva diferente e mais realista!
    Achei muito interessante e incomum o fato de a narradora da história pertencer a criadagem então esse é um ponto bem positivo da obra.
    Espero ter oportunidade de realizar essa leitura em breve e apreciá-la tanto quanto você.


    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu já tive a oportunidade de ler esse livro, e ahistória é linda. Gostei de ver uma história clássica narrada por outros olhos, e ainda trazendo uma trama crível e envolvente. Muito bom!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Oi Andrea,
    quis tanto ler esse livro assim que foi lançado, só li elogios a obra e a vontade crescendo a cada dia mais, mas você acredita que acabei esquecendo dele? Mas também todo mês tem tantos lançamentos maravilhosos que fica difícil abraçar todas as leituras que queremos, infelizmente esse não está mais no topo da minha lista, tenho outros como prioridade, mas ler sua resenha hoje me fez lembrar que eu ainda quero muito ler ele.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  11. Ótima resenha!
    Já ouvi muito falar nesse livro e todas resenhas foram positivas.
    Gostei de saber que a escrita da autora é ousada e original, então assim que tiver a oportunidade, lerei!
    Esse livro tá com prioridade máxima.
    Que bom que você gostou do desfecho!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  12. Oi Linda!
    Adoro releituras de contos de fadas e estou contanto os minutos para ler esse livro.
    Gostei muito de saber que é uma leitura envolvente, com ótimos personagens e que nos prende até o final. Só tenho visto opiniões positivas assim como a sua e isso me estimula ainda mais a ler.
    Adorei suas impressões e espero gostar tanto quanto você!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Adoro releituras de contos de fadas, principalmente quando os autores são bem sucedidos e conseguem dar uma história melhor ainda que a original, o que parece ser o caso deste.
    Não sabia que a história seria contata pelo ´ponto de vista da criadagem, e isso deve dar um toque todo diferente na história né, muito mais bacana e inovador.
    Depois da sua resenha fiquei ainda mais curiosa de conhecer esse livro

    ResponderExcluir
  14. Desde o lançamento eu estou maluca pra ler esse livro. Adoro essas releituras de contos de fadas, já li alguns e todos me agradaram muito. A sua resenha e notas me animaram mais ainda pra lê-lo. Mal posso esperar pra entrar nessa história também.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  15. Oiii!

    Eu ainda não li esse livro, maas tenho aqui na estante! Gosto muito dessas releituras mais ousadas sabe? Já vi algumas resenhas reclamando um pouco do excesso de descrição, mas acho que não seria um problema para mim.
    Gostei bastante da sua resenha e saber da qualidade da autora me ganha mais ainda.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. OOi

    Já tinha ate visto o livro em algum blog mas não sabia nada sobre.
    Amoooo releituras de contos de fadas, principalmente quando há essa destruição dos famosos esteriótipos. Tanto que me animei mais ainda por esse motivo.
    Fiquei bastante curiosa, pretendo ler. Espero gostar como você.

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Muito boa a sua resenha, parabéns! Eu amo novas versões de contos de fadas, então já coloquei o livro na minha lista. Deve ser muito bom e você me convenceu de que a autora desenvolveu super bem a história, equilibrando diversos elementos. Legal que a obra conseguiu inovar e quebrar paradigmas. Com certeza vou conferir. Beijos e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro também e gostei bastante, também achei incrível a historia ser narrada pela visão de uma criada e realmente a historia dela rouba a atenção do leitor várias vezes. Elise é uma personagem que me conquistou bastante, a autora soube criar bons personagens e uma boa historia. Enfim, é um bom livro que recomendo muito também.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Eu também gostei bastante da desconstrução do conto original que a autora conseguiu fazer em Enquanto Bela Dormia, foi uma visão bem diferente do que já tinha visto em outras releituras. É claro que a protagonista ser muito carismática e a história ter um ar de uma história para se ler para alguém (não sei como explicar isso haha) deixaram tudo ainda melhor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Andréa, fico super feliz em ver que você gostou bastante do livro, eu sou suspeita de falar pois adoro essas releituras de contos de fadas e pelo que você comentou, esse parece incrível. Com toda certeza quero ler o mais breve possível!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi *---*

    Adoro releituras de contos de fadas e esse em especial sempre me chamou atenção por ser contada pelo ponto de vista da criada. Ainda não o li pois a uns dois meses esse livro explodiu e tem muita gente falanfo maravilhas dele. Quero esperar abaixar esse frisson e ler sem ter opiniões formada. Fico mega feliz que vc está no time de que amaram a estória e a narrativa que ela trás.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oieeee
    Caramba eu tenho esse livro há um tempo e você conseguiu me instigar a passar ele na frente, pois adoro contos de fadas, acho um mundo mágico e a criação que está dentro de mim surta.
    Eu ultimamente tenho achado as releituras até mais interessantes, pelos rumos que o autores dão aos personagens.
    Beijos

    ResponderExcluir

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in