Destaques

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

✓ Resenha de Filme: Projeto Almanaque

Título Original: Project Almanac
País de Origem: Estados Unidos.
Gênero: Ficção Científica
Duração: 1h47 min
Ano de Lançamento: 2015
Sinopse: Em busca de um experimento para uma bolsa de faculdade, David encontra nas coisas de seu pai o projeto de uma maquina do tempo. Logo eles começam a usar para reparar pequenos “erros”, passar em provas, ganhar popularidade e até na loteria, mas as coisas saem de controle causando consequências desastrosas. Será possível reverter o estrago que causaram. Existem segundas chances?




Se você curte um filme agitado e divertido presta atenção na dica da resenha. Quando vi o trailer de Projeto Almanaque não imaginava o que o filme realmente teria essa pegada. Para quem não curte filmes em que o personagem filma o tempo todo o que acontece, desculpa, esse também é assim, mas acredite, tem horas que nem parecesse, e dá pra assistir sem passar raiva haha.
Vamos conhecer David e dois amigos, que aliás, fazem o estilo nerd. David está tentando uma bolsa para a universidade e por isso quer apresentar um projeto original e de impacto. Ele até consegue apresenta-lo mas infelizmente não ganha a bolsa total. Desanimado, ele busca algum projeto inacabado do pai para dar continuidade a acaba achando uma fita de um dos últimos momentos de seu pai com ele, comemorando seu aniversário de sete anos (se não me engano). Surpreendentemente, algo na gravação chama sua atenção. E o que o deixa intrigado, é sua imagem refletida no espelho da sala. Mas o que há de errado nisso? Bem, nada, se não fosse ele estar na sua idade atual em um vídeo de dez anos atrás!  



Empolgado demais com a descoberta, ele então chama seus amigos e sua irmã para tentar descobrir como aquilo é possível. Tentando recriar os passos que o David do vídeo estaria procurando na casa, são levados ao porão, e lá é o local onde todas as coisas do pai dele estão guardadas por anos. Eis que encontram, o Projeto almanaque, em que o pai da David estava trabalhando. Mas não era um simples projeto, e sim algo que envolvia a deslocação temporal, ou seja, viagem no tempo! E retomar esse projeto, é algo que vai mudar de todos eles!
O filme é meio lento no começo, nas primeiras tentativas de viajar no tempo, mas as pitadas de humor e descontração não deixam a história ficar monótona. Eles também vão contar por acaso com a ajuda (ou só a companhia mesmo rs) de uma garota por quem David é a fim (o que achei muito chato, por que ela não tinha nada a ver com o grupo). Mas, ela vai ter sua importância. Só que como todos sabem (na ficção ao menos), mexer com o tempo não é uma coisa simples e sempre tem suas consequências. 



No início eles usam essa descoberta para coisas banais, diversão e coisa egoístas mesmo, o que é natural se tratando de jovens né rs. Mas depois as coisas vão ficando sérias e uma pequena mudança no passado pode acarretar coisas de proporções muito maiores. Eu realmente pensei que o filme ia ficar naquela pegada divertida apenas, pois quase até o fim do filme tem uma atmosfera descontraída, mas teve sua reviravolta. O final foi meio clichê, mas teve uma cena inacabada que deu a entender que talvez as coisas não acabariam ali. 
Eu indico o filme, e o assistiria outras vezes. Vale a pena. 
Beijos da Sa.



Comentários via Facebook

7 comentários:

  1. Eu não consegui entender o filme! Porque aparecem duas câmeras é uma gravou o momento atual? Ele cria um lopping no tempo se ele destrói o projeto não volta pra destruir. Mudando o final onde ao invés dele ficar como idiota, sabe as falas dela como se já viveu aquele momento? Se puder me ajudar obg :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A segunda camera aparece, e ele assiste tudo, sabe tudo q ocorreu, e sabe q a menina e afim dela, e somente agiu

      Excluir

    2. Algo que também adorei foi o fato do final ter ficado de certa forma em aberto, mostrando que mesmo com a máquina destruída, o fato de ter usado ela causaria um efeito borboleta que geraria uma nova máquina e assim um loop sem fim. Mas com a diferença de que agora, eles sabiam o que não deveriam fazer, pelas imagens contidas na segunda câmera.

      Excluir
    3. Pelo mesmo motivo que ele aparece no espelho, a segunda câmera está ali porque ela foi deixada por ele mesmo num futuro que ele já viveu mas nao lemvra pois foi alterado

      Excluir
  2. Não entendi uma coisa, como ele se viu no aniversario sem ele ter construido a maquina ainda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque cada vez que ele destroi a máquina ele perde a memória daquilo que aconteceu, entao provavelmente a primeira vez que ele construiu a máquina foi por um outro motivo é nao por ele ter se visto na filmagem, provavelmente por um acidente onde tudo deve ter dado errado e ele deve ter voltado na festa de 7 anos mais de uma vez pra consertar tudo, e cada vez que deu esse looping ele foi aprendendo mais sobre a viagem e por isso na vez em que o filme é mostrado ele está gravando tudo pq talvez já é o subconsciente dele aprendendo como agir pra não estragar tudo

      Excluir

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in