Destaques

sábado, 1 de agosto de 2015

A Beleza do Horror: Capas de Livros!

Olá pessoal!!! Pra quem ainda não me conhece, sou a Sabrina, mas todos me chamam de Sa. Essa é minha primeira postagem aqui, então estou um pouquinho nervosa haha.
Pensei em falar sobre várias coisas, mas decidi começar com um tema de que gosto bastante, e creio que muita gente (nem tanto assim) também.
Uma coisa que inevitavelmente acontece é, pelo menos uma vez, comprarmos o livro pela capa, não é? Faz parte do marketing, sem contar que é visualmente agradável em nossas estantes.
A mocinha correndo na neve, um rosto indecifrável, um casal se abraçando... são várias cenas que podem compor uma imagem perfeita para uma capa incrível. E entre as prediletas, sempre estão as de romance ou fantasia, imagino eu. E quando se fala em terror? Ops, muita gente já fica arrepiada, já nem quer olhar, acham que só terá sangue e tripas na capa hahaha. 


Mas não é bem assim. Por isso vim falar justamente disso. As capas de livros de terror/suspense! 
Acreditem, atualmente, os capistas estão arrasando no visual desse gênero, e ao invés de afugentar os medrosos, tem instigado a leitura através da capa. E como sou uma fã desse gênero e aprecio uma boa arte, gostaria de fazer um top 10 com as capas de terror que eu considero mais bonitas/bem feitas. Vamos ver se vocês concordam? Vamos lá...

10° Lugar: O Exorcista - William Peter Blatty



Esse é o livro foi publicado em 1971, e foi baseado em um caso real de exorcismo. É também o livro que deu origem ao filme tão aclamado com o mesmo título, em 73. Quando se pronuncia o título, muito gente até se arrepia rs. Eu já vi o filme (não inteiro) mas nunca li o livro, e tenho muito interesse em comprar, especialmente se for com essa capa (Nova Fronteira), que na minha opinião, captou o tema do livro, sem ser extremamente assustadora (somente à primeira vista rs).

9° Lugar: O Vilarejo - Raphael Montes



O novo livro do autor brasileiríssimo Raphael Montes também entrou na minha lista. O Vilarejo (Suma de Letras), conta com histórias de terror ilustradas, inspiradas em contos dos alemães irmãos Grimm, dos americanos H. P. Lovecraft e Stephen King. O livro está em pré-venda e eu já estou de olho. A combinação de cores mais a simplicidade da capa deu um toque genuíno de terror. Simplesmente perfeito para o título.

8° Lugar: Deixe Ela Entrar - John Ajvide Lindoqvist


Para muitos, essa capa é super simples. Sim, ela é. Mas às vezes o menos é mais, já ouviram dizer, não é? Justamente por não pecar no excesso, é que ela conquistou minha atenção. Os tons dessas três cores, captam a essência da história. Só assisti a adaptação do livro e simplesmente terminei fascinada. A livro conta a vida de um menino de doze anos que sofre bullying. A história de é Oskar é tão profunda, que o sobrenatural não se torna o tema em foco. É impossível não se envolver.

7° Saco de Ossos - Stephen King


Acho que era de se imaginar que algum livro de King ia parar na minha lista né? Esse é mais um livro que adoro a capa mas não li. É só olhar essa capa que me dá uma ansiedade pela história. Ela é angustiante! Reparando nos olhos da menina, consigo pensar nas milhares de coisas que ela está querendo nos dizer através desse olhar. É uma capa que te faz querer viver essa angústia junto com ela.

6° Lugar: O Entregador de Bonecos - Denis Lenzi


Acho que nem todos conhecem esse livro. Ele não é muito famoso, mas é nacional, e essa capa, é incrível!!! A designer é a Marina Ávila, uma capista que admiro muito, e sempre arrasa em seus trabalhos. Primeiro que a imagem somada ao nome despertou meu total interesse. Eu assisti um filme chamado Gritos Mortais onde os bonecos aterrorizavam, e desde então acho a figura desse brinquedo realmente assustadora se voltada ao terror. Não sei se é considerado de terror, mas acho que rende um bom suspense. Com certeza está na minha lista de compras.

5° Lugar: A Noite dos Mortos Vivos - John Russo


Finalmente escolhi a capa de um livro que tenho!!! E apesar de ter lido só o começo do livro, gostei do que li. Diferente das adaptações literárias para o cinema, o livro é uma adaptação do filme de George A. Romero do ano de 1968. Assisti ao filme, e gostei bastante. É o que deu início ao que conhecemos hoje como zumbis. Aliás, obrigada Romero! Obrigada, obrigada, obrigada rs. Você criou uma das "criaturas" que mais considero haha. De alguma forma a capa me lembra uma câmera filmando, e por isso me agrada bastante.

4° Lugar: O Substituto: Brenna Yovanoff


Um livro que conheci há pouco tempo, mas despertou meu interesse pois lembrou o cartaz de um filme que eu também queria muito ver, chamado "Anjo Maldito". Elementos infantis, como berço, carrinho de bebê, blocos de montar, sempre rendem uma coisa bem sinistra quando colocadas em efeitos sombrios, não é? Não é à toa que crianças estão em muitas histórias de terror.

3° Lugar:  Asylum - Madeleine Roux


Já ouvi falar de pelo menos dois filmes com esse nome, mas nunca procurei saber se esse livro era uma adaptação de algum deles. Só sei que com esse nome rabiscado dessa forma na capa, ficou perfeito! A sugestão de algo abandonado, antigo, sujo, que a capa transmite também me agrada muito no elemento terror. Contribui para a atmosfera macabra.

2° Lugar: It, a coisa - Stephen King


It ficou em segundo, mas poderia tranquilamente estar em primeiro. Só não está por que eu tenho um queridinho rs. Este livro enfeita minha estante, esperando que eu o leia e vez ou outra me pego admirando a capa dele. Mas o que posso dizer, é que essa é a capa mais perfeita que já vi. Tanto de terror, quanto de qualquer outro gênero. Ela é de todo harmoniosa. O elemento está perturbadoramente presente, sem parecer algo divertido ou engraçado (o que palhaços deveriam ser) e nem ser tão assustador o suficiente que uma pessoa que tem um certo "medo" de palhaços (tirando os Coulrofóbicos) não pudesse olhá-la sem sentir calafrios rs. Enfim, eu queria conhecer a pessoa que fez essa capa e dar um beijo e um abraço nela!! Está de parabéns!!

1° Lugar: O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares - Ransom Riggs


Chegamos ao meu preferido de todas as capas de terror do mundo!!! Eu sempre gostei muito de histórias que se passam em orfanatos, crianças enfrentando algum tipo de terror. Não que eu ache legal hein!! (rsrs) Enfim, essa capa é absurda de tão fascinante! Parece realmente algo tirado de arquivos de 50, 60, 70 anos atrás, ou mais. A capa pede para que você venha conhecer esse orfanato. Que você precisa descobrir o que acontecia lá! É extremamente sombrio. Eu, sinceramente acho uma obra de arte essa capa.

Bem pessoal, chegamos ao fim do meu Top 10. Claro que se pudesse eu citaria dezenas e dezenas, mas não dá né. E você, concorda com alguma da minha lista? Discorda, e acrescentaria outras? Conta pra gente qual suas capas de terror favoritas?

Até a próxima, beijos da Sa.

Comentários via Facebook

11 comentários:

  1. Adorei a postagem, Sa!!
    A capa de O Exorcista é linda! Adoro a capa de IT também, mas a do Orfanato prefiro a americana! Haha

    Beijos.
    Café com Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lena! Eu vi que temos gostos parecido para algumas capas. Que bom que gostou! Beijão.

      Excluir
  2. adorei esse post! as capas desse genero sao msm bem bonitas mas para mim a 10 e a 3 sao tipo woow
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu. São as capas que mais parecem de terror mesmo né? Beijos.

      Excluir
  3. Nossa que loucura! Adorei as capas, me deram medo hahahha BJS
    Ficaantenada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha. Oi Mila. Olha que eu coloquei as mais levinhas rs. Beijão.

      Excluir
  4. Oi Sabrina também sou fã do gênero, amei as capas escolhidas.
    Esse a noite dos mortos vivos ao vivo é uma coisa de lindo, com esse contraste verde e preto.
    A Darkside é mestre em capa de livro!
    Beijooo e seja bem vinda!

    ResponderExcluir
  5. Oi Sabrina!!!!

    Tbm sou fã deste gênero, mesmo morrendo de medo, acabo assistindo ou lendo muito terror e suspense! kkkk

    Eu não conhecia esta capa de O Exorcista, tenho aquela que é a sombra do padre ao fundo sabe? Mas gostei mais desta, muito mais bonita e sinistra! Já assisti todos os filmes, mas qdo comecei a ler o livro, não consegui passar da página 20. Medo? SIMMMM!!!! kkkkkkk Mas um dia eu leio!

    A capa de A Noite dos Mortos Vivos é linda! Tbm tenho este livro mas não li ainda... Já o filme, acho que sei de cor! rsrsrsrrs

    O Substituto foi um dos livros que eu trouxe da Bienal de 2011 graças a querida Andrea, mas olha, não tem nada de terror (a não ser a capa). Não gostei muito da história não... esperava mais...

    A única capa do King que eu não encaro por muito tempo, é A Coisa. Tenho horror a palhaços e nunca assisti ao filme e não pretendo ler o livro... desespero mesmo sabe? rsrsrsrs

    O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares é um dos livros que mais desejo, não só pela capa, mas tbm pela sinopse!

    Adorei seu top 10! Parabéns vio!!!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!! Sim, algumas eu escolhi por ser mais suspense, esse que vc falou, eu estava bem a fim de ler. Agora, não sabia que tinha medo de palhaços! Olha, eu não tenho medo, mas confesso que em filmes de terror são bem sinistros. Exorcista eu fico pensando se leio ou não hahaha. Agora o meu primeiríssimo lugar, é o meu livro mais desejado dos últimos tempos!! rs Beijokas.

      Excluir
  6. Oi Sa,

    Você sabe que adoro capas, mas cara, não essas!!! kkkkkkkkkkk.... Me dão medo!!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati. Hahaha eu sei que vc morre de medo de coisas de terror! Mas não tem nenhuma bonitinha aí não? haha bjos.

      Excluir

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in