Destaques

terça-feira, 14 de julho de 2015

✓Resenha: Doce Vampira - Ju Lund

Sinopse: Os vampiros se revelaram ao mundo, mas ainda sofrem muitas desconfianças dos humanos. Apaixonadas Duda e Esther precisam lidar com todos os tipos de discriminação por serem de raças diferentes e ambas do mesmo sexo. Será que o amor delas sobreviverá a segredos e ao fanatismo? Descubra nesse romance com toques de drama e mistério. Entre de cabeça no universo fantástico criado pela escritora Ju Lund.
Título: Doce Vampira
Autora: Ju Lund
Editora: Avec Editora
Pág: 197
Melhor Preço (E-book): R$ 14,90
Classificação: 8,1 (Ótimo)



O romance de estreia da escritora e blogueira Ju Lund, é um Queer Chick.

O que é um romance Queer Chick?   É uma mescla de Literatura Fantástica com tópicos contemporâneos, tais como a discriminação à homosexualidade, o preconceito racial e o extremismo religioso. Ju canaliza a sua narrativa fantástica toques de emotividade e romantismo, lemas da literatura Chick, e uma história de amor homossexual. E com essa decisão ousada enfrenta muitas vezes críticas desfavoráveis. 

Duda é uma humana com jeitinho de menina que está no último ano do ensino médio, e acaba de mudar de escola. Logo nos primeiros dias de aula conhece Esther, uma vampira cheia de atitude que logo rouba seu coração. Nesta sociedade, os vampiros têm direitos como os humanos, mas nem por isso são devidamente respeitados. É a partir deste preconceito que o romance das garotas de raças diferentes torna-se díficil.

"O preconceito velado existia dos dois lados"

O preconceito por parte da família de Duda é tão absurdo que Esther acaba sendo expulsa da escola em consequência disso. Com a ajuda de uma professora mediadora, elas continuam a se comunicar através de bilhetes, e por fim, marcam de fugir juntas. Mas no primeiro momento, a fuga limita-se a casa dos pais da vampira, onde Duda sente-se acuada, e a situação sai do controle quando seus pais unem-se a uma comunidade anti-vampiros.

"Mesmo a sociedade estando bastante acostumada com os novos tempos, pelo menos aparentemente, ainda existiam velhos preconceitos que maltratavam." 

O padrão de escrita é bem simples com a narrativa em primeira pessoa feita por Duda. Alguns momentos são de extrema tensão, mas metade do livro é um pouco morno por conta da estadia de Duda na casa dos vampiros. Felizmente, quando o conflito é criado, o livro ganha cenas finais de tirar o fôlego e impulsiona o desejo por uma continuação.

Apesar disto, senti falta também do humor, que sempre está presente nos livros adolescentes. Além de um pouco mais de atitude na Duda, que parece viver sempre sob a sombra de seu amor por Esther.

"Depois de nossa separação, aliás, nunca mais usei maquiagem. Quem já sofreu por um grande amor sabe o motivo, não preciso explicar. Eu era apenas uma sombra, um fantasma. Na sala de aula, entrava e saía professor sem eu nem sequer perceber. Caminhava pelos corredores, de sala em sala, sem escutar quase nada, somente o burburinho medíocre que tentava ignorar"

A autora criou uma nova forma de encaixar os vampiros em nossa atual sociedade, e também traz alguns elementos básicos da raça fantástica: alimentam-se de sangue, possuidores de riquezas além de ágeis e sedutores. As notas de rodapé que explica vários termos estrangeiros são uma boa ideia, e ajudaram muito. Isso tudo ajuda a balancear e tornar o livro agradável e fácil de ser lido.



Comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Oi Mylane!

    Eu tenho este livro em ebook mas com a capa antiga. Ainda não consegui lê-lo, mas quero muito!
    Adoro vampiros e a ideia de criar um livro Queer Chick, me agrada. Gostei muito da sua resenha, espero poder lê-lo logo!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro incrível, pela questão de ter os dois lados da família com preconceito e etc... BJS
    Ficaantenada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já li ele a um tempinho e gostei bastante. Recentemente a continuação saiu mais ainda não conferir.
    Gostei da resenha, tô curiosa pra saber como vai terminar tudo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?! Conheci o blog agora, adorei e já estou seguindo no gfc, no twitter e curtindo a pagina no facebook :)

    Não conhecia o livro, parece ser um livro bem dinâmico. Fiquei bastante interessado...
    Amei a resenha.

    Abraços do Dan!
    •bookdan.blogspot.com
    •twitter.com/leitura_dan
    •facebook.com/leituradan

    ResponderExcluir
  5. Oi, não conhecia esse gênero. Já tinha visto o livro mas não sabia sobre o que era exatamente. Gosto de livros com vampiros, de conhecer a definição do autor sobre os vampiros, e também gosto de livros que abordem esses temas, que é contra o preconceito de diversas formas. Bjus.

    ResponderExcluir

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in