▶ Qual a diferença entre SAGA e SÉRIE?

domingo, 2 de novembro de 2014



Achei muito interessante esse texto e vim compartilha-lo com vocês. Foi escrito e postado por As Crônicas de Zazuleigo.

A termologia SAGA é geralmente usada para obras de caráter épico, onde toda a história é movida por um objetivo, um argumento central. Podemos assim dizer que, por exemplo, O Senhor dos Anéis é uma SAGA, pois tem como objetivo a destruição do anel do poder, então por toda a trilogia os personagens seguem o decorrer da história para destruir o mesmo, impedindo que ele volte às mãos do seu criador. Em algumas outras fontes, diz-se também que SAGA é utilizada para algo que tem uma longa duração (anos, época, etc.).

Já a SÉRIE é quase a mesma coisa que SAGA, a diferença é que a SÉRIE tem um espaço de tempo menor. Encontram-se também várias histórias dentro da mesma, vários relatos e acontecimentos que se estendem para formar o todo da SÉRIE. Um exemplo seria os livros do Harry Potter, onde a cada livro é um ano em Hogwarts, cada livro é uma história diferente, mas alguém poderia perguntar: “Harry Potter não é uma SAGA, pois ela retrataria a derrota de Voldemort?”. Bom, acredito que com o passar do tempo nas séries, há algumas consequências onde tem de ter um motivo para a história, mas não significa que HP é uma SAGA, e sim, para mim, uma SÉRIE.

Concluímos que SAGA e SÉRIE é quase a mesma coisa, uma é a busca de algo durante toda a trama e a outra são diversos acontecimentos que no fim há um desfecho significativo. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 comentários:

  1. É... são parecidas mesmo... eu nunca soube distinguir uma da outra, e ainda tenho minhas dúvidas! rsrsrsrssr

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Vamos acabar com esta polarização entre sagas e séries

    ResponderExcluir
  3. Hey! Nossa, eu ainda não sabia qual era a diferença, mas achei bem interessante! Nesse momento eu estou tipo: "Ok, então essa saga que eu gosto é na verdade uma série..." hahaha'

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Agora to confusa, minhas séries poderiam ser sagas. AUAHAUHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu começaria por dizer o seguinte...
      Existem "estórias" que se transformaram em "histórias", pelo facto de terem ganho 'vida' própria ao longo dos anos em que foram sendo desenvolvidas. Por esta razão, e pelos estudos que fiz baseando-me em comparações lógicas, digo que uma SÉRIE também pode ser ser ao mesmo tempo uma SAGA. Realço dizendo que: "Pode ser"; atenção a este ponto!
      E porque digo isso? Porque uma estória só é 'épica', quando tem o significado para tal, deixando de ser 'estória' para ser 'história'; algo imaginário que ganhou vida ao longo dos anos, como é o caso de Harry Potter e Naruto. Sim, existem similaridades. Repare!
      Embora Harry Potter conte várias histórias a cada livro, o mesmo relata a história de um rapaz que queria se tornar num feiticeiro talentoso. Ao fim ao cabo, ele torna-se no mais poderoso feiticeiro de todos. Logo, a história de Harry Potter, embora classificada como série, é também uma saga por este motivo.
      De modo significativo, Naruto também conta a história de um rapaz, mas este por sua vez, almejava ser um Hokage. Mas quem acompanhou Naruto até ao fim, pode ver que durante o desenrolar da história, surgiam novas personagens, ou personagens que tinham morrido no passado e que foram ressuscitados, etc, sendo que se contavam histórias dentro de outras histórias, o que dava mais vida à história principal. Por isso, Naruto era uma SÉRIE pela sua constituição, mas também era uma SAGA pela mesma razão à do Harry Potter.
      Tão simples quanto isso!

      Excluir
  5. Gostei do post, não sabia a diferença, mas agora eu estou confusa pois as minhas séries podem ser sagas. kkkkkk
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  6. Nossa, nunca tinha pensado nesta diferença. Sempre achei que era tudo a mesma coisa, apesar de no fim, ser mesmo quaseee igual :)

    ResponderExcluir
  7. Bem legal, nunca tinha parado pra pensar sobre isso.
    Seguindo aqui
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu não fazia ideia, eu as vezes comentava amei esta serie...e era uma saga rsrs,
    mas erros acontecem rs, adorei seu post super infomativo, faça mais posts
    assim eu vou adorar le los,
    beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Andréa!
    Conheci seu blog e hoje e estou adorando seus posts e o layout é lindo.
    Eu sabia que existia uma diferença entre Série e Saga, só não sabia qual era. Posso dizer que agora fica mais fácil diferenciar uma da outra. Gostei bastante desse post, além de muito informativo vai clarear as ideias de cada um sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  10. Pensava que uma era sinônimo da outra. Sendo assim nunca li uma saga, espero ler O senhor dos anéis logo.

    ResponderExcluir
  11. agora me confundi completamente kk vou seguir chamando tudo de serie ijasjasjia

    ResponderExcluir
  12. Não sabia a diferença , são bem parecidos mesmo , obrigada pela informação , não esqueço mais .

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Eu realmente não sabia a diferença. Ambos para mim são a mesma coisa, haha! Assim como a Andriele, fiquei totalmente confuso, vou continuar chamando tudo de série, hahaha!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Caramba ,não sabia a diferença ,Mas Obrigada Tirei uma dúvida bem grande minha .

    ResponderExcluir
  15. Bom saber, pois eu utilizava os termos como se fossem sinônimos.
    Obrigada por compartilhar a informação.
    Beijos!
    asassecretas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Por Dentro


© Fundo Falso - 2016. Todos os direitos reservados | não responsivo, melhor visualizado no Google Chrome.
Design e programação por Andréa Bistafa | Ilustração original de Marciano Palácio | Tema base: Blogger | Versão 4.0 | Blog no ar desde 11.01.2011.