Destaques

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

✓ Resenha: Cidade do Fogo Celestial - Cassandra Clare

Sinopse: ERCHOMAI, Sebastian disse. Estou chegando. Escuridão retorna ao mundo dos Caçadores de Sombras. Enquanto seu povo se estilhaça, Clary, Jace, Simon e seus amigos devem se unir para lutar com o pior Nephilim que eles já encararam: o próprio irmão de Clary. Ninguém no mundo pode detê-lo — deve a jornada deles para outro mundo ser a resposta? Vidas serão perdidas, amor será sacrificado, e o mundo mudará no sexto e último capítulo da saga Os Instrumentos Mortais.
Título: Cidade do Fogo Celestial (Instrumentos Mortais 6#)
Autor: Cassandra Clare
Editora: Record
Pág. 532
Melhor preço: R$24,90
Classificação:  9,6 (Excelente!)







"- É sua primeira arma de verdade, que pertence a você. O nome Morgenstern não é amaldiçoado, Clary. É um sobrenome de Caçadores de Sombras antigo e glorioso que remonta a centena de anos. A estrela da manhã.
- A estrela da manhã não é uma estrela - afirmou Clary, mal-humorada. - É um planeta. Aprendi isto na aula de astronomia.
- Lamentavelmente, a educação mundana é prosaica. Olhe - refutou ele, e apontou para cima. Clary olhou, mas não para o céu. Ela olhou para ele, para o sol no cabelo claro, para a curvatura da boca quando ele sorria. - Muito antes de alguém saber sobre planetas, eles sabiam que havia fendas no tecido da noite. As estrelas. E sabiam que havia uma que se erguia a leste, ao nascer, e a chamaram de estrela da manhã, aquela que trazia a luz, o mensageiro da aurora. É tão ruim assim? Trazer luz para o mundo?" (p. 117)

A primeira cena se desenvolve no Instituto de Los Angeles. Caçadores de Sombras malignos, também conhecidos como Crepusculares (transformados por Sebastian através do Cálice Infernal) atacam o Instituto, obrigando os Caçadores de Sombras a beberem do Cálice Infernal. Apenas as crianças conseguem escapar para Idris através de um Portal criado pela Clave - são eles Emma, Julian, Livvy, Dru e Ty.

Após a Clave tomar conhecimento do caos que Sebastian está trazendo - ao atacar também os Institutos de Berlim, Bangcoc, Buenos Aires, Oslo e Moscou - é convocado uma reunião de emergência e ordena-se a evacuação imediata de todos os Institutos, todos os Caçadores deverão retornar à Alicante.

Entretanto, Sebastian ultrapassa os limites de seu desejo por poder ao atacar também a Praetor Lupus, como um aviso para os Nephilins, obrigando todos os membros do Submundo a se envolverem no combate, está na hora de todos se posicionarem de um lado da batalha - vampiros, lobisomens, feiticeiros e fadas!

"Diga aos membros do Submundo. Estou atrás de vingança e vou conseguir. Vou lidar desse modo com qualquer um que se alie aos Caçadores de Sombras. Não tenho nada contra sua espécie, a menos que vocês sigam os Nephilim na batalha; nesse caso, vocês alimentarão minha lâmina e as lâminas do meu exército, até o último ser extinto da superfície deste mundo." (p. 154)

Mas o que já estava indo mal, piora com o ataque à Cidadela Adamant. Paralelamente, Jace também enfrenta problemas com seu fogo celestial, Simon com os demais vampiros do bando, os representantes do Submundo estão em risco e Clary, Jace, Alec e Izzy irão até o Inferno para impedir que Sebastian transforme tudo em cinzas.

"- Os egípcios acreditavam que no portão dos mortos, seu coração era pesado em balanças e, se ele pesasse mais que uma pena, seu caminho era o caminho para o Inferno. O fogo do Céu nos avalia, Jace Herondale, como as balanças dos Egípcios. Se há em nós mais mal do que bem, isso vai nos destruir. Eu apenas sobrevivi, assim como você. A diferença entre nós é que eu somente fui tocado pelo fogo, ao passo que ele penetrou seu coração. Você ainda o carrega dentro de si, um grande fardo e um grande dom." (p. 181)




O desfecho da série Os Instrumentos Mortais traz muita ação, suspense, conspiração e luta por poder. Os demônios e as batalhas sangrentas continuam em alta. Quem ganhará essa guerra? Quem estará disposto a se sacrificar pela batalha? Nossos personagens mais queridos - Jace, Clary, Izzy, Simon e Alec - sobreviverão? E a pergunta que não quer calar: Jace e Clary finalmente conseguirão ficar juntos?

"Ela pensara uma vez que havia pessoas boas e pessoas ruins, que existia um lado de luz e um lado de escuridão, porém não pensava mais assim. Tinha visto o mal, no irmão e no pai, o mal de boas intenções que dera errado, e o mal de puro desejo de poder. No entanto também não havia segurança na bondade: a virtude podia cortar como uma faca, e o fogo do Paraíso era ofuscante." (p. 227)

Sou suspeita a falar, pois todos sabem que sou apaixonada pela série e, para mim, Os Instrumentos Mortais não perdeu a graça em nenhum momento, me deixando muito satisfeita com todos os livros (leria mais 6 se tivesse! rs). Todo o universo criado pela Cassandra Clare é surpreendentemente envolvente, misterioso e original. A narrativa flui muito bem, os cenários são todos bem descritos e originais, em A Cidade do Fogo Celestial somos levados ao Edom com toda sua profundeza cinza e aterrorizante. Os personagens são totalmente apaixonantes desde o primeiro livro, os diálogos são adequados e, quando necessário, bem humorados. A única questão que realmente ficou devendo neste livro foi a revisão, encontrei vários errinhos de digitação, o que diminuiu muito a qualidade do livro e me obrigou a dar uma nota mais baixa neste quesito.

 “- Existem cem trilhões de células no corpo humano – falou. – E cada uma das minhas células te ama. Nossas células morrem, e novas células nascem, e minhas células novas te amam mais que as antigas, e por isso te amo cada dia mais. É ciência. E quando eu morrer e cremarem meu corpo, e eu virar cinzas que se misturam ao ar, parte da terra, das árvores e das estrelas, todos que respirarem esse ar ou enxergarem as flores que crescerem do chão ou olharem para as estrelas vão se lembrar de você e amar você, por que esse é o quanto eu te amo.” (p. 513)

Não é terrivelmente apaixonante?! *-* 

Comentários via Facebook

9 comentários:

  1. HAAAAAAA AMANDA!!!!!! Como eu amo essa série!!!! Vou sentir uma falta doida desses personagens! u.u

    Adorei a resenha, me deu vontade de ler de novo! kkkkkk

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Olá Amanda!!Que bacana teu aviso de spoiler...Tenho somente o primeiro livro e ainda não tive a oportunidade de iniciar a leitura,pois pretendo adquirir os próximos e ler na ordem. Mas só de saber que gostou do último fico ainda mais curiosa. Beijos♥

    ResponderExcluir
  3. Oii Amanda :) Tudo bem ?
    Também amo a série, e a única coisa que me deixou um pouco decepcionada com a Cassandra foi a morte do Jordan (não tinha necessidade de matar ele, poxa) .. Mas amei tudo, desde os primeiros encontro da Clare e do Jace, até a chegada demoníaca do Sebastian, chorei muito quando ele volta por um momento a ser o filho da Jocelyn :'( Enfim, amei a história toda .. E as relações que os personagens estabeleceram durante a série toda, só se firmaram no ultimo livro, então, nem preciso dizer que foi o mais gostosos de ler né?
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  4. Oie...
    Ainda não li nenhum livro da série, mas pretendo tentar roubar do meu irmão para ler rsrsrs
    Ele tem e fala que é muito bom!
    É que por incrível que pareça, não consigo ler os livros que estão no auge da moda rsrs e acho que por isso ainda não tive muito interesse pela série! Mas realmente ela parece ser muito boa! Gosto de livros cheio de ação e criaturas estranhas!

    ResponderExcluir
  5. Ixi nao posso ler rs , eu só li ate agora cidade dos ossos (vergonha ) eu estava esperando lançar todos os outros ,porque putz esta fogo , eu começo a ler uma serie e ai demora seculos para lançar os outros ai quando leio ja esqueci , entao coloquei uma regra de só ler series terminadas rs .

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não li essa série, mas pretendo começar em breve.
    Muitos amigos já me indicaram, mas to sem tempo.. assim que tiver um tempinho eu começo.
    É certeza que vou gostar.

    ResponderExcluir
  7. muita gente fala bem desta série , mais nao sei nao , nao me interessei por ela , o gênero nao me agrada tanto !

    ResponderExcluir
  8. A Cassandra é Diva, eu amo a escrita dessa mulher!
    Vou comprar a serie de uma vez, a cada resenha que vejo fico mas curiosa... rsrsrsrs
    Só não sei se lerei a serie As Peças Infernais...

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  9. Amanda amo essa serie ,vou sentir muita saudade.

    ResponderExcluir

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in