Destaques

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

✓ Resenha: Arma de Vingança - Danilo Barbosa

Sinopse: Como uma deusa cruel e vingativa, destruirei todos que estiverem em meu caminho... O que você seria capaz de fazer por vingança? Suportaria uma vida cercada de mentiras, traições, dores, crime e morte? Ana sobreviveu. Pagou o seu preço com marcas que o tempo nunca será capaz de apagar. Deixou para trás toda a inocência de criança para dar lugar a uma mulher fria e calculista, disposta a ser a perfeita arma de execução contra aqueles que tentaram destruí-la. Para conseguir os seus objetivos, não terá limites: irá mentir, enganar, seduzir e trair... Sem remorsos ou pena daquele que um dia julgou amar. Prepare-se para ouvir a história de Ana. Caminhe na tênue linha entre a paixão e a obsessão e veja como até os príncipes encantados tem o seu lado sombrio. Afinal, esta não é uma história de amor.
Título: Arma de Vingança
Autor: Danilo Barbosa
Editora: Literata
Pág. 205
Melhor preço: R$30,00
Classificação: 9,5 (Excelente!)


Convido você leitor, a saborear o gosto amargo porém libertador da vingança, nesse livro de estreia do autor.

Intensidade. Crueldade. Redenção.

Ana é uma garota simples do interior de Minas. Viu seu pai morrer quando ainda jovem, atribuindo a culpa a sua mãe, e sem maiores respostas embarcou por conta própria a realidade de uma cidade grande. Em uma nova fase, fez sua vida sozinha e aos poucos, com muito trabalho. Conheceu bons amigos, conseguiu um bom emprego e assim viveu afastada de suas raízes.

A perspectiva do livro é exatamente através dos olhos da Ana. Ela começa com um desabafo, que fará o leitor se colocar em seu lugar várias vezes. A narrativa usada pelo autor é clara, objetiva e de extrema profundidade.

"Nisso reside a doce ironia de conta-la a vocês. Vou conseguir relembrar tudo? Cada detalhe ou palavra? Não sei dizer ao certo...
Conforme o tempo passa, a fantasia toma conta de nossas recordações e tudo ganha um novo aspecto. Passamos a ser verdadeiros heróis contra monstros imaginários. mas garanto que os meus foram bem reais" Pág. 14"

Ana já tem um passado conturbado por seu ex namorado Rodrigo, um traficante que não mediu esforços para enriquecer. Esse foi um caso intenso, cheio de desejo e loucuras. Ana o temia, não era o que queria para sua vida. E quando ela conhece Ricardo, que se mostra o oposto, ela tem certeza que seu felizes para sempre está próximo.

Talvez eu de um spoiler aqui, mas não acredito nisso pois sabemos que o livro gira em torno de vingança, e eu preciso ressaltar como o personagem Ricardo foi bem construído. Ele é o dono de uma mente diabólica, um assassino frio e calculista, que gosta de ver a dor em todas as suas formas. Ele não é nada do que Ana acredita e infelizmente ela vai demorar tempo demais para descobrir isso.

"Afinal, os gemidos de prazer e de dor são extremamente parecidos. Se qualquer pessoa ouvi-los, baixinho, em um quarto escuro, não vai nem sequer perceber a sutil diferença." Pág 48

O ponto que gostei muito e ficou bem explicito na história foi aquela urgência que quase todos tem de ser amado. A solidão de Ana a permitiu se apaixonar rápido demais por alguém que ela pouco conhecia. Os sentimentos são bem descritos, em alguns momentos são até bem poéticos.


Ao longo da trama teremos visões diferentes dos fatos, narrados pelos demais personagens. E foi aqui que outra coisa me impressionou: a habilidade do autor em encaixar as cenas sem repetição. Cada perspectiva é perfeitamente encaixada a outra diferente, sem que o leitor tenha de reler um trecho em que já sabe o que vai acontecer, como já vi em várias obras. 

"Quando Ricardo entrou a primeira vez, os meus pés pareciam perder a força. Como o mal poderia ser tão belo?" Pág. 124

A partir do momento em que Ana já sofreu tudo que ela poderia aguentar, e coisas que você leitor não pode nem imaginar que alguém como Ricardo seria capaz de fazer, ela precisa aliviar a alma, e a palavra vingança não sai de sua cabeça. Para isso ela irá se esconder no canto mais sombrio de sua alma, aquele lugar que todos temos, mas poucos de fato são capazes de chegar. 
A arma de vingança que Ana utiliza é perfeita, é um dom que todas mulheres tem, e pode ser usada tanto para o bem como para o mal, só depende das cicatrizes que seu coração carrega. Porém, todos temos um ponto fraco, e talvez no final de tudo não fosse o momento certo para se apaixonar novamente, Ana precisava manter todos afastados. Mas será que conseguirá sair vingada sem levar ninguém ao inferno com ela?

Esse livro ele é bem mais profundo do que talvez aparente. Ele envolve violência sexual e emocional. Ele destaca o monstro interior que todos temos e as consequências que pode sofrer aquele que o desperta. Algumas pessoas não iriam tão longe como Ana, mas outras venderiam sua alma por vingança, mesmo que nunca tenham sido cruéis antes disso. A complexidade dos sentimentos estão aqui, e é preciso maturidade para saborear esse livro e compreender Ana. 

"Pois foi exatamente nessa situação que o mau tempo me encontrou e eu me senti como se as mãos frias da morte chacoalhassem tudo ao meu redor" Pág.133" 

Apenas para complementar, essa nova edição, agora pela editora Literata, possui um final alternativo. Diria, um final comercial e outro bem mais real!

Prepare-se para caminhar na tênue linha da sanidade, obsessão, paixão e dores sem limites. Aqui, "onde as noites são cada vez mais escuras..."


Comentários via Facebook

11 comentários:

  1. Oi Andréa!!!!

    Bem, eu já havia me apaixonado pela capa, agora, depois de ler sua resenha, eu quero claro! kkkkkk
    Assim que eu pagar meu cartão mega estourado, vou fazer uma visita ao site da Literata! kkkkkk

    Adorei a foto tbm, ficou linda!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Achei a capa linda , e me amarrei na resenha , não gosto muito desse genero de vingança , um universo meio obscuro e tal ,mas a resenha ficou show , fiquei com vontade de ler ,e tb a diagramação muito bonita . Se eu tiver oportunidade vou ler com certeza .

    ResponderExcluir
  3. Déa do céu,

    Eu tive o prazer de esbarrar com o Danilo na Bienal, e como já desconfiava... Ele é nota 1.000! Aliás, vamos fazer uma troca de exemplares e estou ansiosa demais por esse livro, há tempos.

    Na verdade, já li alguns textos do Danilo e sua narrativa muito me encantou. Ele de fato parece ser bem intenso com as palavras, o que por sinal, aprecio por demais.

    Agora vou ficar ainda mais ansiosa para pegar meu livro em mãos. Dan, pelo amorrrrrrr... Fala pro Edu rodar logo esses exemplares. ;) rsrs

    Eu amei a resenha e fico muito feliz em ver que você se preocupa em fazer uma boa resenha, com conteúdo. Algo que, por sinal, pouco estou vendo nos blogs literários ultimamente. Parabéns!

    Beijão no coração de todos,

    Simone Pesci.

    http://simonepesci.blogspot.com.br/

    http://eoceoi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii Andréa ! Tudo bem?
    Já tinha amado a capa do livro, e depois que li a resenha ameei mais ainda ..
    Confesso que achei a história da Ana bem pesada, mas foi exatamente isso que a deixou
    com essa vontade de vingança .. E se apaixonar de novo logo depois de um relacionamento com
    um cara igual o Rodrigo, não é uma boa idéia .. E tive a impressão de que o Ricardo não era bem
    o que ela imaginava .. Fico realmente feliz em saber como escritores brasileiros estão se destacando
    com livros tão boons !! Adorei !
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  5. muito massa a copa também e linda estou com muita vontade de ler o livro
    beijos ja estou seguindo :)
    livro-azul.blogspot.com.br
    livroazul-animes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu não vou mentir não, adoro coisas que envolvam vingança, não que eu seja vingativa, mas é que as emoções são sentidas de uma forma melhor. A capa do livro faz a história parecer bem menos perturbadora se é que posso dizer assim do que lendo a resenha.

    ResponderExcluir
  7. Oi Andréa, eu era louca para ler, mais fui enrolando, depois da Bienal, conheci o autor e coloquei ela na frente na minha lista, ameeeei.... uma leitura viciante

    Relíquias
    http://reliquiasaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie...
    Nossa só livros bons que vc esta trazendo para nós aqui no blog hein!!
    Gostei bastante da temática do livro!!! Vingança sempre me chama muito a atenção nas tramas!!!
    O livro parece ser uma leitura muito boa e pretendo ler em breve!

    ResponderExcluir
  9. Ola , Nao conhecia este livro , mais confesso que fiquei bem interessada na trama , leio poucos livros com o tema vingança , mais o livro parece ser muito bom , pretendo ler !

    ResponderExcluir
  10. É a primeira resenha que vejo desse livro, não conhecia.
    Mas gostei demais, parece ser uma historia maravilhosa.
    Essa capa é linda também e por dentro é mais lindo ainda, quero pra mim. <3

    ResponderExcluir
  11. Menina esse livro é bom mesmo em, eu achei a capa extraordinária de linda e essa foto sua ai em cima, muito linda também, e essa resenha, uma perfeição, acho que já me apaixonei.

    Abçs :)

    ResponderExcluir

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in