Resenha: O Melhor de Mim - Nicholas Sparks

sábado, 8 de setembro de 2012



Nome: O Melhor de Mim
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Pág. 272
Onde Comprar: Saraiva



Sinopse: Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois. Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre. Num romance envolvente, Nicholas Sparks mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo - e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las.




RESENHA POR THAÍS

"Dawson era uma dessas raras pessoas que só conseguem amar uma vez - e única coisa que a separação podia fazer com esse sentimento era torná-lo mais forte. (...) Afinal de contas, o amor sempre diz mais sobre quem o sente do que sobre a pessoa amada."

Dawson Cole é um solitário homem de 42 anos, que após passar por um terrível acidente na plataforma de petróleo onde trabalha, acidente que quase lhe custara a vida, passa a ter alucinações, nas quais acredita ver um homem de cabelos negros, fator que acaba o afastando do trabalho pelo fato dos médicos acreditarem que este seria algum tipo de stresse pós-traumático dado pelo acidente ocorrido; vive em um lugar isolado dos demais, não havia se relacionado com ninguém desde sua adolescência, e estava afastado dos meios de comunicação, com excessão das cartas que escrevia para Tuck Hostler, um grande amigo que o havia lhe ajudado quando mais precisara, alguém que fora um verdadeiro pai para Dawson.
Certo dia ao receber uma ligação de Morgan Tenner, um advogado da cidade de Oriental, informando o falecimento de Tuck, Dawson se vê apreensivo pois tal fato o leva após 20 anos, de volta a sua cidade natal, onde se concentra além das lembranças de Tuck, as mágoas do passado em relação a sua infância, quando seu pai o agredia por perceber que o filho não seguiria o perfil criminoso e agressivo da família, porém quando maior, Dawson se defendeu, fator que o fez buscar abrigo na casa de Tuck pois se continuasse sobre o mesmo teto de seu pai, sabia que corria grandes riscos de vida.

" - (...)- Ele chutou o chão. - Quando você ama uma pessoa, você precisa libertá-la, não é ?
Pela primeira vez, um brilho surgiu nos olhos de Amanda.
- E, se ela voltar, é porque o destino quis assim ? É isso que você acha que está acontecendo ? Que a nossa vida virou um clichê ? - Ela agarrou o braço de Dawson, ficanco os dedos em sua pele.- Nós não somos um clichê- (...) Vamos encontrar uma maneira.(...)"

Além de um pai, Tuck foi o grande cumplice do amor que Dawson viveu com Amanda Collier, uma garota vinda de uma família muito tradicional, que tinha o sonho de ir para alguma faculdade renomada, e apesar das diferenças e a desaprovação dos pais de Amanda, ambos se apaixonaram perdidamente, porém, com a interferência das famílias, a oportunidade de Amanda finalmente realizar um de seus sonhos, o de ir a faculdade e o decorrer dos fatos acabou os separando. Então , cada um passou a viver sua vida conforme do destino lhes designou, Amanda foi para faculdade e Dawson, passou quatro anos preso, por ter atropelado e matado acidentalmente, um médico da cidade.

" (...) Ela não era mais uma simples lembrança. De uma hora para outra, havia se tornado inegavelmente real- a versão viva e vibrante do passado que Dawson nunca deixara para trás. Mais de uma vez,  a jovem que ela fora o havia visitado em sonhos, e ele se perguntava se isso mudaria. Como passariam a ser seus sonhos com Amanda ? Não sabia ao certo.Tudo oque sabia era que estar com ela o fazia sentir-se completo de uma forma que poucas pessoas no mundo poderiam compreender."

Chegando à casa de Tuck, Dawson reencontra Amanda, agora uma mulher madura, que vive em um casamento instável que teve como fruto dois filhos, que assim como ele havia ido para a cidade a pedido de Morgan , então o casal acaba seguindo os comandos deixados em três cartas que foram escritas por Tuck, um encontro que reacende o amor que ambos carregam em si mesmo, mesmo com o passar dos anos e com o rumo que a vida de cada um tomou,  fato que faz com que Amanda fique dividida entre o seu grande e verdadeiro amor por Dawson, e sua família.

Apartir daí, a vida de ambos passa por grandes reviravoltas, tomando um rumo totalmente inesperado. Seriam as alucinações de Dawson algo relevante ? Qual será a escolha de Amanda ?  Que destino tomaria este romance ? Confira !

" Eu lhe dei o melhor de mim e, depois que você foi embora, nada jamais voltou a ser o mesmo."
 
Um romance intenso, único, e a prova viva de que um amor verdadeiro é inabalável. O autor foi feliz na escolhas dos personagens, em especial Dawson, um personagem extremamente apaixonante, em todos os aspectos. A narração sendo revesada entre os personagens faz com que a leitura flua ainda mais facilmente, se tornando um daqueles livros que agente devora sabem ? rs.
Nicholas Sparks tem um dom divino de fazer obras únicas, tocantes, envolventes, e impactantes na medida certa; Obras que exploram até o mais profundo aspecto do amor, através de palavras que se tornam inesquecíveis em nossas mentes e em nossos corações. 
O rumo que a história toma, é típico do autor : faz a mixagem entre a tristeza e a alegria,  impossível não se emocionar. Aos adoradores de romances que ainda não leram, é uma obra que tem que entrar para a listinha de desejados ! (:


História:
Capa: 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Não sabia que a história desse livro era essa, mas fiquei bem curiosa, diante da sua resenha! Gosto bastante dos livro do autor, mas não li este livro ainda...Sempre vejo bons comentários sobre este livro!!

    ResponderExcluir

Por Dentro


© Fundo Falso - 2016. Todos os direitos reservados | não responsivo, melhor visualizado no Google Chrome.
Design e programação por Andréa Bistafa | Ilustração original de Marciano Palácio | Tema base: Blogger | Versão 4.0 | Blog no ar desde 11.01.2011.