Destaques

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Resenha: Noites de Tormenta - Nicholas Sparks



A sessão Convidado trás resenhas e matérias feitas pelos parceiros e colaboradores do blog! Cada post será assinado pelo mesmo. 





Nome: Noites de Tormenta
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Pág. 173
Onde Comprar: Saraiva


Sinopse: Aos 45 anos, Adrienne Willis repensa toda a sua vida quando o marido a abandona por uma mulher mais jovem. Com o coração partido e em busca de descanso, ela segue para a pequena cidade de Rodanthe, na Carolina do Norte, para cuidar da pousada de uma amiga. Quando uma tempestade terrível se aproxima, Adrienne começa a achar que sua fuga perfeita está arruinada- isso até a chegada de um novo hóspede, o Dr. Paul Flanner. Aos 54 anos, o médico chega a Rodanthe para repensar sua profissão e sua relação com a família. Agora, em meio à tempestade que os cercam os dois seres feridos procurarão conforto um nos braços do outro- e esse único fim de semana despertará sentimentos que irão acompanhá-los pelo resto de suas vidas.







RESENHA POR THAÍS

O pontapé inicial da história se dá quando Adrienne, divorciada e mãe de três filhos, percebe que sua filha Amanda, não é capaz de superar a morte de seu marido, fator que começa a prejudicar o desenvolvimento de seus filhos, e então Adrienne percebe depois de inúmeras tentativas sem sucesso de reanimar a filha,  que havia chegado a hora de compartilhar com alguém a história de amor que vivera, que até então era secreta.


 "A lembrança daqueles dias sempre despertava em Adrienne uma mistura de emoções - algo semelhante, mas não exatamente igual à nostalgia, um sentimento muito romantizado, por isso não havia motivo para tornar aquelas lembranças ainda mais romanticas do que já eram. E ela também não as dividia com ninguém. Eram suas, e com o passar dos anos, passou a vê-las como uma exposição de musei, da qual era ao mesmo tempo curadora e a única patrona.De maneira peculiar, Adrienne havia chegado à conclusão de que aprendera mais naqueles cinco dias do que em todos os anos que vivera antes ou depois."

 
Tudo aconteceu quando Adrienne tinha 45 anos, após ver o seu sonho de viver todos os seus dias ao lado do homem que se casara foi destruído, apartir do momento em que seu marido a trocou por uma mulher mais jovem. Com seu coração partido, resolveu aceitar a proposta de sua amiga, Jean, de passar alguns dias em Rondanthe, cuidando de sua pousada.


" O passado não era apenas um jardim de rosas sob um sol resplandecente; o passado também tinha sua parcela de desencanto."


Onde, por ironia do destino, Paul um cirurgião de 45 anos, divorciado devido ao fato de se dedicar integralmente ao trabalho, acabara tendo que se hospedar, devido a necessidade de conversar com o marido de uma de suas pacientes que havia morrido após uma cirurgia, porém, tinha como destino final o Equador, local onde Paul iria na inteção de conseguir o perdão de seu filho, Mark, com quem havia deixado conversar a anos devido a uma briga.
 
"Foi tudo oque você é - sua coragem e sua paixão, a sabedoria com que você vê o mundo.Acho que senti essas coisas na primeira vez em que tomamos café. Quanto mais eu a conhecia, mais eu percebia o quanto sentia falta dessas qualidades em minha própria vida. Você é uma pessoa rara, Adrienne, e eu sou um homem de sorte por ter tido a oportunidade de conhecê-la "


" Eu te amo agora pelo que já compartilhamos, e te amo agora esperando por tudo o que virá. Você é a melhor coisa que já aconteceu em minha vida. Antecipadamente sinto saudade, mas no meu coração eu tenho certeza de que você estará sempre comigo. Nos poucos dias que passei com você, você se tornou meu sonho."


Devido a notícia de que haveria uma tempestade naquele final de semana, Adrienne ficara um pouco apreensiva porém, Paul se dispôs a ajudá-la, e a enfrentar ao seu lado essa tormenta; sendo os únicos na pousada, a convivência fez com que Adrienne e Paul ficassem bastante próximos, permitiu que compratilhassem experiências e vivessem um romance fugaz e ao mesmo tempo, extremamente intenso e marcante. 


"Tenho desejado tanta coisa estes dias, porém, mais do que tudo, gostaria que você estivesse aqui. É estranho, mas não consigo me lembrar de quando foi que chorei pela última vez antes de conhecer você. Agora, parece que as lágrimas surgem facilmente ... mas você tem um jeito de fazer com que a minha tristeza valha a pena, de explicar as coisas de um jeito que suaviza minha dor. Você é um verdadeiro tesouro, um presente;e quando estivermos juntos de novo, vou segurá-la em meus braços até ficarem fracos e eu não aguentar mais. As lembranças que tenho de você às vezes são a única coisa que me mantém em pé."

 
Porém como nem tudo é perfeito, apesar de sobreviverem a tempestade, muitas reviravoltas ainda estão por vir na vida deste casal. Conseguiria Paul conquistar o perdão do  filho ? Seria esta a história de amor que Adrienne sempre sonhara ? Confira ! 


" Quando durmo, sonho com você; quando acordo, sonho em tê-la nos meus braços. O tempo em que ficamos separados ao menos serviu para que eu tivesse certeza de que quero passar minhas noites ao seu lado e meus dias em seu coração."


A história de amor é algo bem diferente de alguns romances do Nicholas,  o amor retratado neste livro é mais maduro, sem tantas loucuras, pois os personagens são mais experientes, cada um carrega consigo suas cicatrizes pois tiveram uma vida antes viverem seu romance, carregam uma bagagem lado a lado com seus sentimentos, arcam com as consequências adquiridas através de suas escolhas e dos anos vividos. E mesmo sendo diferente dos demais,  o romance não deixa de ser verdadeiro, belo e extremamente emocionante. Reforça a influência do destino sobre nossas vidas, o fato de que quando menos esperamos, podemos ser surpreendidos e levados diretamente para uma vida que muitas vez acaba sendo inimaginável.
Sobre a forma com que foi escrito, sou suspeita para falar pois Nicholas Sparks é o meu autor preferido. O livro, como todos os outros do autor, é muito bem escrito, claro, envolvente, além de ser uma excelente oportunidade para usar muitos post-it's, rs.
Noites de Tormenta é mais uma prova viva do incrível trabalho da editora Novo Conceito, que trouxe uma capa maravilhosa, característica que se estendeu nos capítulos do livro.
 Eu ainda não assisti, porém dizem que o filme é incrível. E vocês já assistiram ? :)


História:
Capa:

Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Que legal você também dar nota para a capa. Acho que vou adotar essa ideia!

    Também fiz uma resenha no meu blog: http://donnaflaviaa.blogspot.com.br/2013/03/noites-de-tormenta.html

    Aguardo seu comentário!

    ResponderExcluir

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in