Destaques

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Resenha: Boa Ventura! - Lucas Figueiredo

Nome: Boa Ventura!

Autor: Lucas Figueiredo
Editora: Record
Pág.  388
Onde Comprar: Buscapé





Sinopse: Quanto ouro foi levado para fora do Brasil? Como foram as excursões que desbravaram o coração do país na busca pelo eldorado brasileiro? Nesta reportagem histórica, narrada como um romance de aventura, o jornalista Lucas Figueiredo conta como a cobiça forjou um país, sustentou Portugal e inflamou o mundo.









Um livro-reportagem surpreendentemente completo!
Para quem gosta de literatura jornalística, mais precisamente livro-reportagem, "Boa Ventura" é um prato cheio. 

Portugal conseguiu desperdiçar uma das maiores riquezas da história da humanidade, jogando no lixo um futuro promissor tanto para sua própria pátria quanto para o nosso querido Brasil. Contando essa história pós-descobrimento, vamos seguindo a disputada corrida pelo ouro em território brasileiro, a cobiça de um Portugal falido, e as longas e terríveis viagens dos bandeirantes mata adentro.
História essa que não vemos na escola, detalhando o longo período entre as buscas e o descobrimento do nosso "Sabarabuçu". Quem dera todos os livros didáticos de História do Brasil fossem assim!

Lucas Figueiredo nos trás um texto sedutor e muito bem escrito, onde dificilmente o leitor se sentirá entediado diante de tantos fatos históricos. Logo no início já podemos sentir a pesquisa rigorosa que o autor desenvolveu. Ao término de cada capítulo, é anexa todas as notas  (que nada mais são que complementos e observações com referencias bibliográficas) de modo muito organizado.
Outro ponto positivo são as imagens ao decorrer da história, obras de arte de pintores famosos ou até mesmo desenhos e impressos da época.
No final do livro ainda há uma galeria com os reis de Portugal entre 1385 e 1826, as fontes das pesquisas, mapas e imagens complementares (coloridas).

Um livro que te muito a acrescentar para pessoas que como eu, acreditam que não é possível entender o presente e planejar o futuro sem conhecer o passado.




História:
Capa:

Comentários via Facebook

12 comentários:

  1. Nossa nota máxima então deve ser bom mesmo. Vou ter a experiencia em ler um livro reportagem em breve, vamos ver o que acho.

    Beijocas
    Vivi
    Filmes, livros & séries
    www.filmeslivroseseries.com

    ResponderExcluir
  2. @Vivi Sim, na categoria que ele se enquadra, é muito bom mesmo, super completo, cheio de referências!

    ResponderExcluir
  3. Eu amo livros históricos. E a Record é campeã em lançar obras desse gênero.

    O livro ao que tudo indica é bem rico, até mesmo em questão de detalhes. Adoro, principalmente se tratando de mapas, pois dá uma visão bem ampla dos lugares.

    Com certeza vou querer ler, ainda mais sabendo que a escrita do autor não é nada cansativa.

    Beijinhos

    Ler e Almejar

    ResponderExcluir
  4. Não gosto muito de livros de História, mas esse ai me chamou a atenção... ja selecionei entre os proximos que vou ler... rsrsrsrsr

    bjusssssss

    ResponderExcluir
  5. Olá Andréa,

    Esse é um dos meus gêneros favoritos e esse livro já me falaram muito bem,você é mais uma e agora a vontade de lê - lo aumentou.
    Já está lista de próximas aquisições.

    Um Abraço

    ResponderExcluir
  6. olá flor!
    td bem?
    passando pra deixar um abraço, pois hj foi corrido!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Andréa, que livro hem? e pela nota!Sabe, já fiquei com este livro na mão em uma livraria, depois acabei desistindo de comprar. A velha e chata escolha, prioridades! Acho que o preço tomou a decisão kkkk.
    sua resenha está linda e tem um tom de paixão, de que amor ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Confesso que esse tipo de livro nao chama muito minha atenção ,mas pelo jeito esse é muito bom no que se comprometeu passar , e adoro livros com ilustraçoes .Bjinhoss

    ResponderExcluir
  9. Pois é, esse tipo de livro também não me chama muito a atenção, não daria nada por ele... mas pelo que você falou não é um livro entediante, então fiquei interessada em ler esse livro.

    Bjus
    Gisele
    http://dicasdelivrosefilmes.com.br/

    ResponderExcluir
  10. As imagens são muito lindas... Parace muitoo bom.. mas não faz muito meu tipo rsrs..

    Bjusss

    ResponderExcluir
  11. gente, até que não sou mais muito fã de história fiquei com vontade depois desse elogio todo :DDD quem diria. :OO também quero tentar \o/
    *-*

    ResponderExcluir
  12. Sou fã de história e brasileira é que gosto mesmo. ♥
    Adorei a sua resenha. Pela prévia que vc deu, as ilustrações são muito bonitas.
    Ahh eu quero esse livro. rsrsrs

    Beijos,
    Mah | Livro e Coração
    http://livroecoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in