Destaques

segunda-feira, 12 de junho de 2017

✓ Resenha: Shift - Em Bailey


Sinopse: Olive Corbett não é louca.
Ela já foi bonita, divertida e a melhor amiga de Katie, a garota mais popular da escola. Agora, Olive não se reconhece mais… Depois do “incidente”, o que ela mais quer é ficar sozinha e evitar problemas.
E tudo vai bem até a chegada da estranha e misteriosa Miranda Vaile. Olive sabe que o mais sensato a fazer é se afastar de Miranda e de seu passado assustador. Mas ela não consegue… Miranda está manipulando Katie, o que inclui roubar as roupas, o namorado e a identidade dela. Além de drenar toda sua vitalidade, como um parasita… E ninguém, nem mesmo Katie, percebe isso. Será que, mais uma vez, Olive está perdendo o controle sobre a realidade? Ou Miranda está realmente "sugando" a vida de Katie, transformando-a em uma sombra? Quem ou o que Miranda realmente é?
Há algo muito perigoso no ar e, para descobrir o que é, Olive tem que ir realmente fundo nessa história. Mas como fazer isso se ela mesma é uma vítima? Como proteger quem ela ama?

Título: Shift (Skoob)
Autor: Em Bailey
Gênero: Mistério / YA
Editora: Fundamento
Páginas: 292
Onde comprar: Amazon / Saraiva
Classificação: 9,7 (Excelente!)
Livro cedido em parceria com a editora.




Olive Corbett é uma adolescente que, não muito diferente de tantos outros, odeia a escola. Porém, há algo que chama sua atenção para o início das aulas: Miranda Vaile, a garota nova, principalmente depois que um boato começa a rondar o colégio: ela era órfã. Mas não apenas isso: havia matado os pais.

Porém logo o boato cai por terra e Miranda parece apenas uma garota frágil e pálida, que havia retornado da Europa para morar com sua tia-avó. Já de cara, contudo, a novata arranja confusão com a garota mais popular da sala: Katie.

“Mas definitivamente havia algo em Miranda que tornava difícil captá-la com o olhar. Ela era tão apagada que nossos olhos de repente se desviavam dela para buscar algo mais sólido nas proximidades. Miranda teria se misturado à decoração da sala, se essa decoração não fosse mais interessante que ela.” (p. 18)

Olive e Ami, sua melhor amiga, passam a observar a garota, pois definitivamente há algo de muito estranho nela. Não apenas na forma como age, mas também em sua pele estranha e seus olhos que parecem espelhados. Até cogitam que a garota seja uma alienígena.

Inusitadamente, surge uma amizade inseparável entre Katie e Miranda, ficando de lado as outras amigas de Katie. Olive, então, percebe como Miranda está agindo de forma parecida com a garota, até mesmo seus cabelos parecem estar na mesma tonalidade. Aos poucos, ela percebe que há algo de muito errado nessa amizade, o que a faz se aproximar cada vez mais de Miranda.

“Eu jamais vira na vida olhos iguais aos dela. Eles pareciam feitos de metal, polido a ponto de brilhar. Refletida neles eu podia ver minha própria face retribuindo o olhar.” (p. 19)

Shift é aquele livro que você lê em um fôlego só. Com uma pegada jovem, cenário adolescente e suspense que não acaba mais, traz uma trama totalmente criativa, inusitada e – provavelmente – diferente de tudo que você já leu.

A narrativa flui de forma rápida, fácil de ler e envolta em muito suspense. Há uma certa agonia e um temor por Olive, que, de repente, parece tão próxima de Miranda. Muitas das cenas ocorrem na escola ou em situações típicas do ensino médio, como um baile. Porém, há um pé atrás em cada acontecimento e uma curiosidade que só aumenta: quem é essa garota?! 

Olive possui um passado marcante que mantém em segredo, principalmente das pessoas do colégio. Após passar por tais experiências, ela muda totalmente e assume uma personalidade muito mais própria, sem a necessidade de estar sempre no controle de tudo ou ser esnobe. A garota possui aquela empatia que nos faz querer acompanha-la mesmo nas situações inusitadas. Ela é decidida, cheia de mágoas do passado e determinada a descobrir as intenções de Miranda. Vivendo com sua mãe e seu irmão, não mantém contato com o pai e já faz um tempo que tem apenas Ami como amiga.

Miranda, por sua vez, é uma garota de aparência frágil e sem graça que, após se aproximar de Katie, passa a roubar a cena, se transformando em uma garota linda e popular. Ao passo que a amizade se fortalece, Katie parece cada vez mais apagada ao lado da novata. Não demora muito para Olive entrar na jogada e tentar alertar Katie de que Miranda não é quem aparenta ser. 
Será que por fim, tem algo de sobrenatural mesmo acontecendo?

“Contudo, após algum tempo, eu já não tinha tanta certeza disso. Esse é o problema quando você é a única pessoa que acredita em alguma coisa. Você começa a se perguntar se não está errada.” (p. 127)

Finalizando, a editora optou por não traduzir o título do livro, o motivo não sei dizer, mas na minha opinião, a tradução livre, "Mudança" ficaria melhor, facilitaria para que não conhece o inglês associar o título a trama, em contra partida, talvez a opção tenha dado-se pela palavra batida que é "Mudança".






Comentários via Facebook

13 comentários:

  1. Oi Amanda, apesar de não ter curtido muito a capa desse livro tenho visto resenhas bem interessantes sobre ele, e sim, concordo contigo que ele é bem diferente de tudo que já li. O que, ou quem é Miranda? é um mistério e tanto e fiquei bem curiosa pra saber se o livro tem ou não uma pegada sobrenatural. Curti a descrição de Olive e a resenha só aumentou minha curiosidade sobre a história ;)

    ResponderExcluir
  2. Pela capa não me chamaria atenção, só seu eu lesse a sinopse mesmo. Eu fiquei curiosa pra saber quem é Miranda realmente e o passado do Olive. Fiquei na dúvida se é suspense, uma ficção científica (ele acha que ela é alienígena né haha) ou algum outro gênero, mas a premissa é muito interessante. Fiquei entusiasmada, ainda mais sabendo que é um daqueles livros que devoramos de uma só vez! Valeu pela dica, Amanda. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. OI Andréa.
    Concordo com você, acho que a tradução do titulo deixaria o leitor mais intrigado.
    Eu curtir bastante a premissa, eu gosto que tem todo esse suspense envolvendo quem é a jovem e os porquês de tudo, ainda mais com esse cenário adolescente e tudo mais, enfim esse vai para minha lista sem sobra de dúvidas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Primeira vez que vejo algo sobre a obra.
    E me parece ser uma história intrigante mesmo e diferente das minhas leituras habituais também.
    Fiquei bem curiosa pra conhecer o desfecho dessa história, desse mistério todo.
    A capa me chamou bastante a atenção! Fiquei interessada na obra e espero conferir em breve.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  5. Amanda!
    Realmente o tema é bem inusitado para mim e senti um certo medinho, porque afinal, você querer se apossar da personalidade e da vida de outra pessoa, deve ser algo terrível.
    Deve ser um tremendo thriller psicológico e com toda certeza quero poder conferir a leitura e acompanhar o drama de Olive e Miranda.
    Desejo uma ótima semana!
    “Onde há estudo - há sabedoria.” (Textos Judaicos)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que trama legal. Já vi esse livro em vários lugares, porém não parei para ler nada sobre ela.
    Pensei que fosse mais um livro de romance adolescente, mas errei feio.
    Mesmo tendo um cenário adolescente, ele é bem mais profundo e com uma história bemdiferente.
    Fiquei até com medo, enquanto lia a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Gostei do conteúdo da história, parece ser do tipo que te prende desde o começo e não consegue largar, além da capa ser muito interessante

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Já tinha lido varias resenhas sobre esse livro, a historia realmente e interessante, te faz prender na leitura para conhecer esse mundo da personagem. A premissa é muito boa, tem aquele misterio que envolve a garota que chega do nada no colegio e faz que sua amiga se afaste dela, então e bem misterioso. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  9. Que trama mais inusitada Amanda! Confesso que não apostei muito nesse livro quando vi o lançamento, mas que grata surpresa saber que a história tem potencial.
    Adoro um YA e fiquei bem curiosa pra saber qual é da Miranda, que garota mais misteriosa, agora fiquei intrigada pra ler e ver se tem uma pegada sobrenatural mesmo.
    A Olive é um personagem bem cativante pelo jeito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Amanda,
    O primeiro ponto que me chamou atenção neste livro foi a capa e o segundo a trama. Olive e Miranda são personagens que me intrigaram e fiquei curiosa para conhece-las. Apesar de toda trama trazer este ar de suspense e dar a sensação de que irá direcionar a história para um determinado caminho, são os elementos inseridos e explorados, neste caso a amizade e como ela pode afetar psicologicamente uma pessoa quando sua intenção não é a mais verdadeira, que trazem este choque de realidade para a história.

    ResponderExcluir
  11. Oie Amanda.
    Li esse livro semana passada e eu não tava dando nada pela história, mas a escrita e a história são tão viciantes que você lê o livro sem perceber a hora passar e no meu caso deixando o arroz queimar kkkk, teve horas que pensei em pular páginas só pra descobrir logo o segredo, e em outras pensei em ler devagar pra aproveitar mais do livro, como você disse foi diferente de tudo que eu já li, e muito melhor do que eu imaginava.
    Parabéns pela resenha e adoro as fotos do blog.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Amanda!!!
    Adorei a premissa do livro é bem interessante e instigante ao mesmo tempo!! Amei a capa que é bem misteriosa assim como a personagens dessa história!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  13. Confesso que julguei o livro pela capa e imaginei uma história bem diferente pra ele. Só havia visto a capa mesmo e nem tinha lido a sinopse. E agora lendo a sinopse e sua resenha nem sei o quanto me enganei. Admito que fiquei meio perdida no começo, mas acredito que essa seja a intenção do livro também, nos deixar intrigado pensando como você disse, "quem é essa garota?". Gosto muito de livros que se passam nesse cenário adolescente. Enfi, parece o tipo de livro que eu iria gostar bastante. Pretendo ler um dia.

    ResponderExcluir

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in