Destaques

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

✓ Resenha: Inferno - Dan Brown



Sinopse: No meio da noite, o renomado simbologista Robert Langdon acorda de um pesadelo, num hospital. Desorientado e com um ferimento à bala na cabeça, ele não tem a menor ideia de como foi parar ali.
Ao olhar pela janela e reconhecer a silhueta do Palazzo Vecchio, em Florença, Langdon tem um choque. Ele nem se lembra de ter deixado os Estados Unidos. Na verdade, não tem nenhuma recordação das últimas 36 horas.
Quando um novo atentado contra a sua vida acontece dentro do hospital, Langdon se vê obrigado a fugir e, para isso, conta apenas com a ajuda da jovem médica Sienna Brooks.
De posse de um macabro objeto que Sienna encontrou no paletó de Langdon, os dois têm que seguir uma série inquietante de códigos criada por uma mente brilhante, obcecada tanto pelo fim do mundo quanto por uma das maiores obras-primas literárias de todos os tempos: A Divina Comédia, de Dante Alighieri.

Título: Inferno
Autor: Dan Brown
Gênero: Thriller
Editora: Arqueiro
Páginas: 448
Onde comprar: Amazon / Saraiva
Classificação: 9,7 (Excelente!)
Livro cedido em parceria com a editora.




Olá pessoal, hoje eu venho trazer para vocês a resenha do livro Inferno do autor Dan Brown que eu tive o prazer de ler recentemente e simplesmente amei. Inferno não foi a minha primeira leitura do autor, pois já li O Código da Vinci e Anjos e Demônios, porém essa é a minha primeira resenha de uma obra dele e eu espero que ela seja agradável e eu consiga passar as minhas impressões. Porque os livros do autor são sempre muito complexos e levantam sempre muitas questões.

Inferno é definido logo na capa como o maior e último desafio de Robert Langdon, e a trama começa com o nosso querido professor desmemoriado em um hospital num lugar estranho, que ele logo percebe se tratar de Florença na Itália, para onde ele não se lembra de ter viajado e nem o motivo. Em seguida o hospital sofre um atentado e ele descobre que está sendo perseguido por alguém que não faz ideia de quem seja e tampouco o porquê, e assim embarca numa eletrizante aventura ao lado de Sienna Brooks, a jovem médica que estava cuidando dele. Em busca de descobrir o que aconteceu e porque ele está ali.

Nessa aventura eles descobrem que alguém planeja controlar de alguma forma a superpopulação mundial que coloca em risco a continuação da humanidade e que essa pessoa se baseou no Inferno de Dante Alighieri para desenvolver seu plano, então Robert Langdon passa a ter uma ideia do porque está ali.

Digam o que quiserem os haters, mas eu acho a escrita do Dan Brown fantástica!
Ele consegue construir narrativas complexas, sobre temáticas fortes, que valem a pena serem refletidas e amarra tudo isso incrivelmente bem e de maneira coerente (na medida do possível). Seus personagens são sempre bem estruturados e complexos, onde de longe o mais simples deles é o protagonista da série (ainda que eu goste dele) que teima em se comportar como se nunca tivesse vivido nada parecido com aquela situação. Algo que acaba me incomodando pois depois do que ele passou nos outros livros ele teria uma base, para não cometer os erros óbvios que ele continua cometendo, ou achar toda essa situação surreal (depois de explodir o vaticano? Tem dó né?). O comportamento do protagonista faz parecer que cada um dos livros foi estrelado por um Langdon de um universo paralelo diferente. Tirei meia estrela (no skoob) por isso.

Assim como nos livros anteriores temos em mãos um enredo cheios de descrições maravilhosas de obras de artes lugares, pontos turísticos, narrado de uma maneira tão intensa que é como se te levasse até lá, tudo isso enquanto a narrativa nos dá verdadeiras aulas de história da arte.
Tudo isso, é lógico, sempre regado a muito mistério e doses cavalares de teoria da conspiração porque ninguém é de ferro. E estamos falando de Dan Brown.

Inferno tem uma pegada bem Black Mirror e aborda um tema extremamente atual, forte e que me deixou meio que encarando a parede e me questionando como se posicionar em relação aquele assunto, que envolve questões éticas e a continuação da raça humana. No final das contas eu me surpreendi, com a obra e com as minhas próprias conclusões.

Até onde é justo que a ciência vá para garantir a sobrevivência de toda a nossa espécie?

Leia o livro e me conte depois.

O trabalho gráfico da editora Arqueiro tá bem legal, a capa dessa nova edição é o poster do filme que esteve em cartaz. a diagramação proporciona uma leitura agradável, mas pede uns pontinhos por eu não gostar de capítulos que começam grudados ali com o que acabou. Não percebi erros de revisão ao longo da leitura. Sem dúvidas eu recomendo a leitura, principalmente para os leitores mais maduros por se tratar de uma obra mais intrincada.




Espero que tenham gostado da resenha.
Beijos

Comentários via Facebook

15 comentários:

  1. Oi.

    Só assisti ao primeiro filme. Tentei ler o livro, mas não consegui passar das primeiras páginas. Não tive muita paciência para terminar. Agora não me interesse muito em ler os livros, talvez eu assista ao segundo e terceiro filme, mas os livros eu não tenho vontade de ler.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adoro os livroa do Dan e na minha opinião o livro é ainda muito melhor que o filme. Gosto da forma como ele envolve tudo e ainda gera um mistério pro leitor que sempre fica ansioso pelo que vai acontecer.
    Adorei suas considerações.

    Beijos.

    Camila de Moraes - Blog Book Obsession.

    ResponderExcluir
  3. Tem muita gente que acha os enredos do Bown massantes, mas eu não. Acabo .E envolvendo na leitura e acho incrível as conspirações que ele imagina.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca li nada do autor, apesar de ser encantado pelo filme O Código da Vinci! Acho esse filme tão incrível e bem feito , que não consigo ter vontade para ler o livro. Fico feliz que tenha curtido a obra, mas vou passar essa dica apesar da riqueza histórica e todos os detalhes que sempre acompanham os livros do Brown.

    ResponderExcluir
  5. Oie tudo bem?
    Nunca li nada de Dan Brown, mas sempre tive aquele interesse, e agora aumentou ainda mais! Eu sou apaixonada por Black Mirror e já que o livre tem um toquezinho assim, sinto que vou curtir e muito a leitura...
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Adorei sua resenha!! Não entendo esses haters que criticam tanto os livros do Dan Brown.
    Eu concordo plenamente com você. A escrita dele é super envolvente e, apesar dos seus enredos serem sempre complexos, ele consegue amarrar muito bem a história.Dos livros dele que eu já li, o que eu mais gostei foi "O símbolo perdido" (se você ainda não leu, vale muito a pena).
    Eu gostei bastante de Inferno, pois adorei o tema e também fiquei refletindo sobre o assunto. A única coisa que não gostei foi o final, estava esperando algo mais bombástico hahaha.
    De qualquer forma, é uma ótima dica de leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. cara, AMO DAN!!! tem que ser muito gênio pra construir uma história tão completa e rica assim. eu ainda não li Inferno, parei em Anjos e Demônios, mas já está na minha lista e assim que acabar HP eu termino essa coleção maravilhosa! Quero bastante também O Símbolo Perdido. esse cara é sensacional!! beijos

    ResponderExcluir
  8. OLá Kris, tudo bem?
    Menina que resenha legal, parabéns.
    Se eu lesse esse gênero certamente você me conquistaria com as suas palavras. O livro até parece bom, mas realmente não faz meu estilo. Nem os livros nem os filmes. Vou deixar a dica passar, aguardo as próximas. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Sempre serei suspeita para falar qualquer coisa do Dan Brown porque sou mega fã dele. Gostei bastante de Inferno e tudo que foi criado, além de achar que ele é um dos meus favoritos. De fato os livros tem uns quê surreais, mas que adoro. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Kris.
    Ainda não li nada do Dan Brown, não por falta de vontade, mas por falta de oportunidade mesmo.
    Também espero poder conferir o filme em breve.
    É um ponto bem positivo todas as descrições usadas para ambientar melhor o leitor.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu já li um livro desse autor e confesso que não gostei muito, pois acabei não sendo muito envolvida pela história. No entanto, eu tenho curiosidade com as outras obras dele e 'Inferno' é a que mais me deixa animada. Eu acho muito interessante essa premissa de alguém planejar controlar a população mundial e creio de deve sr bem curioso acompanhar tudo. Enfim, espero ler algum dia ainda e gostar também.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem.

    Eu ainda não li nada do autor. Mas já vi algumas adaptações cinematográfica de seus livros e gostei. Vi Inferno no cinema por causa do meu marido que é super fã e foi muito envolvente a trama. Mas não sei porque nunca senti vontade de lê-lo. Espero dá uma chance um dia, só vejo ótimos comentários.

    ResponderExcluir
  13. Deste livro eu só conheço o filme (por enquanto). Mas imagino que, como sempre acontece com os livros de Dan Brown esse é capaz de quebrar as nossas pernas e não deve ser diferente dessa vez. Brow e seu dom de nos levar a viagens fascinantes, e capaz de nos deixar vidrados a cada página, principalmente quando acontece as revira-voltas.
    Esse livro faz parte da minha meta, pretendo ler ainda esse mês! ♡

    ResponderExcluir
  14. Primeiro queria dizer que adorei seu jeito de classificar o livro, mas enfim, do dan brown eu só li o codigo da vinci e achei maravilhosa apesar de complexo, um misterio bem construido e cheio de pistas maravilhosas e com um final excelente e inferno parece estar no mesmo nivel, quero muito ler um outro livro do dan brown

    ResponderExcluir
  15. Oie!!
    Ah gente como eu amo esse autor!
    Dan Brown me conquistou em O Codigo da Vinci e desde então, leio todos, todos os livros dele mesmo!
    O Inferno foi um dos que eu mais gostei. Curti esse estilo dele e quero maissss!!! haha

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in