Destaques

domingo, 24 de maio de 2015

Crítica: A Teoria de Tudo

Título Original: The Theory of Everything
País de Origem: Reino Unido
Gênero: Drama, Romance
Duração: 123 Minutos
Ano de Lançamento: 2014
Atores de destaque: Eddie Redmayne, Felicity Jones, Adam Godley .
Filmow: A Teoria de Tudo: 4,2


Sinopse: Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones) e a descoberta de uma doença motora degenerativa, quando ele tinha apenas 21 anos.






O filme traz a história do grande físico cosmólogo Stephen Hawking sob a visão de Jane, sua primeira esposa com quem teve dois filhos. Esta é a adaptação cinematográfica de um livro homônimo, que foi escrito por sua ex-cônjuge. Uma mistura de documentário com drama romântico traz uma versão inovadora de abordar a vida de personalidades ilustres que agrada boa parte do público cinéfilo, ou até mesmo aqueles que buscam informações sobre o protagonista. 


Sobre a escolha do elenco, adorei o Eddie como Stephen, não é à toa que ele recebeu o Oscar de Melhor Ator, por este papel. Eu já o conhecia da série de filmes Pilares da Terra, e lá ele já brilhava como uma estrela de Hollywood. Os desafios da interpretação de um homem que vai perdendo aos poucos seus movimentos são imensos, mas ele tirou de letra e ficou lindo. Quem também está de parabéns foram os intérpretes dos universitários de Cambridge, que deixam de olhinhos brilhantes aqueles que sonham com uma vaga nessa instituição. Porém, eu vi várias outras atrizes que encaixariam melhor no papel da Jane, como Julia Styles, por exemplo. Entretanto, não conheço a Jane de verdade, então ela pode ser mais parecida com o que foi representado nas telonas, mas nem por isso deixei de me emocionar com a Felicity Jones .

Eddie em Pillars of the Earth

Eddie com Stephen Hawking (à direita)

Casal da ficção versus casal real.

A ambientação do filme foi impecável. Primeiramente, os atores britânicos que representaram conterrâneos estavam com o sotaque carregado correspondente. O figurino também ajudou a passar uma ideia de cronologia no decorrer do filme, cronologia que infelizmente não é bem indicada (talvez para não carregar o filme e rotulá-lo como biografia) mas que fica implícita no vestuário. Outro aspecto são as filmagens em Cambridge, que eu amei! Coisa mais fofa, mostrando os alojamentos, os corredores, a relação graduandos professor da época. 


Eu, como fã confessa de Física, fiquei impressionada ao reconhecer coisas que já tinha lido antes dentro do filme, como a Radiação Hawking. Eu não sabia como tinha sido o processo de aceitação dela pelos tutores de Stephen, e fiquei contentíssima ao ver no filme. Além disto, todos os processos de superação aliada à transformação da ciência da época graças ao Stephen torna o filme muito empolgante para aqueles que amam cosmologia ou ciência como um todo. Inclusive o lançamento me fez buscar livros do Hawking, e despertou um interesse, adormecido em mim, pelo surgimento do universo e da vida.


Nota: 


Então para finalizar, deixei aqui o Trailer oficial legendado e a trilha sonora oficial. Encantem-se!



Comentários via Facebook

7 comentários:

  1. Ainda não assistir mas quero muito, principalmente pra ver a atuação desse ator que parece ta impecável.

    E não percam o sorteio do armazém do chef .
    http://armazemdochef.blogspot.com.br/2015/04/sorteio-culinaria-chinesa.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruno!
      O Eddie mostrou muito do seu talento nesse filme, vale a pena assistir.

      Excluir
  2. Oi Mylane!!!!

    Estou com esse filme na lista de próximos para assistir, mas antes, quero muito ler o livro que foi lançado pela editora Única!

    Adorei sua crítica, apesar não ser muito fã de física, creio que gostarei muito do filme como um todo!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula!

      Eu também estou ansiosa para ler o livro, que deve ter muito mais romance. Espero que goste do filme apesar de ter muita física envolvida!

      Excluir
  3. Olá querida...Quando vi o trailer deste filme, fiquei muito curiosa, e fui correndo atras pra conseguir o livro. Semana passada consegui ele traves de uma troca no Skoob, e com certeza será minha próxima leitura...Estou louca para ler e conferir o filme depois. Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mih!

      Espero que possa ler e assistir logo, logo.
      Beijos

      Excluir
  4. Olá querida...Quando vi o trailer deste filme, fiquei muito curiosa, e fui correndo atras pra conseguir o livro. Semana passada consegui ele traves de uma troca no Skoob, e com certeza será minha próxima leitura...Estou louca para ler e conferir o filme depois. Beijos ♥

    ResponderExcluir

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in