Destaques

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

4ª Edição Esqueça um Livro - SP

Sobre o projeto


Criado no começo de abril, “Esqueça um Livro” é inspirado no conceito de BookCrossing.

Já faz algum tempo que o paulista Felipe Brandão anda cercado por livros, pessoal e profissionalmente. Por dois anos trabalhou em uma grande rede de livrarias e atualmente trabalha na área de marketing de uma editora de best-sellers.

Em abril, percebeu que a estante de sua casa estava novamente cheia de títulos já lidos. Ao invés de comprar outro móvel para acumular mais livros, vender as edições em um sebo ou negociá-las em um site de trocas, optou pelo desapego, abandonando os livros pela cidade. Nasceu assim o projeto “Esqueça um Livro”.

“A ideia é inspirada no conceito de BookCrossing, criado nos EUA no começo dos anos 2000”, explica. Combinando leitura e urbanidade, o conceito convida os leitores a deixar um livro em local público, para que outra pessoa o encontre, o leia, e volte a abandoná-lo, ampliando assim o acesso à leitura. Há diferentes versões do BookCrossing espalhadas por cidades do Brasil e do mundo.

A base do “Esqueça um livro” é uma fanpage no Facebook. Nela, Felipe posta as fotos dos livros “esquecidos” por São Paulo, acompanhadas de uma breve sinopse e da indicação do local onde a edição foi deixada. “Sobre a Brevidade da Vida”, de Sêneca, foi o primeiro livro a ser abandonado no projeto, em 4 de abril, numa janela cercada de plantas próximo à estação Marechal Deodoro do Metrô.  De lá pra cá, vários amigos e entusiastas passaram a colaborar com o projeto, “esquecendo” livros por São Paulo.

Simples na teoria e na prática, o projeto não tem maiores intenções além de espalhar livros e difundir a leitura na cidade. “Quero que os livros cheguem até pessoas que não teriam condições de comprá-los”, deseja Brandão.
Agora que você já sabe o conceito do projeto pode participar, confira como AQUI.

O grande evento que o post se refere acontece 17/08 - Domingo - 15h - Praça Irmãos Karmann / São Paulo (próximo ao metrô Sumaré).  

Eu não estive presente nos anteriores e não sei exatamente como acontece, porém se tiver interesse em comparecer, confira o evento AQUI. Local onde pode trocar informações com outras pessoas que estiveram ou pretendem estar por lá!


Comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Oi Andréa!

    A ideia é muito legal! Pena que não vou poder ir.... :(

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Oieee
    Adorei esse projeto mas acho que não consigo me desapegar dos meus livros tão facilmente assim "--"

    ResponderExcluir
  3. Oie...
    O projeto é muito legal! Queria muito participar do evento, mas infelizmente moro no interior de SP rsrsrs
    Já participei uma vez e é super legal... meio alvoroçado pq todo mundo quer livros, mas ninguém vai para casa com as mãos abanando!
    Na minha cidade tem um projeto parecido! É o Perca um livro Dracena. Vou deixar o link do face caso alguém queira conhecer também!!

    https://www.facebook.com/perdii.dracena?ref=ts&fref=ts

    ResponderExcluir
  4. Achei esse projeto muito legal, o mundo precisa mais de pessoas assim

    Relíquias
    http://reliquiasaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já conhecia este projeto e acho demais a proposta dele....Sempre que posso gosto de doar, principalmente para a biblioteca da minha cidade...

    ResponderExcluir

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in