Destaques

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Passagem literária da Consolação

Certo dia quando eu estava indo para Avenida Paulista, desci na estação Consolação do metrô (do lado errado, detatalhe) então , resolvi pedir informação para saber como eu chegaria ao meu destino, e um rapaz informou que eu deveria usar a passagem subterrânea para fazer o cruzamento e chegar na rua que eu queria, no mesmo momento já imaginei o local exatamente como muitos que já vi : sujo, com um odor desagradável, completamente abandonado porém, encontrei algo completamente diferente começando pela entrada grafitada, e as escadas repletas de colagens ...

Ao final das escadas encontrei a Passagem literária da Consolação um ambiente cultural que hospeda um sebo de livros, muitos livros,  obras de arte, com música ambiente, iluminado e muito agradável.

 

  

O projeto é incrível, ao todo são aproximadamente 4 mil títulos, com os mais diversos assuntos, disponíveis e acessíveis ao publico. Odete Machado, Silas Rocha, Cristina Pessoa e Adilson, são os responsáveis pelo local, se revesam para a venda dos livros e a programação.
É incrível ver a forma com que um lugar público, que tinha tudo para estar abandonado, nas mãos das pessoas certas passa a ser uma verdadeira galeria de arte, que indiretamente acaba colocando a cultura na rotina dos paulistas !

Pra quem é de São Paulo ou vier algum dia para visitar, vale a pena dar uma passadinha ! 





terça-feira, 28 de agosto de 2012

Resenha: Noites de Tormenta - Nicholas Sparks



A sessão Convidado trás resenhas e matérias feitas pelos parceiros e colaboradores do blog! Cada post será assinado pelo mesmo. 





Nome: Noites de Tormenta
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Pág. 173
Onde Comprar: Saraiva


Sinopse: Aos 45 anos, Adrienne Willis repensa toda a sua vida quando o marido a abandona por uma mulher mais jovem. Com o coração partido e em busca de descanso, ela segue para a pequena cidade de Rodanthe, na Carolina do Norte, para cuidar da pousada de uma amiga. Quando uma tempestade terrível se aproxima, Adrienne começa a achar que sua fuga perfeita está arruinada- isso até a chegada de um novo hóspede, o Dr. Paul Flanner. Aos 54 anos, o médico chega a Rodanthe para repensar sua profissão e sua relação com a família. Agora, em meio à tempestade que os cercam os dois seres feridos procurarão conforto um nos braços do outro- e esse único fim de semana despertará sentimentos que irão acompanhá-los pelo resto de suas vidas.







RESENHA POR THAÍS

O pontapé inicial da história se dá quando Adrienne, divorciada e mãe de três filhos, percebe que sua filha Amanda, não é capaz de superar a morte de seu marido, fator que começa a prejudicar o desenvolvimento de seus filhos, e então Adrienne percebe depois de inúmeras tentativas sem sucesso de reanimar a filha,  que havia chegado a hora de compartilhar com alguém a história de amor que vivera, que até então era secreta.


 "A lembrança daqueles dias sempre despertava em Adrienne uma mistura de emoções - algo semelhante, mas não exatamente igual à nostalgia, um sentimento muito romantizado, por isso não havia motivo para tornar aquelas lembranças ainda mais romanticas do que já eram. E ela também não as dividia com ninguém. Eram suas, e com o passar dos anos, passou a vê-las como uma exposição de musei, da qual era ao mesmo tempo curadora e a única patrona.De maneira peculiar, Adrienne havia chegado à conclusão de que aprendera mais naqueles cinco dias do que em todos os anos que vivera antes ou depois."

 
Tudo aconteceu quando Adrienne tinha 45 anos, após ver o seu sonho de viver todos os seus dias ao lado do homem que se casara foi destruído, apartir do momento em que seu marido a trocou por uma mulher mais jovem. Com seu coração partido, resolveu aceitar a proposta de sua amiga, Jean, de passar alguns dias em Rondanthe, cuidando de sua pousada.


" O passado não era apenas um jardim de rosas sob um sol resplandecente; o passado também tinha sua parcela de desencanto."


Onde, por ironia do destino, Paul um cirurgião de 45 anos, divorciado devido ao fato de se dedicar integralmente ao trabalho, acabara tendo que se hospedar, devido a necessidade de conversar com o marido de uma de suas pacientes que havia morrido após uma cirurgia, porém, tinha como destino final o Equador, local onde Paul iria na inteção de conseguir o perdão de seu filho, Mark, com quem havia deixado conversar a anos devido a uma briga.
 
"Foi tudo oque você é - sua coragem e sua paixão, a sabedoria com que você vê o mundo.Acho que senti essas coisas na primeira vez em que tomamos café. Quanto mais eu a conhecia, mais eu percebia o quanto sentia falta dessas qualidades em minha própria vida. Você é uma pessoa rara, Adrienne, e eu sou um homem de sorte por ter tido a oportunidade de conhecê-la "


" Eu te amo agora pelo que já compartilhamos, e te amo agora esperando por tudo o que virá. Você é a melhor coisa que já aconteceu em minha vida. Antecipadamente sinto saudade, mas no meu coração eu tenho certeza de que você estará sempre comigo. Nos poucos dias que passei com você, você se tornou meu sonho."


Devido a notícia de que haveria uma tempestade naquele final de semana, Adrienne ficara um pouco apreensiva porém, Paul se dispôs a ajudá-la, e a enfrentar ao seu lado essa tormenta; sendo os únicos na pousada, a convivência fez com que Adrienne e Paul ficassem bastante próximos, permitiu que compratilhassem experiências e vivessem um romance fugaz e ao mesmo tempo, extremamente intenso e marcante. 


"Tenho desejado tanta coisa estes dias, porém, mais do que tudo, gostaria que você estivesse aqui. É estranho, mas não consigo me lembrar de quando foi que chorei pela última vez antes de conhecer você. Agora, parece que as lágrimas surgem facilmente ... mas você tem um jeito de fazer com que a minha tristeza valha a pena, de explicar as coisas de um jeito que suaviza minha dor. Você é um verdadeiro tesouro, um presente;e quando estivermos juntos de novo, vou segurá-la em meus braços até ficarem fracos e eu não aguentar mais. As lembranças que tenho de você às vezes são a única coisa que me mantém em pé."

 
Porém como nem tudo é perfeito, apesar de sobreviverem a tempestade, muitas reviravoltas ainda estão por vir na vida deste casal. Conseguiria Paul conquistar o perdão do  filho ? Seria esta a história de amor que Adrienne sempre sonhara ? Confira ! 


" Quando durmo, sonho com você; quando acordo, sonho em tê-la nos meus braços. O tempo em que ficamos separados ao menos serviu para que eu tivesse certeza de que quero passar minhas noites ao seu lado e meus dias em seu coração."


A história de amor é algo bem diferente de alguns romances do Nicholas,  o amor retratado neste livro é mais maduro, sem tantas loucuras, pois os personagens são mais experientes, cada um carrega consigo suas cicatrizes pois tiveram uma vida antes viverem seu romance, carregam uma bagagem lado a lado com seus sentimentos, arcam com as consequências adquiridas através de suas escolhas e dos anos vividos. E mesmo sendo diferente dos demais,  o romance não deixa de ser verdadeiro, belo e extremamente emocionante. Reforça a influência do destino sobre nossas vidas, o fato de que quando menos esperamos, podemos ser surpreendidos e levados diretamente para uma vida que muitas vez acaba sendo inimaginável.
Sobre a forma com que foi escrito, sou suspeita para falar pois Nicholas Sparks é o meu autor preferido. O livro, como todos os outros do autor, é muito bem escrito, claro, envolvente, além de ser uma excelente oportunidade para usar muitos post-it's, rs.
Noites de Tormenta é mais uma prova viva do incrível trabalho da editora Novo Conceito, que trouxe uma capa maravilhosa, característica que se estendeu nos capítulos do livro.
 Eu ainda não assisti, porém dizem que o filme é incrível. E vocês já assistiram ? :)


História:
Capa:

Resenha: O Clube dos Anjos - Luis Fernando Verissimo



A sessão Convidado trás resenhas e matérias feitas pelos parceiros e colaboradores do blog! Cada post será assinado pelo mesmo. 





Nome: O Clube dos Anjos: Gula
Autor: Luis Fernando Veríssimo
Editora: Editora Objetiva
Pág. 132
Onde Comprar: Saraiva



Sinopse: Não é todo dia que se quer ouvir uma crocante fuga de Bach mas todos os dias se quer comer. A fome é o único desejo reincidente, pois a visão acaba, a audição acaba, o sexo acaba, o poder acaba - mas a fome continua.
O Clube dos Anjos, de Luis Fernando Verissimo, é uma insólita e bem-humorada celebração da gula, na série Plenos Pecados. O livro conta a história de dez homens que se entregaram a esta afinidade animal, a fome em bando - sem temer a morte. Na verdade, a perspectiva de morrer só aumentaria, para eles, o prazer na comida, e o desafio filosófico da gastronomia: a apreciação que exige a destruição do apreciado.








RESENHA POR LETÍCIA

“Não é todo dia que se quer ouvir uma crocante fuga de Bach, mas todos os dias se quer comer. A fome é o único desejo reincidente, pois a visão acaba, a audição acaba, o sexo acaba, o poder acaba - mas a fome continua.”

O trecho citado acima é a abertura do livro O Clube dos Anjos: Gula, de Luís Fernando Veríssimo. O livro aborda como tema um dos 7 pecados capitais, o qual acredito que seja o mais comum entre as pessoas, o da Gula.

Daniel, o autor-personagem narra a história de um grupo de dez amigos que se reúne de longa data, todos os meses para apreciar comidas finas e é claro, celebrar a Gula. Depois de 21 anos, o clube fica abalado devido a morte de seu líder Ramos. A última reunião havia sido um desastre e, por um simples acaso, ou obra do destino, Daniel encontra um cozinheiro maravilhoso e com disposição de ouvir as suas histórias e bobagens e o convida a preparar o próximo jantar da turma. Não se sabe ao certo como, mas Lucídio, o cozinheiro de origem desconhecida, sabe o prato predileto de cada integrante do grupo. Após o primeiro jantar, banhado de muito vinho e mistério, ocorre a primeira morte. No desenrolar da história muitas outras mortes, todas devido ao prazer da Gula, mesmo sabendo que o destino era a morte, todos se entregavam a esse prazer. Na verdade, a perspectiva de morrer só aumentaria, para eles, o prazer na comida, e o desafio filosófico da gastronomia: a apreciação que exige a destruição do apreciado. O mistério da trama, só se revela ao final do livro, e misto com humor, torna o livro mais interessante de ser “devorado” a cada página.
Veríssimo ao misturar trechos de Rei Lear, Shakespeare insere mais mistério a história. Ato quatro, cena um:

“Como moscas para meninos maus somos nós para os deuses, eles nos matam para seu divertimen-to”.

Além do mistério, ele ironiza o desejo de comer misturado ao prazer, ao tesão em saber que o resultado da entrega a esse pecado é a morte. A trama meche com os sentidos, deixa o leitor aflito, curioso, pois as mortes vão acontecendo hipóteses sem sucesso vão sendo criadas, e no final de livro de forma hilária a verdade é revelada.
Em comparação com os outros livros da série Plenos Pecados, esse livro é o que mais da uma sensação de transcendência ao leitor, além de suscitar o paladar, propõe uma reflexão sobre os desejos incontro-láveis. Mesmo sendo um livro curto, o autor consegue ter boa construção de personagens e desenvolve muito bem a história.


História:
Capa:

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Resenha: Bem Mais Perto - Susane Colasanti



A sessão Convidado trás resenhas e matérias feitas pelos parceiros e colaboradores do blog! Cada post será assinado pelo mesmo. 



Autor: Susane Colasanti
Editora: Novo Conceito
Pág. 240
Onde Comprar: Saraiva



Sinopse Scott Abrams é o amor da vida de Brooke. Mas ele ainda não sabe. Então, quando sua família se muda para a cidade de Nova York no verão, antes do terceiro ano, Brooke só tem uma escolha: seguir Scott. É sua última chance de prova que eles pertencem um ao outro.
Mas a cidade está cheia de surpresas para Brooke. Desde que teve um trauma familiar, ela está isolada da suas família, dos seus amigos e até de si mesma. Agora, inspirada pela energia emocionante da cidade movimentada e criativa ao seu redor, Brooke começa a explorar seus talentos e se torna uma pessoa que nunca sonhou que seria.
E, então, o que ela vai fazer quando seu sonho de amor finalmente se realizar, mas ela quiser algo a mais?





RESENHA POR THAÍS

"Não consigo explicar "O Saber". É algo que sinto há muito tempo. (...) "O Saber" não está apoiado pela lógica ou por informações factuais, mas sempre está certo. (...) É por isso que sei que Scott e eu temos de ficar juntos. Nunca tive tanta certeza de alguma coisa em toda minha vida!"

Brooke acredita cegamente no seu instinto, "O Saber" e juntamente com isso vem a crença de que Scott o garoto popular por quem a garota nutre uma paixão, é o garoto ideal, e eles tem de ficar juntos. Filha de pais separados e estuda seu ultimo ano e apesar de ser muito inteligente, acaba ocultando seu potencial para passar despercebida.

"Hoje vou contar para Scott Abrams que estou apaixonada por ele. As vezes, acho que se ele soubesse, admitiria se sentir da mesma forma. Outras vezes, acho que ele daria tanta risada na minha cara que eu nunca me recuperaria."

Quando finalmente Brooke decide contar para Scott sobre a grande paixão que sente por ele, recebe a devastadora notícia de que devido a transferência do pai do garoto, seu grande amor se mudaria para Nova York. Frustrada com o ocorrido, Brooke decide lutar pelo seu amor, então para ficar mais perto de Scott, decide ir morar com seu pai em Nova York, ainda que isso signifique conviver com as mágoas que tinha em relação a ele.

"Vida real não está limitada por dimensões precisas. Ela se estende além das fronteiras, vem com falhas. As coisas nunca são fáceis, particularmente quando você espera que ela sejam."

No primeiro dia de aula, Brooke acaba encontrando Scott, os dois conversam e para alegria dela, descobrem que estão na mesma sala e são quase vizinhos. Porém como nem tudo é perfeito, Brooke descobre que Scott está namorando. Os dois começam a se envolver, porém ele a vê como amiga.
Certo dia após perceber a facilidade de Brooke para resolver um cálculo, Sadie uma colega de classe, propõe a ela que passe a ser monitora dos alunos com dificuldades de aprendizado,proposta que é aceita depois de muita insitência, e então, Brooke passa a ser monitora do encantador John, um garoto muito inteligente, que apesar de sempre ver a vida pelo melhor angulo, tem dificuldades para se expressar e sempre faz com que ela explore o melhor de sí além de ser parte importante do rumo que a vida da garota irá tomar.
Seria realmente Scott o verdadeiro amor da vida de Brooke ou seria tudo apenas uma ilusão ? Qual seria a influência de John na vida de Brooke ?  Confira.

"Uma das coisas mais incríveis que pode acontecer é encontrar alguém que enxergue tudo que você é e não a deixe ser nada menos. Essa pessoa vê seu potencial, percebe as infinitas possibilidades e, através dos olhos dela, você começa a se enxergar da mesma forma: como alguém importante, alguém que pode fazer a diferença neste mundo. Se você tiver muita sorte de encontrar essa pessoa, nunca a deixe ir embora!"

A ida para a cidade de Nova York não mostra apenas a loucura de uma adolescente que largou tudo para ir atrás de seu amor por impulso, mostra também a descoberta interior que ocorre no decorrer da história, onde a vida de Brooke passa por grandes mudanças, mudanças que trazem à tona as pessoas que realmente estão ao lado dela.
Um livro com uma pegada beeeem teen e romantica, narrado na primeira pessoa, o que nos leva diretamente a vivenciar o drama amoroso de Brooke e suas mudanças dadas através de seu amadurecimento, perceptíveis no decorrer do livro, por outro lado, o fato dela se fazer de burra sendo um gênio, é algo meio patético, convenhamos.
É uma leitura rápida e nada cansativa, porém em algumas partes do livro senti a ausência de detalhes pois a autora acaba passando de um momento da história para outro, sem narrar o decorrer dessa passagem. Achei a capa simples porém bonita, e a caixa...apaixonante !


História:
Capa:

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Resultado: Viva e Top Coment



Confira aqui se foi você o sortudo da vez! 




Oi pessoal!!

Mega atraso né? Resultado de dois pcs queimados e esse que é péssimo =/

Enfim, vamos aos vencedores:

Promoção Viva Para Contar


Parabéns Ana Paula de Carvalho Martins!

*Estarei enviando e-mail para você explicando sobre a entrega! O e-mail deve ser respondido em até 48h (2 dias) No caso de não resposta, o prêmio será sorteado novamente.


                             Top Comentarista de Junho
Houveram 29 entradas

Como foi o critério de seleção?
- Todas as entradas foram transferidas para uma planilha do Excel, sendo colocadas em ordem alfabética para contagem de comentários.

Obs: Não esqueçam de sempre preencher o formulário após comentar, pois só serão validos os comentários que estiverem registrados no formulário.

E a vencedora é:

 Jennifer Pereira Evaristo!

Parabéns e muito obrigado pelos comentários!

*Estarei enviando e-mail para a vencedora, o mesmo deve ser respondidos em até 48h, caso contrario o prêmio passará para o próximo da lista.

*Se você quiser conferir a listagem, pode baixa-la AQUI.


Em breve novas promoções e Top Comentarista de Setembro! Aguardem!

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Na Caixinha do Correio #31

sábado, 4 de agosto de 2012

Resenha : Garotas de vidro



A sessão Convidado trás resenhas e matérias feitas pelos parceiros e colaboradores do blog! Cada post será assinado pelo mesmo. 





Nome: Garotas de vidro
Autor: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Pág. 272
Onde Comprar: Saraiva



Sinopse Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entra a realidade e mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. Trinta e três vezes.
O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos.
Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir.
Agora, Lia precisa encontra um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles.




RESENHA POR THAÍS

"...Os fatos chegam de mansinho para me apunhalar.Quando ela chega à pior parte... corpo encontrado em um quarto de motel sozinho; Não é legal quando uma garota morre."

"Um corpo encontrado em um quarto de motel, sem qualquer indício que pudesse indicar as razões que à levaram a morte. Trinta e três chamadas não atendidas. 

"Eu sabia como era ser filha de pessoas que não conseguem te enxergar, nem se você estiver na frente deles, pisando nos seus pés"

Lia, filha de pais separados, resolve deixar a casa de sua mãe, Dra Marrigan, uma cardiologista renomada, que por se de dicar muito ao trabalho não dedica a mínima atenção a filha , após receber alta da sua ultima internação, para ir morar com o pai, sua meia irmã Emma, e sua madrasta Jennifer, responsável pelo controle de peso da garota após sair da clínica, onde fora internanda diagnosticada com anorexia,fato que resultou um acidente de carro que envolveu sua melhor amiga, Cassie, oque fez o rumo da história se desviar.

"..Nós esfregamos as mãos e misturamos nosso sangue porque era proibido e perigoso. As estrelas firavam sobre nós e os fogos queimavam. A lua ficou de guarda enquanto as gotas de sangue caiam, sementes descuidadas que chiavam quentes sobre a neve."

" Se você uivar para a Lua e jurar sobre o seu sangue, vai conseguir tudo o que desejar.Mas tenha cuidado com aquilo que deseja.Sempre existe um preço."

" E eu a teria seguido mesmo que ela se jogasse em uma fogueira." Lia sobre Cassie.

Lia e Cassie se tornaram amigas inseparáveis desde pequenas, se conheceram assim que Cassie se tornou vizinha de Lia, brincavam juntas, e certo dia fizeram um juramento, que seriam fortes e salvariam o planeta e que seriam amigas para sempre, juramento que foi selado com sangue e frutinhas venenosas, o que às fez "garotas brilhantes" , pacto que cumpriram fielmente, com direito a roupas iguais, compartilhando todos os momentos, como por exemplo quando Lia presenciou pela primeira vez Cassie vomitando, ou seja, estava dado o início da bulimia. 

Certo tempo depois, durante uma viagem que Lia acompanhou Cassie, sozinhas em um quarto, meio que em tom de brincadeira as amigas fizeram uma aposta, envolvendo um dos elementos do juramento que fizeram anteriormente, sangue, juramento cujo o único objetivo era saber qual das duas conseguiria ser a mais magra. Porém, a amizade até então inseparável é abalada.

"... ela ligou trinta e três vezes. você não entendeu. corpo encontrado em um quarto de motel, sozinho.você a deixou sozinha. deveria deveria deveria ter feito alguma, qualquer coisa. você a matou."

Devido ao distânciamento de ambas , Lia não tendeu o celular aquela noite, as ligações foram a ultima coisa que Cassie fizera. Nada adiantaria, Cassie estava morta agora. 

"Não me lembro mais de como é comer sem planejar tudo, anotando as calorias e o teor de gordura e medindo meus quadris e minhas coxas para ver se mereço e geralmente decidindo que não, que não mereço, e então mordendo a língua até sangrar e fechar minha boca com arame e mentiras e desculpas ..."

Sem suportar a tristeza, e o peso da culpa que a morte de Cassie trouxera, Lia inicia uma batalha interna, racionando ao máximo as calorias, tendo como aliadas as mentiras e as desculpas, usadas com todos que queriam vê-la curada.

"- Você não está morta, mas também não está viva. Você é uma garota gelada , Lia-Lia, presa entre dois mundos. Você é um fantasma com um coração que bate.Logo você vai cruzar a fronteira e ficar comigo. Estou tão empolgada.Tenho tanta saudade."

Após ir ao velório de Cassie, Lia passa a ver o fantasma de sua melhor amiga, algo que acaba se tornando algo extremamente perturbador e é o pontapé para as reviravoltas.

Estaria Lia realmente disposta a passar para o outro lado dos dois mundos para ficar ao lado de sua melhor amiga ? Seria esse o real fim da garota brilhante que em pouco tempo se tornou uma garota gelada, ou o desfecho desta história tomará outro rumo ? 

"Quando você está viva, as pessoas podem te machucar.É mais fácil engatinhar até uma jaula de ossos, ou uma montanha de neve e confusão. É mais fácil trancar todo mundo para fora"

O livro aborda um tema cada vez mais frequênte na sociedade, os transtornos alimentares, muitas vezes ocultado ou considerado irrelevante, o que chega a ser vergonhoso pois, índices comprovam que os trantornos alimentares são responsáveis por grande parte das mortes no mundo inteiro, uma vez que se trata de algo com um fundo psíquico, diferente do que muitos pensam. 

A autora atingiu o ápice dos pontos que eu considero essênciais, com a narração em primeira pessoa, narração que fez com que os leitores se sentissem parte do que se sente uma pessoa doente, do que é ter a mente doentia , e não exercer controle sobre seus próprios atos , sobre o seu próprio corpo. Além da narração, algo crucial foram as partes sublinhadas que expressavam os sentimentos da personagem saudável, que demonstravam o quão real ela é, e o quanto está dominada por sua doença, evidenciado até mesmo pelo mundo metafórico em que a personagem criou para si mesma, ressaltado em muitas partes do livro.

Laurie Halse Anderson soube lidar com precisão com um tema considerado "forte", colocando as palavras certas em cada linha do livro, tornando um material extremamente precioso, que transparece o quanto a autora trabalhou para que a história trouxesse situações reais, e fatos que vão muito além do que nós enxergamos, algo que com toda a certeza mudará muitos conceitos daqui pra frente. Sem por fim é claro, parabenizar a editora pelo trabalho maravilhoso feito na capa, oque torna a obra ainda mais, se é possível, incrível e indispensável.

Depois de regar de elogios, não preciso dizer que recomendo né ? :)


História:
Capa:

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Resenha : Morte e vida de Charlie - Ben Sherwood



A sessão Convidado trás resenhas e matérias feitas pelos parceiros e colaboradores do blog! Cada post será assinado pelo mesmo. 





Nome: Morte e vida de Charlie St. Cloud
Autor: Ben Sherwood
Editora: Novo Conceito
Pág. 304
Onde Comprar: Saraiva


Sinopse: Um coração dividido entre dois mundos.Em uma pacata vila de pescadores da Nova Inglaterra, Charlie St. Cloud cuida dos gramados e monumentos de um antigo cemitério onde seu irmão mais jovem, Sam, está enterrado. Após sobreviver ao acidente de carro que tirou a vida de seu irmão, Charlie recebe um dom extraordinário: ele consegue enxergar, conversar e até mesmo brincar com o espírito de Sam. É neste mundo místico que entra Tess Carrol, uma cativante mulher treinando para navegar sozinha ao redor do mundo em um veleiro.O destino faz com que seu barco seja apanhado por uma violenta tempestade, trazendo-a assim para a vida de Charlie. Sua bela e incomum ligação os leva a uma corrida contra o tempo e a uma escolha entre a vida e a morte, entre o passado e o futuro, entre apegar-se ou deixar o passado para trás - e a descoberta que milagres podem acontecer se nós simplesmente abrirmos nossos corações.




RESENHA POR THAÍS

"Eu acredito em milagres. "

O pontapé inicial da emocionante história : "Morte e vida de Charlie St Cloud", se dá apartir do depoimento do bombeiro Florio,  que através das experiências vividas em sua carreira, justifica a sua crença em milagres. Em especial um dos casos que mais o marcou, o desastre na ponte sobre o rio Saugus, envolvendo um beagle e dois irmãos.

"... Algumas pessoas diriam que é uma tragédia, e eu entendo. Mas sempre tentei achar o lado positivo nas situações mais desesperados, e é por isso que a história desses garotos permaneceu comigo." 

Tudo começou na sexta feira, 20 de setembro de  1991, Red Sox contra Yankees.
Charlie e seu irmão caçula Sam apaixonados por beisebol, ficaram sozinhos em casa, e conseguiram ingressos para tão sonhada partida,  então pegaram "emprestado " o carro da vizinha que estava viajando, levando com eles seu cachorro. Porém, após o jogo um terrível acidente deixa Charlie entre a vida e a morte, e antes de cruzar o caminho para voltar ao mundo dos vivos, Charlie faz a promessa de sempre ficar ao lado do irmão. Provando que um amor verdadeiro vai muito além da vida, a tal promessa é cumprida fielmente por ambas as partes, Sam decide não fazer a travessia para permanecer ao lado do irmão, e Charlie passa a viver e trabalhar no cemitério Waterside, onde seu irmão está enterrado.Charlie cria um verdadeiro templo para Sam, local que é o cenário do encontro diário dos irmãos que acontece quando o sol se põe, para uma partida de beisebol, com o caçula trazendo sempre consigo Oscar, seu cão e companheiro, mesmo após a morte.
A história toma um novo rumo apartir do momento em que Charlie conhece a destemida Tess, que pretende dar a volta ao mundo a bordo de Querência, seu veleiro.Os dois se envolvem e se apaixonam rapidamente, porém, surge um pequeno enigma em relação a jovem moça, pois antes de entrar para na vida de Charlie, Tess realizou uma ultima viagem de treinamento para a grande volta ao mundo, e nesta viagem seu veleiro foi atingido por uma grande tempestade.Tess passa a ser invisível para o restante das pessoas, e certo dia, no cemitério a moça consegue ver Sam correndo pelo gramado, que até então só era visto por Charlie, que adquiriu após a morte do irmão, o dom de ver a alma das pessoas.
Então surge a grande dúvida , em qual lado dos mundos estaria Tess ? No desenrolar da história, Charlie é obrigado a correr contra o tempo, e tomar uma decisão que envolve escolher entre sua vida daqui pra frente e descumprir sua promessa, ou deixar de lado o seu futuro e permanecer com Sam.

"Confie em seu coração se os mares explodirem em chamas (e viva pelo amor mesmo que as estelas se movam para trás)"

Confesso que fiquei meio apreensiva com o fato do autor alternar a narrativa entre Charlie e Tess, inicialmente achei um pouco cansativo, porém em certo ponto do livro  o fato de mesclar os personagens, se torna crucial pois ambas as partes são devidamente apresentadas para que finalmente possam se encontrar, tomando um rumo inesperado, repleto de reviravoltas.
O livro tem como foco principal a vida, e nos faz rever muitos conceitos, envolvendo não só a questão do amor incondicional que vai além da vida e além do mundo dos vivos e dos mortos, mas também as escolhas que devemos fazer, retratando abertamente o fato de que nem sempre oque desejamos é o melhor que pode acontecer, como um grande exemplo temos Sam preso em seu corpo infantil por longos anos, sem poder aproveitar tudo oque a sua nova fase o proporcionava, e Charlie que deixou de aproveitar a segunda chance que a vida lhe deu, e passou a viver em um cemitério deixando de lado o restante do mundo, presos por uma promessa que ao final, ambos descobrem que o amor que eles sentem um pelo outro sempre foi e sempre será suficiente, que no verdadeiro amor não há despedidas, e o mais importante, conseguem enxergar o fato de que um sempre terá ao outro, pois quando se ama não há dois mundos, afirmação que é provada após a escolha de Charlie, onde cada um passa a viver oque o destino lhes designou, e ainda assim permanecem unidos eternamente por este sentimento.
Como conclusão afirmo que temos a obrigação de prestar atenção nas chances que a vida nos dá, e aproveitá-las da melhor forma possível, mergulhar em nossos sonhos e não deixar que nada apague o nosso brilho.

"Assim é a vida e a morte. Todos nós brilhamos. Você só precisa libertar seu coração , aguçar seus sentidos e prestar atenção. Uma folha , uma estrela , uma canção , um riso. Perceba as pequenas coisas , porque alguém está estendendo a mão para você. Qualcuno ti ama. Alguém o ama."

O escritor tem uma linguagem muito clara e envolvente, oque o torna acessível para todo tipo de público, além de ser extremamente atencioso aos detalhes, o que faz do livro um trabalho exemplar, fatos que nos fazem entender o porque do tamanho sucesso que do livro que originou o filme, responsável por dar vida e cara, a mágica história de Sherwood. Recomendo !

História:
Capa:

© Fundo Falso | Andréa Bistafa – Desde 2010 - Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in